Todo mundo sabe que a Toyota se posiciona como uma montadora conservadora, e isso não atrapalha suas vendas no Brasil. O Corolla é o sedã médio mais vendido do país, o Corolla Cross disputa a liderança entre os SUVs médios e a Hilux reina entre as picapes. Porém, a fabricante japonesa oferece veículos super interessantes, recheado de potência e tecnologia que poderiam ser facilmente comercializados por aqui.
No entanto, aqui, a marca segue firme nessa linha mais conservadora. O próximo grande lançamento será o Yaris Cross, que estreia como o primeiro SUV compacto híbrido pleno do Brasil. Ainda assim, a Toyota optou por um design discreto, bem diferente do que já adota em mercados como Europa, Ásia ou Estados Unidos.
Mas isso não significa que a marca não tenha carros capazes de empolgar o brasileiro. Com isso, o Auto+ escolheu cinco modelos que poderiam estar no nosso mercado e até já foram registrados no INPI, mesmo sem previsão oficial de chegada.
Toyota Tundra

A picape grandalhona da Toyota seria uma perfeita rival direta de RAM 1500 e Ford F-150 no Brasil. É um modelo de nicho, mas que poderia encontrar seu espaço no segmento de luxo das picapes grandes. A nova geração já segue a identidade visual mais moderna da marca e adota duas motorizações.
O V6 biturbo 3.4 i-Force com 389 cv e 66,1 kgfm, e a híbrida i-Force Max, que chega a 437 cv e 80,5 kgfm. Ambas usam câmbio automático de dez marchas e tração 4×4.


Para efeito de comparação, a RAM 1500 (R$ 494.900) vendida aqui traz um V6 de 425 cv. A Tundra já teve registro no Brasil e poderia sim ser uma opção bem legal para disputar nesse nicho.
Toyota 4Runner

O Toyota 4Runner seria praticamente um SW4 americano, posicionado acima do modelo vendido por aqui (R$ 412.500) e concorrendo com SUVs como o Ford Everest, que já começou a ser comercializado na Argentina e pode desembarcar no Brasil.
Construído sobre a plataforma TNGA-F, a mesma da Tacoma, da Tundra e do Land Cruiser Prado, o SUV oferece motores modernos 2.4 turbo de 282 cv e uma versão híbrida i-Force Max de 330 cv e 64,8 kgfm.


No interior, o nível de tecnologia é bem diferente do que estamos acostumados por aqui. Painel digital de 12,3 polegadas, multimídia de 14 polegadas em posição flutuante, console central elevado e câmeras 360°. Ele também já foi registrado no INPI, mas nada confirmado.
Toyota Aygo X

Enquanto a Toyota prepara o Yaris Cross para o Brasil, falta à marca um SUV compacto para brigar com Fiat Pulse, Volkswagen Tera e até Renault Kardian. Esse espaço poderia ser preenchido pelo Aygo X, lançado em 2022 no Japão e que já ganhou reestilização. Ele é híbrido e tem consumo ótimo.
Ele usa motor 1.5 de três cilindros aspirado com 114 cv, mas o destaque é a eficiência de ótimos 31,4 km/l segundo a marca. O desempenho não impressiona no papel, mas o 0 a 100 km/h fica abaixo dos 10 segundos.


O interior tem um painel que lembra o Etios vendido aqui até 2021 e traz painel digital, multimídia e ar-condicionado automático. Visualmente, tem proporções que agradariam muito o público brasileiro.
Toyota GR Yaris
![Toyota GR Yaris [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/06/toyota_gr_yaris_95_edited.jpg)
O lado esportivo da Toyota poderia ganhar mais um espaço no Brasil com o GR Yaris. O modelo é constantemente especulado por aqui, mas até hoje nada oficial. Ele seria uma alternativa mais barata ao GR Corolla, que custa R$ 416.990.
O hatch usa o mesmo motor 1.6 turbo de três cilindros, com 300 cv e 40,7 kgfm de torque (contra 304 cv e 37,7 kgfm do GR Corolla).


Por ser menor, mais leve e ágil, o GR Yaris tem comportamento afiado e pode ser uma boa pedida para quem busca um esportivo compacto, mas sem chegar no preço tão alto do irmão maior.
Toyota C-HR+

A Toyota ainda pisa em ovos com carros elétricos pelo mundo, e grande parte disso vem com a cautela conservadora da montadora com a demanda por esses veículos a bateria. Porém a marca apresentou em março na Europa o C-HR+, um SUV cupê que carrega a nova identidade da marca, já vista em Prius, Camry e RAV4.
Ele utiliza a plataforma e-TNGA 2.0 e tem várias opções de baterias. Uma de 57,7 kWh com 165 cv e até 455 km de autonomia (ciclo WLTP), outra de 77 kWh com 224 cv e 600 km, e uma topo de linha com tração integral, dois motores elétricos e 342 cv, capaz de fazer 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.


Esse tipo de SUV cupê elétrico poderia atrair bastante interesse no Brasil, já que o formato caiu no gosto do consumidor e competir com SUVs elétricos como Omoda 5 EV, Geely EX5, GAC Aion V, BYD Yuan Plus e os futuros Chevrolet Captiva e Leapmotor C10.
Concorda com nossas escolhas dos carros que a Toyota poderia trazer ao Brasil? Deixa nos comentários que veículo a montadora japonesa poderia trazer!




No Japão tem tantos carros bacanas, como: Raize, Alphard (mini van), Voxy, Acqua e Crown. Parece que os japonês tem medo de trazer pra cá e as outras conterrâneas também fazem a mesma coisa.