Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros com portas que fogem completamente do comum

Curiosidades

Portas ou obras de arte?

5 carros com portas que fogem completamente do comum

Alguns carros não encantam apenas pela beleza, mas também pelas portas, cuja abertura ou funcionamento se assemelha a uma obra de arte

3 min de leitura

Obviamente, quando falamos de portas, vêm à mente os Lamborghini Countach e Diablo, o Mercedes-Benz 300 SL “Gullwing”, o Koenigsegg CCR, o Aston Martin Rapide e os modelos da Rolls-Royce com abertura suicida (invertida). Entretanto, desta vez, vamos mais fundo para resgatar outros carros que possuem uma entrada para o interior um tanto fora do lugar comum.

Kaiser Darrin

Kaiser Darrin foi um carro com portas diferentes
Kaiser Darrin [Divulgação]

O Kaiser Darrin foi produzido pela Kaiser Motors Corporation e projetado por Howard “Dutch” Darrin. Seu design limpo e elegante trazia uma carroceria de fibra de vidro, sendo um dos primeiros carros norte-americanos a utilizar esse material, e pelas portas deslizantes, que se abriam para a frente do carro. Apesar de sua beleza, o desempenho não era empolgante.

Sob o capô, o motor de seis cilindros em linha acoplado a um câmbio manual de três marchas, entregava apenas 90 cv de potência. A produção foi limitada a 435 unidades devido aos problemas financeiros enfrentados pela Kaiser Motors Corporation.

Bricklin SV-1

Bricklin SV-1
Bricklin SV-1 [Divulgação]

O Bricklin SV-1 (sigla para Safety Vehicle) foi construído de 1974 a 1975 exibindo o charme das portas asa de gaivota do Mercedes-Benz 300 SL e dos faróis escamoteáveis, semelhantes aos do Chevrolet Corvette ZR-1 dos anos 1990. Era equipado com um motor V8 AMC de 5,8 litros (as unidades de 1975 utilizavam um V8 Ford Windsor de 5,7 litros).

Apesar do apelo visual, o Bricklin SV-1 enfrentou uma série de desafios durante sua produção, incluindo problemas de qualidade, atrasos na entrega e dificuldades financeiras. Como resultado, apenas cerca de 2.800 unidades foram produzidas antes que a empresa encerrasse suas operações em 1975.

Autozam AZ-1

Autozam AZ-1 vermelho parado de frente foi um carro com portas diferentes
Autozam AZ-1 [Divulgação]

Produzido pela Suzuki em parceria com a Mazda, o Autozam AZ-1 foi um pequeno cupê lançado em 1992. Com portas que se abriam para cima, ele utilizava um motor de 657 cc na posição central-traseira, proporcionando 64 cv de potência. No entanto, os números por si só não contam toda a história.

O peso de 720 quilos contribuía para o desempenho, permitindo ao carro atingir de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos. A produção durou até 1995, totalizando 4.923 unidades (531 delas como Suzuki Cara).

BMW Z1

BMW Z1 vermelho de lateral com a capota aberta
BMW Z1 [Divulgação]

Os roadsters da BMW encantam pela condução extremamente precisa, seja o Z3, o Z4 ou o Z8. Apresentado no Salão de Frankfurt de 1987, com as vendas iniciadas em 1989, o Z1 é um dos carros mais incomuns de todos os tempos. Foram produzidos apenas 8.000 exemplares, que apresentavam majestosas portas deslizantes, que desciam eletricamente junto com os vidros e ficavam embutidas nas soleiras.

Dirigi-lo com a capota e as portas abaixadas era semelhante a conduzir uma motocicleta, e a experiência de direção era aprimorada pelo baixo peso atribuído à carroceria feita de plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), uma técnica relativamente nova na época.

Toyota Sera

Toyota Sera dourado parado de frente foi um carro com portas diferentes
Toyota Sera [Divulgação]

Criado a partir do protótipo Toyota AXV-II, este hatchback retro-futurista foi produzido pela Toyota de 1990 a 1996. O diferencial do Sera estava nos quatro lugares e nas duas portas borboletas, sendo o único carro do fabricante a oferecer esse estilo de porta. O propulsor de quatro cilindros, 1.5 litros e 16 válvulas, rendia 111,5 cv de potência, com opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.

Qual destes carros com portas diferentes você achou o mais curioso? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar