A Ford teve diversos carros históricos no Brasil e no mundo. O Mustang e o GT40 talvez sejam os mais icônicos de todos os tempos, especialmente no exterior, mas por aqui tivemos diversos projetos que marcaram época. Infelizmente, desde 2021 a marca não fabrica mais carros por aqui. Mesmo assim, há um enorme legado do passado.
Ford Corcel

O Corcel é um dos carros cuja história é repleta de curiosidades. Primeiramente, ele nem era um Ford legítimo. Seu projeto deriva do Renault 12, pois inicialmente estava destinado a ser lançado pela Willys-Overland no Brasil. No entanto, a Ford adquiriu as operações da Willys no Brasil e decidiu dar continuidade ao projeto do Corcel, porém com uma estética mais americanizada. Foi um sucesso que rendeu a Belina, o Corcel II, o Del Rey e ainda a Pampa.
Ford Escort XR3

A terceira geração do Escort estreou no Brasil quase simultaneamente ao seu lançamento na Europa. Esse sincronismo o tornou um dos carros mais emblemáticos. No entanto, foi a versão esportiva XR3 que verdadeiramente marcou época e se tornou um dos ícones das décadas de 1980 e 1990, sendo hoje um clássico valorizado.
Ford F-100
![Ford F-100 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/05/ford_f-100-1320x792.webp)
A história da F-100 no mercado brasileiro remonta aos anos 1950, quando se tornou o primeiro veículo fabricado pela marca no Brasil, sucedendo o caminhão F-600. Ao longo das décadas, a caminhonete recebeu evoluções de design e adotou o nome F-1000 na década de 1980, inicialmente apenas nas versões a diesel. Posteriormente, na década seguinte, essa designação passou a ser utilizada em todas as versões. No final de sua trajetória, a caminhonete adotou o estilo da F-150 da época e foi substituída somente em 1999, pela F-250.
Ford Fiesta
![Ford Fiesta [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/05/ford_fiesta-1320x792.webp)
O Fiesta marcou um reinício para a marca no Brasil. Em 1994, ainda durante a era da Autolatina, a marca iniciou a importação da terceira geração do hatch para o mercado brasileiro, após a Volkswagen vetar uma versão do Gol bolinha para a Ford. Dois anos depois, com o término da parceira, a Ford começou a desenvolver sua própria linha de produtos, e o Fiesta de quarta geração, apelidado de “chorão”, começou a ser fabricado localmente. Sua trajetória acabou em 2019, na sexta geração do carro, com o fim da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Ford EcoSport
![Ford EcoSport [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/05/ford_ecosport2-1320x792.webp)
O EcoSport foi um dos carros mais marcantes da Ford no Brasil. Um projeto ousado e fora de tudo que era feito na época, o SUV mostrou que era possível ter um utilitário esportivo de baixo custo, tornando-se uma sensação de mercado. Lançado em 2002, ele ganhou uma geração totalmente nova em 2012, mas que sucumbiu perante aos concorrentes. Saiu de linha em 2021, com o fechamento das demais fábricas no Brasil.
Quais outros carros históricos a Ford produziu no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.

![Ford EcoSport [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/05/ford_ecosport1-1320x792.webp)

Eu lembraria do Galaxie e o Ka, como referências em seus tempos!
Não entendi! O maior de todos não foi citado. A fera enjaulada Maverick
Ford Escort, tivemos 5 na familia: Meu pai, Hobby 1995 e GL Zetec 1997. Eu, Hobby 1993, GL 1.6 1994 e GL Zetec Rocam 2001.
Eu tive 3 Escort: um XR3 '89 1.8, um L '92 CHT (ambos a álcool) e um Ghia 1.8 (o único a gasolina). Todos excelentes carros que deixaram saudade, especialmente o Ghia.
Meu pai teve um Escort GL '89 (o primeiro carro que dirigi depois de ter CNH) e 2 Verona 1.8 GLX (um de cada geração).