Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros é melhor evitar comprar usados

Curiosidades

Cuidado com eles

5 carros é melhor evitar comprar usados

Como zero quilômetro, esses carros são boas compras. Agora, como usados, é um risco que é melhor não correr

3 min de leitura

Existem carros que, quando zero quilômetro e dentro da garantia, são compras seguras. Contudo, ao cair no mercado de usados, a coisa muda. Quer seja porque a manutenção é cara ou negligente ou por problemas crônicos já conhecidos, eles não são compras recomendadas de segunda mão. Confira agora a lista com todos esses carros.

Ford EcoSport, Focus e New Fiesta Powershift

Ford EcoSport FreeStyle 2013 [divulgação]
Ford EcoSport FreeStyle 2013 [divulgação]

O infame câmbio Powershift da Ford é conhecido por suas constantes quebras. É uma transmissão que superaquece fácil e apresenta problemas em todos os carros nos quais ela foi empregada: de EcoSport e New Fiesta a Focus e Focus Sedan. Evitá-los é a melhor maneira de manter seu bolso saudável.

Chevrolet Onix, Onix Plus, Montana e Tracker

Chevrolet Onix LT 1.0 Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Onix LT 1.0 [Auto+ / João Brigato]

Apesar de todo esforço da Chevrolet em reforçar a correia banhada a óleo, a própria marca já admitiu que o uso de lubrificantes incorretos pode prejudicar seus carros. Considerando que a manutenção de um usado nem sempre é das melhores, é um risco ter sido sorteado com um dos carros com manutenção mal feita. Como zero, contudo, são boas compras.

Carros de luxo

Q3 Black Edition (divulgação)

Em geral, donos de carros de luxo não são tão cuidadosos com os seus, visto que têm dinheiro para comprar outro com muita facilidade. Blindagens desgastam o veículo também de maneira mais acentuada. E, quanto mais antigo o carro, mais caras são as peças e mais negligentes os donos ficam.

Carros automatizados de embreagem única

Fiat novo Punto [divulgação]
Fiat Punto [divulgação]

Coloque nessa lista todo Fiat Dualogic ou GSR, todo Chevrolet Easytronic, todo Renault Easy`R e todo Volkswagen I-Motion. O câmbio automatizado de embreagem única além de proporcionar uma dirigibilidade terrível quebra com facilidade. O bom é que a manutenção já se tornou tão corriqueira que o custo caiu bastante.

Peugeot geração 7

carros
Peugeot 207 Escapade [divulgação]

Ao contrário dos atuais carros da Peugeot de geração 8 e dos clássicos de geração 6, os modelos 7 são os mais problemáticos. Modelos como 207, 307 e 407 apresentam falhas constantes no câmbio, suspensão frágil e eletrônica complicada. Se for pegar um Peugeot, vá sem medo nos modelos 0km, que hoje tem mecânica robusta. Mas evite a todo custo um Peugeot 7.

Quais outros carros que você não recomenda comprar como usado? Conte nos comentários.


YouTube video

51 comentários em “5 carros é melhor evitar comprar usados”

  1. Gardenal

    Engraçado, eu tava lendo a matéria e pensando “esse cara não manja nada de carro”, ai vou ler a bio do escritor e diz que ele tem uma renegade e saudade do up tsi…. Hahahhahahahh

  2. Nemo

    Falou um dono de jeep renegade kkkkkkkk

    • Eng MARCELO NUNES

      é por o Renegade já é ruim desde zero

  3. Esnalde Galvão Júnior

    Tenho um Sandero privilég 2014 1.6 16 válvulas AT CVT 4 marchas. Tenho fez 64.000 km é maravilhoso, nunca deu problema. Quero trocar por um mais novo, mas CVT, todas as recomendações que leio aqui. Diz que é Gastão. Só uso etanol e faz 6, 7 tranquilo. Na estrada é ótimo, porta malas já carregou de 3 homens grandes até Paraty e voltamos para São Paulo depois de uma semana e não gastou mais que 3/4 do tanque. Pela estrada nova. Uhauuu 🌹❤️

    • Rodrigo

      O Sandero desse ano não é cvt

    • Rodrigo

      Câmbio AL4

    • Eng MARCELO NUNES

      ué, mas a 7 de etanol significa que bebe mesmo .

    • Renato

      Caro amigo… O seu Sandero 2014, primeira geração re-estilizado, anterior a segunda geração (e derradeira), possui um câmbio automático de 4 velocidades. Esse modelo não é CVT como você menciona.
      Na verdade existe uma confusão por sua parte, pois esse modelo nunca foi vendido como CVT.
      A nova geração, modelo 2015, passou a ter uma transmissão automatizada, a Easy ‘R comentada na matéria, depois sendo substituída pela CVT nos últimos anos.
      A caixa usada no seu modelo, trata-se de uma AT-8, se não me engano… É a problemática AL-4 com mudanças. Ambas deram problemas, mas a AT-8 menos problemas que a anterior!

      • Ws

        Ele ele não disse que o dele é câmbio CVT ele disse que ele quer trocar por um com câmbio CVT

    • Tresoitao

      Q lixo de carro o seu

      • Tânia

        Não é lixo! É o carro dele. Que ele comprou. A gente dá nossa opinião e respeita o outro. Melhor assim?

  4. Moacyr Cardoso

    Que tal qualquer modelo nissan?

    • Junior

      Nissan?

      Minha irmã tem um March 2012 desde 0km e nunca fez manutenção sem ser a programada, está com mais de 100 mil km, nunca deu problema, e olha que é o 1.0, com mecânica Renault.

    • Eng MARCELO NUNES

      tenho um kicks 2020 com 70.000 que até hoje só trocou a bateria e foi com mais de 3 anos de uso.

  5. Carlos Roberto da Silva

    Tive um Peugeot 208 ani 2017 e nunca vi uma manutenção tão cara.

    • Rinaldo

      207, 307 e 407 manual não tem problemas no câmbio, faltou explicar isso.

  6. Gilberto Macedo dos Santos

    É engraçado os caras falar destes carros tem um Focus 2018 faz 5 anos que eu tenho nunca tive problema sempre com a manutenção preventiva acho que estes caras que falam que este carro ruim é porque não sabe dirigir……..

    • Mateus Passos

      Essa seção de comentários é a prova viva que o brasileiro é analfabeto funcional, não conseguem compreender nem um texto simples como um artigo de site, ele não disse que o Focus é problemático mas sim o câmbio Powershift, que sim dá muito problema independente do carro. O Focus manual é bem mais seguro

      • Eduardo

        Meu amigo se fizer revisão certinha, trocar óleo de transmissão e fazer os procedimentos corretos na hora de parar o carro dificilmente ele vai quebrar.
        É impossível.

      • Rogério Fratini

        Meu amigo , tenho um Focus 2018 com 140 mil km, nunca tive problemas, o câmbio é ótimo, o que precisa é fazer as manutenções corretamente. Excelente carro.

        • Reinaldo

          Realmente não tem carro com essa tecnologia embarcada, e principalmente ótima dirigibilidade, principalmente em curvas, muito estável,vale a pena o risco

    • Eduardo

      Eu também tenho um Focus 2018 e a única coisa que troquei nele foi a bateria, nunca deu problema, mas as revisões também estão em dia.
      Acho engraçado falar mal de um carro que é uma máquina e não gasta com manutenção.

    • Rogério Fratini

      Perfeito teu comentário, tbm tenho um 2018, 140 mil ótimo carro, nunca tive problemas, faço as manutenções e o carro é dez. Virou moda criticar sem ter o carro.

  7. Marcelo Siqueira

    Acho que esse cara não sabe nem porque cabrito caga redondo kkkkkk

  8. Marcos Ap. Carvalho

    Tenho um New fiesta mexicano 2011, carro muito bom , cambio manual, com 97000 km , vendo pegar mais novo

    • Luiz Pessoa

      quanto?😊

  9. Adriano

    Esses carros são uma COROA ; só que é a coroa do abacaxi….

  10. Adriano

    Esses carros são uma COROA ; do abacaxi….puro espinho

  11. Roger

    Quais outros carros que você não recomenda comprar como usado?
    HB20 funde cilindro do meio devido a combinação de 2 coisas isoladas (motor de duralumínio x camisa removível) que dificulta a refrigeração do cilindro central.
    O seu Jeep segundo Alexandre ADG o etanol hidratado detona o bico da injeção direta.

  12. Sérgio

    Dono de Renegade, posta um Fusion de cara, parece até um recalque da pessoa.
    Eu tenho um Fusion AWD TURBO com 240cv.
    Nunca tive problemas o carro e sensacional.
    Fiquei sem entender.
    Porém, carro é uma questão de gosto e também tem o fator sorte.
    Mas respeito a opinião do João e a reportagem.
    Sorte a todos com nossos carros!!!!!

    • Adilson

      Cara, ele disse que é o Fusion com câmbio de uma embreagem!!! ( Power shirt) O seu é um AT.

  13. Sérgio

    Ôpa, me enganei a foto é de um FOCUS.
    Excelente carro também, mas sem Powershift.

  14. Concordo dos peugeot AL4 dar problema, mas as versões manuais são muito boas, exceto os 206 e 207 1.4 que são uma desgraça aquele cabeçote. Mas os 206 307( 2.0 e 1.6 ) e 207 1.6 manual, são uma maquina boa. Então na próxima matéria explica bem certos pontos. Caso contrário nem se atreva a falar de carro. Não defendo marca, mas passar uma mensagem clara é bom

    • Marcio

      Já tive vários carros e não tenho do que me queixar do peugeot tanto o 206 quanto o 207 econômicos bom de dirigir manutenção comprando pela Internet as peças de reposição, acaba sendo até mais barato que um uno, pra mim não existem mal carro, existe sim mal DONO

    • Carlos Seco

      Eu tive um Peugeot 206 2008 1.4 por cinco anos. Troquei a bateria, óleo e filtro, uma lâmpada de um farol e pastilhas de freio. Vendi para um amigo que rodou mais quarenta mil quilômetros na Uber e revendeu pelo mesmo preço que passei para ele. Carro tem que ser bem tratado. Aliás, tudo, né?

  15. Gilson Alves de Faria

    Carro ainda é Toyota e Honda.

    • 100%Puto.

      Exato.

    • Junior

      Amigos então tenho muita sorte: já tive na minha longa trajetória , Chevette Hatch bunda de sapo, Corcel II, Prêmio, Santana.quadrado, Escort, Apollo , Uno 1.6, Fiat 147, Uno Mille, Peugeot 206, e simultaneamente um Stilo dualogic, depois tive Peugeot 207 e agora um 2008….muitos usados para trabalho e viagens… Manutenção em dia…todos me atenderam bem. Tem muito Nutella aí que acha que carro é por a bunda no banco e.combustovel e o resto fica por conta do divino….

  16. 100%Puto.

    Já tive VW Fusca 1300L 1982, Passat LS Village 1.6 1983, Santana CL 1.8 1986 (todos bons), FIAT Fiorino HD 1.5 1989 (nunca mais), Chevrolet Corsa Wind 1.0 1996, Celta Super 1.0 2003, Celta LT 2015 (todos tranquilos), daí ouvi o conselho de um amigo que me disse: “…o dia que você tiver um carro japonês, nunca mais você troca…”, em seguida tive um Honda Civic LX AT DOHC e hoje tenho um CR-V LX AT SOHC 2.0 (duas naves), foi o melhor conselho que já pude ouvir sobre carros, se um dia eu trocar a CR-V, será por outro Honda ou Toyota, abraços.

  17. Tarja preta

    Que nível de matéria, mas fiquei mais bravo comigo por ler e estar aqui comentando…o pseudo especialista tem saudades do pote de sorvete e tem um renegade….aí é f…

  18. Renato

    Eu tive uma meriva easytronic por 13 anos. Deu manutenção mas nem por isso desaconselho. Hoje tenho um idea com dualogic e acho um sistema maravilhoso.
    Se fizer a manutenção como deve, não dá dor de cabeça.

    • Ana

      Então te dou os parabéns. Sou PCD e no ano passado caí no golpe do Linea dualogic. Agora tenho certeza que arrependimento não mata porque todos os dias eu deveria estar fulminada.

  19. Roberto

    Boa noite a todos.
    Já tive ônix e tenho tracker.
    Ônix com câmbio manual e tracker automático.
    Ambos excelentes!!!
    Nada a reclamar

  20. Wanderley

    Tenho um focus 2009 nunca me incomodou

  21. Jura

    O nível do debate é bom, ninguém elogiou um marea, kkkk.
    Estou prestes a comprar um cobalt 1.8 2015 LTZ automático, alguém tem dicas?

  22. Wilson Roberto Marques da Silva

    Boa tarde. Meu renault captur com 106.000 km ótimo, é só ver óleo, água, alinhamento, balanceamento, combustível.
    Recomendo
    Wilson
    Leme sp

  23. Wilson Roberto Marques da Silva

    Tenho um captur da Renault com 107.000 km
    Até hoje é abastecer, troca de óleo, ver água no radiador
    Alinhamento, rodízio pneus.
    Recomendo

  24. Sergio Kraemer

    Então o 206 é um clássico (que você recomenda) e o 307 não?
    Kkkkkk pqp

  25. Osmir

    Acho que o melhor carro é aquele q te leva até seu destino agradeça a Deus pois tem gente que não tem nenhum ainda por que Deus vai honrar a todos ,se por acaso comprar um e não for dos melhores tudo e aprendizado nunca é em vão

  26. Luis

    Engraçado quem fala mal de Renegade e tem uma carroça na garagem. Ele é sim um excelente carro. Ponto a ponto não tem o que reclamar. Ja tirou nota máxima em segurança. Possui um das melhores mecânicas entre seus concorrentes. Possui o interior mais bem acabado da categoria. Quem acha que sabe de carro só critica… mal tem dinheiro para um gol. Hoje em dia é o melhor custo benefício do mercado. Menos de 120.000 não tem nada seja melhor.

  27. Rogério Fratini

    Perfeito teu comentário, tbm tenho um 2018, 140 mil ótimo carro, nunca tive problemas, faço as manutenções e o carro é dez. Virou moda criticar sem ter o carro.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar