Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros da Toyota que poderiam ser facilmente vendidos no Brasil

Curiosidades

Concorda com a gente?

5 carros da Toyota que poderiam ser facilmente vendidos no Brasil

Mesmo conservadora, marca japonesa tem modelos que fariam sucesso por aqui

5 min de leitura

Todo mundo sabe que a Toyota se posiciona como uma montadora conservadora, e isso não atrapalha suas vendas no Brasil. O Corolla é o sedã médio mais vendido do país, o Corolla Cross disputa a liderança entre os SUVs médios e a Hilux reina entre as picapes. Porém, a fabricante japonesa oferece veículos super interessantes, recheado de potência e tecnologia que poderiam ser facilmente comercializados por aqui. 

No entanto, aqui, a marca segue firme nessa linha mais conservadora. O próximo grande lançamento será o Yaris Cross, que estreia como o primeiro SUV compacto híbrido pleno do Brasil. Ainda assim, a Toyota optou por um design discreto, bem diferente do que já adota em mercados como Europa, Ásia ou Estados Unidos. 

Mas isso não significa que a marca não tenha carros capazes de empolgar o brasileiro. Com isso, o Auto+ escolheu cinco modelos que poderiam estar no nosso mercado e até já foram registrados no INPI, mesmo sem previsão oficial de chegada.

Toyota Tundra

Toyota Tundra 2026 azul parada de frente no off-road
Toyota Tundra 2026 [Divulgação]

A picape grandalhona da Toyota seria uma perfeita rival direta de RAM 1500 e Ford F-150 no Brasil. É um modelo de nicho, mas que poderia encontrar seu espaço no segmento de luxo das picapes grandes. A nova geração já segue a identidade visual mais moderna da marca e adota duas motorizações. 

O V6 biturbo 3.4 i-Force com 389 cv e 66,1 kgfm, e a híbrida i-Force Max, que chega a 437 cv e 80,5 kgfm. Ambas usam câmbio automático de dez marchas e tração 4×4. 

Para efeito de comparação, a RAM 1500 (R$ 494.900) vendida aqui traz um V6 de 425 cv. A Tundra já teve registro no Brasil e poderia sim ser uma opção bem legal para disputar nesse nicho.

Toyota 4Runner

Toyota 4Runner azul estático na trilha
Toyota 4Runner [Divulgação]

O Toyota 4Runner seria praticamente um SW4 americano, posicionado acima do modelo vendido por aqui (R$ 412.500) e concorrendo com SUVs como o Ford Everest, que já começou a ser comercializado na Argentina e pode desembarcar no Brasil. 

Construído sobre a plataforma TNGA-F, a mesma da Tacoma, da Tundra e do Land Cruiser Prado, o SUV oferece motores modernos 2.4 turbo de 282 cv e uma versão híbrida i-Force Max de 330 cv e 64,8 kgfm. 

No interior, o nível de tecnologia é bem diferente do que estamos acostumados por aqui. Painel digital de 12,3 polegadas, multimídia de 14 polegadas em posição flutuante, console central elevado e câmeras 360°. Ele também já foi registrado no INPI, mas nada confirmado.

Toyota Aygo X

Toyota Aygo X cobre de frente Volkswagen Tera
Toyota Aygo X [divulgação]

Enquanto a Toyota prepara o Yaris Cross para o Brasil, falta à marca um SUV compacto para brigar com Fiat Pulse, Volkswagen Tera e até Renault Kardian. Esse espaço poderia ser preenchido pelo Aygo X, lançado em 2022 no Japão e que já ganhou reestilização. Ele é híbrido e tem consumo ótimo. 

Ele usa motor 1.5 de três cilindros aspirado com 114 cv, mas o destaque é a eficiência de ótimos 31,4 km/l segundo a marca. O desempenho não impressiona no papel, mas o 0 a 100 km/h fica abaixo dos 10 segundos. 

O interior tem um painel que lembra o Etios vendido aqui até 2021 e traz painel digital, multimídia e ar-condicionado automático. Visualmente, tem proporções que agradariam muito o público brasileiro.

Toyota GR Yaris

Toyota GR Yaris [divulgação]
Toyota GR Yaris [divulgação]

O lado esportivo da Toyota poderia ganhar mais um espaço no Brasil com o GR Yaris. O modelo é constantemente especulado por aqui, mas até hoje nada oficial. Ele seria uma alternativa mais barata ao GR Corolla, que custa R$ 416.990. 

O hatch usa o mesmo motor 1.6 turbo de três cilindros, com 300 cv e 40,7 kgfm de torque (contra 304 cv e 37,7 kgfm do GR Corolla).

Por ser menor, mais leve e ágil, o GR Yaris tem comportamento afiado e pode ser uma boa pedida para quem busca um esportivo compacto, mas sem chegar no preço tão alto do irmão maior.

Toyota C-HR+

Toyota C-HR+ verde parado de frente com logotipo do fabricante ao fundo
Toyota C-HR+ [Divulgação]

A Toyota ainda pisa em ovos com carros elétricos pelo mundo, e grande parte disso vem com a cautela conservadora da montadora com a demanda por esses veículos a bateria. Porém a marca apresentou em março na Europa o C-HR+, um SUV cupê que carrega a nova identidade da marca, já vista em Prius, Camry e RAV4. 

Ele utiliza a plataforma e-TNGA 2.0 e tem várias opções de baterias. Uma de 57,7 kWh com 165 cv e até 455 km de autonomia (ciclo WLTP), outra de 77 kWh com 224 cv e 600 km, e uma topo de linha com tração integral, dois motores elétricos e 342 cv, capaz de fazer 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. 

Esse tipo de SUV cupê elétrico poderia atrair bastante interesse no Brasil, já que o formato caiu no gosto do consumidor e competir com SUVs elétricos como Omoda 5 EV, Geely EX5, GAC Aion V, BYD Yuan Plus e os futuros Chevrolet Captiva e Leapmotor C10.

Concorda com nossas escolhas dos carros que a Toyota poderia trazer ao Brasil? Deixa nos comentários que veículo a montadora japonesa poderia trazer!


YouTube video

0 comentário em “5 carros da Toyota que poderiam ser facilmente vendidos no Brasil”

  1. Alexandre

    No Japão tem tantos carros bacanas, como: Raize, Alphard (mini van), Voxy, Acqua e Crown. Parece que os japonês tem medo de trazer pra cá e as outras conterrâneas também fazem a mesma coisa.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar