As montadoras usam o sistema de freios a tambor na parte de trás dos veículos para reduzir custos. Este recurso sai mais em conta e como a parte traseira não exige tanto dos freios em uma situação de emergência, ainda é uma prática aceitável. E vamos te contar quais carros que possuem este sistema e que está tudo bem. É bom reforçar que o eixo dianteiro dos indicados possui discos sólidos.
Todos os indicados são pensados para serem automóveis acessíveis, tanto é que eles são os mais baratos que suas respectivas marcas vendem. Porém, os freios a tambor na traseira podem aquecer e assim deixam a eficiência de lado e por isso não são bem vistos em carros mais caros ou esportivos.
Renault Kwid

Todas as versões do Kwid a combustão usam freios a tambor atrás e é um item aceitável dada sua proposta de ser um modelo barato. Ele traz sempre o motor 1.0 aspirado flex SCe de 71 cv e o câmbio é manual de cinco marchas. A tração é dianteira. As variantes movidas a combustível fóssil pesam até 825 kg, o que ajuda na hora da frenagem. Os preços ficam entre R$ 78.690 e R$ 85.290.
Fiat Mobi

Assim como o Kwid, o Mobi é um dos carros que usa freios a tambor e está tudo bem dada sua proposta. O pequenino italiano é o veículo mais barato da Fiat hoje, pois tem preços que variam entre R$ 80.060 e R$ 81.990. O Mobi tem motor 1.0 Firefly aspirado flex de 75 cv e câmbio manual. Além disso, a tração é dianteira. Diferentemente do Kwid, o Mobi pode pesar até 969 kg.
Peugeot 208

Esta é uma indicação um tanto polêmica. O 208 chega ao Brasil importado e é levemente mais caro do que os primeiros indicados. Mesmo assim, todas as versões trazem os freios a tambor na parte traseira. Já que ele é mais refinado, poderia ter discos nas quatro rodas. Assim, se destacaria perante os rivais. Ele pode ter motor 1.0 aspirado Firefly de 75 cv ou 1.0 turbo flex de 130 cv semi-híbrido.
O 208 pesa até 1.177 kg em determinadas versões. Como suas vendas estão em baixa nos últimos tempos, a marca francesa vende suas variantes com descontos generosos em seu site oficial. Na tabela, os valores ficam entre R$ 105.990 e R$ 134.990.
Volkswagen Polo
![Volkswagen Polo Track [Auto+ / João Brigato] Vendas de carros novos em 2025 - Fenabrave](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Volklswagen-Polo-Track-16-1200x720.jpg)
Além de ser um dos carros mais vendidos do Brasil, ele também usa freios a tambor e é aceitável a decisão da marca em relação ao uso. Ele é o veículo mais acessível da linha e hoje ocupa o posto do finado Gol. Suas versões podem pesar até 1.154 kg. Então, o uso do disco sólido já poderia ser considerado e melhoraria até o desempenho das provas de frenagem.
O hatch compacto alemão pode ter motor 1.0 aspirado flex de 84 cv e câmbio manual ou 1.0 turbo flex de 116 cv e transmissão automática. Seus preços variam entre R$ 93.660 e vão até R$ 133.490.
Citroën C3

O último dos automóveis indicados nessa lista é o C3. Ele não é apenas o Citroën mais acessível da linha como disputa o título de carro mais barato do Brasil ao lado do Mobi e Kwid. Como sua proposta é ser barato, a marca adotou o sistema de freios a tambor no eixo traseiro. Contudo, essa decisão foi levada até a versão mais cara da linha, a You!. Ela passa dos R$ 100 mil na tabela e podia ter os discos sólidos nas quatro rodas.
Além do desempenho mais apimentado, já que ele tem 130 cv, este seria um diferencial perante rivais como Chevrolet Onix. Suas versões acessíveis usam o motor 1.0 aspirado Firefly de 75 cv. O hatch compacto irmão do Basalt pesa até 1.122 kg. Aliás, a Citroën segue os passos da Peugeot e vende o C3 com descontos chamativos em seu site. Na tabela, os valores vão de R$ 82.990 até R$ 106.990.
Você teria algum desses carros que usam freio a tambor? Conte nos comentários



NÃO!
JAMAIS COMPRARIA UM CARRO COM FREIO A TAMBOR NO EIXO TRASEIRO!!!
Pode estar tudo bem para vocês aí mas, para mim, não é nada bom.
Quem conhece realmente como é dimensionado o freio de um automóvel no seu projeto, sabe que o freio a tambor tem eficiência MAIOR que o freio a disco, no entanto perde toda essa eficiência quando está superaquecido ou molhado. Em carros leves ou pouco potentes,tudo bem. Passou disso é economia exagerada.
Concordo com você.
Quase todos os carros abaixo de 150 k usam freios a tambor. Não só os básicos.
Qdo vi que o Fastback abarth tem freio a tambor na traseira fiquei chocado , não era para ser um “Esportivo”
O freio a tambor foi inventado por Louis Renault em 1902, portanto está no mercado há mais de 100 anos.. e tem a sua devida eficiência porque senão não estaria nos carros até hoje… Então por que que eu não compraria um carro com freio a tambor???
Tudo bem que o freio a disco é muito melhor mas isso não quer dizer que o frio a tambor deva ser descartado..
Vão dizer agora que não presta?
Quem conhece realmente como é dimensionado o freio de um automóvel no seu projeto, sabe que o freio a tambor tem eficiência MAIOR que o freio a disco, no entanto perde toda essa eficiência quando está superaquecido ou molhado. Em carros leves ou pouco potentes,tudo bem. Passou disso é economia exagerada.
A regra é freio a tambor atrás, o que é um grande erro. Isso era aceitável em outra época, mas jamais hoje.
Hoje os carros se utilizam de controles de estabilidade como um item importantíssimo para a segurança. Esse sistema atua com correções nos freios de cada roda, inclusive atrás. Somente o freio a disco consegue uma boa precisão do sistema, e não sofre com fadiga ou temperatura, garantindo uma frenagem perfeita no momento em que mais precisamos dela para controlar um carro. O problema é que a maioria das pessoas hoje vivem no passado, sempre com a alegação de que freios a tambor atrás é uma solução boa pois uma frenagem são os freios da frente que recebem a maior carga. O mundo mudou, freios não servem mais só para parar o carro.