Destaque

Toyota GR Yaris chega aos 300 cv. Mas perdeu esportividade?

A partir de agora, o Toyota GR Yaris passa a ter câmbio automático de oito marchas como opcional, além de mais potência e novo interior

Novo Toyota GR Yaris 2024 [divulgação]
Novo Toyota GR Yaris 2024 [divulgação]

O Toyota GR Yaris foi apresentado com novidades no Tokyo Auto Salon deste ano, que acontece na capital japonesa neste início de 2024. Há algumas novidades mecânicas pontuais, mas a atualização mais impactante foi na transmissão, já que o esportivo agora tem o câmbio automático de oito marchas sendo oferecido como opcional, além da transmissão manual de seis marchas.

Assim como a Hyundai fez com o i30 N, a Toyota decidiu disponibilizar uma versão do GR Yaris equipada com uma transmissão automática de oito velocidades, além da já conhecida transmissão manual.

No entanto, a montadora japonesa garante que o novo câmbio foi desenvolvido juntamente com pilotos do campeonato mundial de rally, e que vai manter a característica do modelo, permitindo que até pessoas com menos habilidades ao volante possam conduzi-lo.

Novo Toyota GR Yaris 2024 [divulgação]
Novo Toyota GR Yaris 2024 [divulgação]

Os modelos equipados com a transmissão automática vêm com um radiador dedicado e um par de borboletas montadas atrás do volante. Apesar do acréscimo de 18 kg ao peso total do veículo, essa nova transmissão promete aumentar ainda mais a performance nas arrancadas, por conta das relações mais curtas. Resta saber se dirigir o GR Yaris com a transmissão automática será tão divertido quanto com o câmbio manual de seis velocidades.

Novidades mecânicas do Toyota GR Yaris

Além da nova transmissão, a Toyota também realizou modificações no motor 1.6 turbo de três cilindros do GR Yaris. A montadora aumentou a pressão da injeção direta, instalou um novo sensor de pressão do ar de admissão e adicionou pistões mais leves.

Transmissão automática do Toyota GR Yaris [divulgação]
Transmissão automática do Toyota GR Yaris [divulgação]

Essas alterações resultaram em um aumento na potência e torque do esportivo. Agora, os modelos japoneses produzem impressionantes 300 cv a 6.500 rpm e 40,7 kgfm de torque entre 3.250 e 4.600 rpm. Antes, o GR Yaris entregava 268 cv e 37,7 kgfm.

Os designers da Toyota também aproveitaram para fazer algumas mudanças no design do GR Yaris. Na parte dianteira, destacam-se o novo para-choque com entradas de ar modificadas. Já na traseira, há novas lanternas em LED que incorporam uma barra de luz. Só que o logotipo da Toyota sumiu. 

Interior atualizado

Internamente, mesmo que não parecesse necessário, a Toyota também realizou atualizações no GR Yaris. A mudança mais evidente é o novo painel de instrumentos voltado para o motorista, que abriga o mesmo painel digital de 12,3 polegadas presente no GR Corolla

Toyota GR Yaris 2024
[divulgação]

Além disso, o visor do sistema multimídia foi reposicionado e inclinado em 15 graus em direção ao motorista. Segundo a Toyota, esse novo design foi inspirado nos rallys e permitiu a movimentação dos botões de luz de emergência e partida/parada para que possam ser facilmente acessados pelo motorista. Outra alteração notável é a redução da altura do assento do motorista em 25 mm em relação ao modelo anterior.

Gostou das novidades do GR Yaris? Gostaria que a Toyota vendesse o modelo no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> BYD vai espezinhar Tesla Model S com novo sedã de 1 mil cavalos

>> Nascar vai ganhar série no estilo Drive To Survive na Netflix

>> Ford GT90: o esportivo nunca fabricado e que inspirou o Ka