Carros que sofreram reestilizações controversas é um tema bastante recorrente aqui no Auto+. Ao longo dos anos, diversos textos sobre o assunto foram feitos, mas ainda assim existem modelos que não foram abordados anteriormente. Por isso, confira a seguir mais alguns exemplos de carros que pioraram depois das reestilizações.
Volkswagen Bora

O Volkswagen Bora, que nada mais é do que a quarta geração do Jetta, era um sedã bastante quadradão. Para tentar mudar isso, a marca alemã fez uma reestilização polêmica, e que encaixou uma frente arredondada, e mais parecida com os seus carros da época, em uma carroceria retangular. Não ornou.
Fiat Palio Adventure
![Fiat Palio Adventure [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/09/fiat_palio_adventure_3-1320x792.webp)
A última fase da Fiat Palio Adventure marcou a estreia do sistema Locker, que ajudava em situações de um off-road leve. No entanto, a fabricante resolveu adicionar enormes plásticos em toda a carroceria, deixando o visual extremamente espalhafatoso. Foi o visual que mais durou na perua, mas isso não quer dizer que ele era equilibrado.
Mitsubishi ASX
![Mitsubishi ASX [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/09/mitsubishi_asx_119-1320x792.webp)
Quando foi lançado, o Mitsubishi ASX tinha a filosofia de design semelhante a do Lancer, que estreou no fim dos anos 2000, e ditou o visual dos carros da marca naquele período. Em 2016, esse visual já estava batido, só que a Mitsubishi tentou renovar o SUV colocando a sua linha de design da época, misturando duas filosofias distintas. E isso quase nunca dá certo.
Chevrolet Monza
![Chevrolet Monza [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/09/chevrolet_monza_3-1320x792.webp)
O Monza tubarão, que estreou em 1991, pode até ter seus fãs. Só que, basicamente, ele tinha o mesmo erro do Bora. Seu visual arredondado, especialmente na dianteira, não combinava com as linhas quadradas da carroceria. Dessa forma, a reestilização estragou as linhas originais do carro.
Ferrari Testarossa (F512 M)
![Ferrari Testarossa [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/09/ferrari_f512_m_52-1320x792.webp)
O Ferrari Testarossa nasceu nos anos 1980, e ganhou uma leve reestilização em 1991, junto com uma mudança de nome, passando a se chamar 512 TR. Três anos depois, em 1994, a Ferrari tentou dar uma sobrevida ao modelo, e fez uma reestilização que aproximava o visual do esportivo ao de seus carros do período, além de uma nova mudança de nome, agora para F512 M. O resultado é tenebroso, o que mostra que até a marca do cavalo rampante pode errar.
Quais outros carros pioraram com reestilizações? Deixe nos comentários a sua opinião.



É um crime não mencionar o HB20 nessa lista.
Gol g4 última reestilização também foi horrível.
Outro a considerar: o HB-20. A primeira geração foi a mais harmoniosa e funcional, tanto na dianteira como na traseira. Seu facelift de 2016 até que agradou, mas seu parachoque dianteiro perdeu sua função principal. Depois dessa…. só desastres nas gerações seguintes.
Uma marca que literalmente "caga" em toda restilizaçao é a FIAT mesmo, o que dizer das restilizaçoes horrendas principalmente de Punto e Linea além da já citada weekend ????
Classic, HB20, Elantra, Gol, L200, Pajero, 206, Voyage, Creta, Uno, Palio, Civic, Montana…
Tanto exemplo ruim pra citar e vc foi citar Monza e Palio aventure??? Ah não meu amigo! A Palio melhorou principalmente na traseira da última reestilização pois a anterior era horrenda e o Monza tubarão, sinceramente… Falar que o Monza ficou feio é a mesma coisa que chamar o ômega de feio!! Os dois são quadrados, foi muito infeliz nessa…
O mesmo crime foi cometido da primeira para a segunda geração do Chevette
Mesmo crime foi cometido da primeira para a segunda geração do Chevette
Concordo. Palio Adventure principalmente, os plásticos são justamente para diminuir riscos de pintura e danos na lataria que acontecem mesmo em off road leve, e ainda assim conseguiram deixar um visual interessante mesmo para hj em dia.
Discordo totalmente no que diz respeito ao Monza e a Palio weekend adventure, ambas reestilizações foram muito bem feitas, avaliação infeliz por parte do escritor do artigo.
Colocar Monza Tubarão nessa lista, ai ai…
Sem as imagens do antes e depois a reportagem ficou sem graça
Golf mk4 e meio (Brasil)
Gol G4
Creta
HB20 Bagre
Classic Ching Ling
Monstrana (a primeira Montana foi a mais bonita de todas)
Palio Fase 4 (com traseira de Daihatsu…)
Fiesta Rocam (Ultimo facelift matou a frente)
Ka "Joaninha" Fase 2 (com aquelas lanternas verticais que matou o design original)
Eclipse Cross (achava a traseira do polêmico mais bonita que a do atual)
City (o de 2014 era muito mais bonito que esse atual)
Civic G9 (o G8 New Civic é o mais bonito de todos os tempos, inclusive aquele painel de nave espacial)
HR-V (o anterior era MUITO mais bonito que o atual)
Faltou o Fox com aquelas horrendas e desproporcionais lanternas traseiras horizontais, que mataram o design original do carro. E tb o Escort 1996 com aquela tenebrosa grade oval.
Gosto é igual…cada um tem o seu. Mas discordo de praticamente todos eles. O Bora é bastante bonito, teria um fácil. Essa reestilização do Palio é a mais bonita. O Monza ficou bonito sim. Os outros ficaram esquisitos mesmo.
O problema dessa reestilização do Monza é que a dianteira não conversava com a traseira. Aquelas lanternas enormes na traseira ficaram muito feias. Outro detalhe que deve ser levado em conta é que o projeto do Ômega era mais novo que o do Monza. Ambos são de origem Opel mas o Monza (Ascona na Alemanha) foi lançado em 1982 e o Ômega foi lançado em 1986. Nesses quatro anos de diferença entre ambos o projeto do Ômega já era bem menos retilíneo que o do Monza. Basta olhar os cantos do teto para ver isso.
Na minha opinião a reestilização brasileira do Monza tubarão ficou mais bem acertada que seu visual original, tanto que se não fosse por essa matéria não teria me atentado até hoje que era o mesmo carro apenas com mudanças estéticas na frente e na traseira. A impressão é de que o carro ficou maior e mais refinado.
numero 1 é o Nissan GTR R50 by italian
o Gtr é lindo fizeram uma b#@!%$
O Estagiário não vai sobreviver ao período de avaliação escrevendo essas besteiras.
Sua impressão de que o carro cresceu é real. O Monza até 1991 media 4,37 m e o reestilizado foi para 4,49 m. Ou seja, 13 cm a mais. Creio que isso se deva ao alongamento da dianteira com os novos faróis e paralamas, além é claro do parachoque maior. Ele também ficou 1,2 cm mais baixo mas as outras medidas continuaram iguais. Ou seja, nada mudou no espaço interno do carro.