Home » Curiosidades » 5 carros da Cadillac que definiram uma era

Curiosidades

Do rabo de peixe à era da eletrificação!

5 carros da Cadillac que definiram uma era

Do clássico Series 62 ao elétrico Lyriq, descubra os cinco Cadillacs que definiram luxo e desempenho ao longo da história da marca

4 min de leitura

Fundada em 1902, em Detroit, nos Estados Unidos, a Cadillac se fundiu à General Motors em 1909, tornando-se a divisão de luxo do grupo. A marca rapidamente se tornou sinônimo de luxo e sofisticação, introduzindo inovações como o motor V8, a transmissão automática e os freios a disco, bem como produziu componentes elétricos e motores, apoiando o esforço de guerra dos Estados Unidos.

De modelos colossais como o Cadillac V-16 (Sixteen) à era da eletrificação com o Lyriq, a marca acumulou uma vasta experiência em competições e fará sua estreia na Fórmula 1 em 2026, como a 11ª equipe do grid, com a dupla de pilotos veteranos Valtteri Bottas e Sergio Pérez. Relembre cinco modelos icônicos da Cadillac.

Cadillac Series 62

Cadillac Série 62 1948 azul parado de lateral com muro de tijolos ao fundo
Cadillac Série 62 1948 [Divulgação]

Foi o modelo responsável por consolidar a Cadillac como referência em luxo e sofisticação, lançado em 1941. Contudo, com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial em 1942, a produção foi paralisada até 1946.

O Series 62 introduziu o icônico rabo de peixe em 1948, com linhas traseiras que remetiam às barbatanas.Tudo era grandioso, a começar pelo comprimento de 5,70 m e mais de duas toneladas de peso. Entre os motores, estavam o V8 Flathead 5.7, o V8 OHV 5.4, além dos V8 6.4 e 6.7 litros disponíveis até 1964, quando o modelo saiu de produção.

Cadillac Eldorado

Cadillac Eldorado 1954 branco parado de lateral na estrada
Cadillac Eldorado 1954 [Divulgação]

Sem dúvida, o Cadillac Eldorado é o modelo mais emblemático do fabricante e um verdadeiro símbolo de luxo sobre quatro rodas, seja em versões com carroceria fechada ou conversível. Lançado em 1953, tornou-se um dos carros mais marcantes da era de ouro da indústria automobilística norte-americana. Um capítulo à parte quando o assunto é charme.

Na década de 1960, passou a contar com câmbio automático Hydra-Matic, direção hidráulica e, em algumas versões, freios a disco. Os potentes motores V8 foram a marca registrada do Eldorado, que também conquistou astros e celebridades como Elvis Presley, Frank Sinatra, Marilyn Monroe e Jack Nicholson.

Cadillac Escalade

Em meio à crescente demanda por SUVs de grande porte nos Estados Unidos, o Escalade surgiu em 1999. Mantendo o DNA da Cadillac, o utilitário esportivo trouxe recursos de requinte e segurança, como acabamento refinado, tração integral e suspensão a ar. Além disso, em 2002, teve uma variante caminhonete batizada de Escalade EXT, cuja produção durou até 2013.

Na geração mais recente, o Escalade oferece um motor V8 de 691 cv e rodas de até 24 polegadas, além de um interior futurista com 55 polegadas de telas no painel (35 polegadas para o quadro de instrumentos e outras 20 polegadas dedicadas ao passageiro). Além disso, há a variante 100% elétrica Escalade IQ, livre de emissões.

Cadillac CTS-V

Cadillac CTS-V vermelho parado de frente
Cadillac CTS-V 2006 [Divulgação]

Versão de alto desempenho derivada do sedan CTS, o CTS-V deu à Cadillac a chance de competir diretamente contra modelos alemães de prestígio. Lançado em 2004, a primeira geração trouxe sob o capô um V8 5.7 supercharged de 469 cv, assim como o Caddy também ofereceu carrocerias cupê e station wagon.

Esse número foi superado na geração seguinte, equipada com o motor V8 6.2 supercharged de 556 cv. Além disso, o CTS-V oferecia câmbio automático de oito marchas ou manual de seis, suspensão Magnetic Ride Control e freios de alta performance fornecidos pela Brembo.

Cadillac Lyriq

Cadillac Lyriq prata estacionado de frente
Cadillac Lyriq [divulgação]

Em julho deste ano, os Cadillac Lyriq e Optiq chamaram a atenção ao serem vistos no Autódromo de Interlagos durante a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Ambos utilizam a plataforma Ultium, a mesma do Chevrolet Blazer EV. Aliás, o Lyriq é o primeiro carro elétrico da Cadillac.

O SUV mede 4,99 m de comprimento e tem um generoso entre-eixos de 3,09 m, além de um porta-malas de 793 litros. No México, ele já é comercializado com dois motores elétricos (um em cada eixo), entregando 510 cv e 62,2 kgfm de torque.

Qual dos modelos da Cadillac você considera o mais belo e icônico? E será que a equipe da marca terá sucesso na Fórmula 1? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

2 comentários em “5 carros da Cadillac que definiram uma era”

  1. Renato

    Para mim os mais bonitos foram os do final dos anos 60 e a década de 70.
    Os De Villes, Sevilles, Fletwood, e os Eldorados claro que cada um com seus anos específicos. Onde eram concorrentes diretos dos Fords Lincoln.

  2. Tibiriçá da costa

    A linha rabo de peixe anos 50,eram sensacionais

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar