Com os preços nas alturas, escolher o próximo carro zero-quilômetro pode se tornar uma missão, especialmente para consumidores que não querem gastar rios de dinheiro. Na faixa abaixo de R$ 100.000, há algumas alternativas entre compactos e até utilitários esportivos equipados com motores naturalmente aspirados.
Por isso, para te ajudar na escolha do próximo zero-quilômetro, selecionamos cinco opções para quem deseja um carro para ir do ponto A ao ponto B, oferecendo itens de conforto e conveniência, além de bom consumo para evitar visitas frequentes aos postos de combustível e, consequentemente, economizar dinheiro. Confira.
Renault Kwid Zen (R$ 78.690)

O Renault Kwid Zen vem de série com airbags frontais e laterais, Isofix para fixação de bancos infantis, luzes de circulação diurna (DRL), controle eletrônico de estabilidade, auxílio de partida em rampas e direção assistida eletricamente leve ao esterço nas manobras e balizas. Falando nisso, na ponta da fita métrica aparecem dimensões de 3,73 m de comprimento, 2,42 m de entre-eixos e o porta-malas acomoda bons 290 litros.
Sob o capô, o motor 1.0 de três cilindros naturalmente aspirado é combinado ao câmbio manual de cinco marchas, oferecendo 71 cv e 10 kgfm. Equipado com sistema start-stop (desliga momentaneamente o propulsor durante breves paradas, o Renault Kwid Zen faz 10,4 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada (etanol). Na gasolina, crava 14,6 km/l e 15,5 km/l, na ordem, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
Fiat Argo Drive 1.0 (R$ 93.490)

Outro carro zero-quilômetro na faixa abaixo dos R$ 100.000 é o Fiat Argo Drive 1.0. Quem desejar gastar R$ 1.000 a menos pode optar pelo Argo 1.0 (R$ 92.990), sem o sobrenome Drive. De série, ele possuo multimídia de sete polegadas com Android Auto/Apple CarPlay, rodas de aço com calotas, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e monitoramento da pressão dos pneus.
De acordo com o fabricante, o motor 1.0 Firefly de três cilindros, combinado ao câmbio manual de cinco marchas, entrega 75 cv e 10,7 kgfm de torque (etanol). O consumo registrado pelo Inmetro é de 9,0 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol, e 13,6 km/l e 14,3 km/l com gasolina, respectivamente.
Volkswagen Polo Track (R$ 93.660)

O Volkswagen Polo Track vem equipado com airbags dianteiros e laterais, ar-condicionado, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, controles eletrônicos de tração e estabilidade, bloqueio do diferencial (XDS) e direção assistida eletricamente. Além disso, mede 4,07 m de comprimento, 2,56 m de entre-eixos e oferece um porta-malas com capacidade volumétrica de 300 litros (igual ao do Fiat Argo).
O modelo esconde sob o capô o motor 1.0 MPI combinado à caixa manual de cinco marchas, entregando 84 cv e 10,3 kgfm (etanol). Já o consumo é de 9,3 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol, e 13,5 km/l e 15,7 km/l com gasolina, respectivamente.
Citroën Basalt Feel 1.0 MT (R$ 93.990)

Para quem gosta do estilo dos SUVs cupês, eis uma alternativa por promocionais R$ 93.990. Além do estilo do momento, o Citroën Basalt transmite um design moderno com 4,34 m de comprimento, 2,64 m de entre-eixos e volumosos 490 litros no porta-malas, ideal para as bagagens da família. De série, há quatro airbags, ar-condicionado, câmera de ré, assistente de partida em rampa, luzes de circulação diurna (DRL) e multimídia de dez polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O motor 1.0 de três cilindros, combinado ao câmbio manual de cinco marchas, entrega 75 cv e 10,5 kgfm de torque (etanol). Segundo o Inmetro, o consumo aferido é de 9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol, e 13,2 km/l e 14,3 km/l com gasolina, respectivamente.
Chevrolet Onix 1.0 (R$ 99.990)

O Chevrolet Onix recebeu recentemente um banho de loja, mostrando alterações no exterior e no interior. Além disso, passou a contar com uma nova correia banhada a óleo, produzida com novos materiais e fornecida por um novo fornecedor. A versão Onix 1.0 custa R$ 99.990 e vem equipada com seis airbags, bancos em tecido, chave com sensor de aproximação, ar-condicionado, multimídia de oito polegadas e entradas USB-A e USB-C.
No desafio das medidas aparecem 4,16 m de comprimento, 2,55 m de entre-eixos e 303 litros de porta-malas. Sob o capô, o motor 1.0 de três cilindros trabalha junto ao câmbio manual de seis marchas, oferecendo 82 cv e 10,6 kgfm (etanol). Pelas medições do Inmetro, o Chevrolet Onix 1.0 indica um consumo de 9,6 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada quando abastecido com etanol, e 13,8 km/l e 16,9 km/l bebericando gasolina, na ordem.
E você, qual carro escolheria até R$ 100.000. Caso seja dono ou ex-proprietário de algum desses modelos, compartilhe sua experiência nos comentários!




Esqueceram de colocar o Peugeot 208, que hoje é um dos melhores carros nessa faixa de preço, com uma mecânica acertada, através dos motores utilizados na linha FIAT do grupo Stellantis
Perfeita observação.
Polo sem dúvida é o mais confiável.
Desses cinco carros apresentados como opção de compra, opto pelo Polo. Afinal, VW é VW.
Eu não me vejo tendo um carro 1.0