É raro, mas alguns carros conseguiram se tornar maiores que suas marcas. Quando isso acontece, é inegável que estamos diante de um verdadeiro ícone da indústria. Muitos deles continuam em linha até hoje, e é muito difícil imaginar um futuro sem eles no portfólio de suas fabricantes, ainda que como elétricos.
Toyota Corolla
Toyota Corolla 2024 [divulgação]Até o Corolla ser lançado no Brasil, a maior referência da marca japonesa era o interminável Bandeirante. No entanto, é inegável que o Corolla é o maior ícone da história da fabricante, tanto no mercado brasileiro quanto no mundo. Modelo mais vendido da marca, ele ajudou a montadora a ser o que é hoje, e simplesmente é impossível imaginar a Toyota sem um Corolla na gama.
Ford Mustang
Ford Mustang 2024 [divulgação]Procure o emblema da Ford na carroceria do Mustang e falhe miseravelmente. O muscle car tem um nome tão forte que sempre utilizou um logotipo próprio, e poucas vezes na história teve o oval azul em sua carroceria. Verdadeiro ícone americano, o muscle car resiste enquanto seus concorrentes vêm e vão.
Chevrolet Corvette
Chevrolet Corvette Stingray [divulgação]É muito difícil ver alguém chamar o supercarro de Chevrolet Corvette. É muito mais comum que apenas o nome do modelo seja pronunciado, tamanha a importância que ele tem.
E, assim como o Mustang, o Corvette é um dos carros que sempre teve seu próprio logotipo na carroceria, até para se afastar dos modelos mais baratos produzidos pela fabricante da gravata dourada.
Dodge Viper
Dodge Viper [divulgação]O Viper foi um Dodge meio que por acaso, já que poderia ostentar o logotipo de qualquer uma das marcas do então grupo Chrysler. Revolucionário desde seu lançamento, pouca gente se lembra que a última geração iniciou sua vida como SRT Viper, transformando o simbolo da víbora em seu logotipo.
A estratégia não deu certo e ele voltou a ser Dodge no final de sua vida, mas a verdade é que ele é muito maior que sua própria fabricante, seja ela qual for.
Volkswagen Fusca
Volkswagen Fusca [divulgação]A história da Volkswagen e do Fusca se entrelaçam de tal forma que é impossível desassociar um do outro. Afinal, a VW começou quando o projeto do besouro foi encomendado por Hitler. O carro do povo foi um sucesso tão grande depois da Segunda Guerra Mundial que sua origem acabou sendo superada, e a partir dele a Volkswagen se consolidou como marca.
No entanto, o Fusca vai muito além do que a VW pode ir, já que se tornou um símbolo cult e até teve outras encarnações mais sofisticadas, mas nenhuma delas consegue superar o carisma do modelo original, que formou várias gerações de amantes de carros.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.