Home » Curiosidades » 5 carros legais que a Chevrolet vendeu só no Brasil

Curiosidades

5 carros legais que a Chevrolet vendeu só no Brasil

A Chevrolet já vendeu modelos icônicos no Brasil; agora, confira cinco carros da marca exclusivos do nosso mercado

4 min de leitura

A Chevrolet estabeleceu sua presença no Brasil em 1925, inicialmente com uma linha de montagem localizada na Av. Presidente Wilson, no bairro do Ipiranga (SP). Com a inauguração da fábrica de São Caetano do Sul (SP) em1930, muita água passou por debaixo da ponte desde então.

Esses carros se tornaram parte do imaginário dos brasileiros, juntamente com o Omega, o Calibra, o conversível Kadett GSI (sigla para Grand Sport Injection), entre outros. Para relembrar esse passado recente, selecionamos cinco carros que a Chevrolet comercializou exclusivamente em nosso mercado.

Montana

carros que a Chevrolet vendeu apenas no Brasil
Chevrolet Montana [divulgação]

A primeira geração da Chevrolet Montana estreou no Brasil em 2003, substituindo a Corsa Pick-Up. Com um design bem resolvido e um apelo na versão Sport, a Montana era feita sobre a plataforma GM4300, compartilhada com o Corsa de segunda geração, lançado em 2002.

Inicialmente, oferecia o motor 1.8 FlexPower de 109 cv e 18,2 kgfm (etanol), com câmbio manual de cinco marchas. Em 2007, foi introduzido o propulsor 1.4 Econoflex (105 cv e 13,4 kgfm com etanol). A caçamba tinha capacidade volumétrica de 1.143 litros e suportava uma carga de até 735 kg.

A segunda geração da Montana (foto) debutou na linha 2011, derivada do Agile. Diferentemente da primeira geração que utilizava o motor 1.8, ela trazia o motor 1.4 EconoFlex, entregando uma condução compatível com sua proposta.

Agile

carros que a Chevrolet vendeu apenas no Brasil
Chevrolet Agile [Divulgação]

Surgiu em outubro de 2009, exibindo a nova identidade do fabricante. Suas qualidades destacavam-se no espaço interno e na capacidade volumétrica do porta-malas, que era de 327 litros.

Bem equipado, o Agile incluía controlador de velocidade e acendimento automático dos faróis, competindo diretamente com o Renault Sandero e o Volkswagen Fox. Em 2013, foi lançada uma versão com câmbio automatizado Easytronic e motor 1.4, que entregava até 102 cv.

Vectra

Chevrolet Vectra [divulgação]

Esta safra do Chevrolet Vectra utilizava a plataforma do Astra de segunda geração e, do ponto de vista da engenharia, perdeu a suspensão traseira independente. O entre-eixos de 2,61 m era o mesmo da minivan Zafira.

Inicialmente, oferecia motores 2.0 e 2.4 (na versão topo de linha Elite). Este último saiu de cena na linha 2010, deixando o Vectra equipado exclusivamente com o motor 2.0 8V. A transmissão automática tinha quatro marchas.

Omega Fittipaldi

carros
Chevrolet Omega Fittipaldi [divulgação]

Equipado com um motor de alumínio V6 3.6 com injeção direta de combustível, que entrega 292 cv, o sedã executivo foi lançado em 2010. Importado da Austrália, o diferencial para o nosso mercado é a inclusão do nome do vitorioso piloto brasileiro Emerson Fittipaldi, bicampeão da Fórmula 1 (1972 e 1974), campeão da Fórmula Indy (1989) e bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis (1989 e 1993).

Rápido no gatilho, o modelo da Chevrolet acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 235 km/h.

Trailblazer

Chevrolet Trailblazer High Country
[Chevrolet Trailblazer High Country / Rafael Dea / Auto+]

Sucessora da Blazer, o Trailblazer foi lançado em 2012, desenvolvido conjuntamente com a picape média S10. Desenhado pelo centro de design da marca em São Caetano do Sul (SP), possui 4,88 m de comprimento, tinha um entre-eixos de 2,85 m e capacidade para transportar sete ocupantes.

Nessa configuração, oferecia 205 litros de espaço no porta-malas, que podia ser expandido para 1.830 litros com o rebatimento da segunda e terceira fileira de assentos. Com construção de carroceria sobre chassi, foi inicialmente vendido com motores V6 a gasolina e um 2.8 turbodiesel CTDI.

Qual desses carros você considera o mais legal da Chevrolet? Escreva nos comentários!


>>Lexus UX250h: oi, lembra de mim? | Avaliação

>>SUVs da Jeep ganharão conjunto híbrido plug-in da Ram 1500

>>Toyota, Honda, Mazda e Suzuki são investigadas por fraudes  


YouTube video

9 comentários em “5 carros legais que a Chevrolet vendeu só no Brasil”

  1. rodrigosr

    Montana e Agile carros legais? Aí forçou hein…
    E esse Trailblazer é vendido fora daqui também. Com outro nome, mas o mesmo carro.

  2. Pado Padoveze

    Esse Vectra também foi vendido em outros países, e em alguns como Astra sedã.

  3. Daniel Cardoso

    Cara, eu já tive um Agile e te garanto que ele era o melhor na categoria dele. Quem teve sabe…

    • rodrigosr

      Acompanhando o que foi dito na matéria, considerando concorrentes como Fox e Sandero, o único ponto em que o Agile se sobressaía frente a esses, e disparado, era na feiura. Impossível esse carro com base de Corsa 94 fazer frente em qq aspecto diante de carros então modernos como os dois citados. O Agile foi um tragédia em termos de concepção, design e segurança.

    • Emmanuel Santos

      N era mesmo. Desculpa amigo mas até o próprio gol era melhor…usava matériais de 5° e era manco e não muito econômico. Nem segunda geração teve, morreu pro Onix que teoricamente era inferior. E olhe que eu tinha uma Montana 0km sei do que tô falando

  4. Pablo Teixeira

    O argile era vendido em praticamente toda América do Sul

  5. Bosco_

    A primeira Montana Sport era legal demais

    • rodrigosr

      A Montana derivada do Corsa sim.
      A Monstrana derivada do Agile não.

  6. Schlatter70

    Trágile e Monstrana é sacanagem!!! Chamar esses carros de legais é forçar muito a barra.

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar