Uma das marcas mais antigas do setor automotivo é a Ford. Ela tem mais de 120 anos de trajetória e coleciona modelos icônicos em sua vida como o Mustang, o EcoSport e a Ranger. Há um bom tempo, ela deixou de fabricar carros em solo brasileiro e passou a importar todo seu portfólio. Contudo, existem modelos que fazem bastante sucesso lá fora e que poderiam dar o ar da graça por aqui.
Na lista de hoje, vamos conhecer cinco carros distintos que a fabricante norte-americana deveria parar de perder tempo e lançá-los. Caso eles viessem, a marca venderia mais unidades e poderia crescer ainda mais. Então, aperte os cintos e prepare-se para passar vontade.
Everest

A lista não podia começar sem o SUV grande parrudo derivado da Ranger. Ele tem porte encorpado, visual sóbrio e pode levar até sete pessoas. Com essa descrição, logo vemos que ele atazanaria bastante o Toyota SW4 e o Mitsubishi Pajero Sport. O Everest está disponível na Argentina com motor 2.3 turbo EcoBoost. O propulsor rende 300 cv e 45,4 kgfm de torque. Além disso, o câmbio automático tem 10 marchas.
Tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida são de série. O SUV grande é montado com carroceria sob chassi e traz alerta de ponto cego, de tráfego cruzado, volante multifuncional, central multimídia e painel de instrumentos digital. Ele já foi bastante cotado para vir ao Brasil, mas a montadora não tem planos neste momento para lançá-lo.
Bronco
![Ford Bronco [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/06/ford_bronco_6-1320x792.webp)
Calma, a marca possui dois estilos diferentes do SUV Bronco. Apesar de compartilharem o nome e o desenho quadrado, este Bronco mais parrudo é um dos carros que a Ford deveria trazer ao Brasil logo. Ele seria um rival direto do Jeep Wrangler e está sempre preparado para as aventuras do fora-de-estrada. Sua carroceria é montada sob chassi.
Nos Estados Unidos, o Bronco possui diversas versões e os mais variados motores. Inclusive, a variante mais cara é a Raptor. Ela conta com motor 3.0 V6 EcoBoost de 418 cv. Pneus e para-lamas largos, apliques escurecidos, amortecedores semi-ativos e câmbio automático de 10 marchas vêm de fábrica. Ele até já teve uma unidade flagrada por aqui, só que sua vinda nunca foi oficializada.
Territory HEV/PHEV

![Novo Ford Territory [reprodução]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/05/ford_territory_3-1320x792.jpg)
E fechando o pódio temos duas versões eletrificadas do Territory. Os argentinos acabaram de conhecer o Territory HEV. Ele une o motor 1.5 turbo com um sistema elétrico que se auto carrega. Juntos, rendem 245 cv e 55,5 kgfm. Com este conjunto, o modelo bateria de frente com o Toyota Corolla Cross Hybrid. Tem amplo espaço interno, central multimídia, teto solar e porta-malas de 448 litros como principais apelos.
Por sua vez, os chineses podem optar pela versão híbrida plug-in. Neste caso, ele arranjaria confusão com Jaecoo 7, BYD Song Plus e GWM Haval H6 PHEV. O visual segue imponente e sob o capô está a união do propulsor 1.5 turbo com um motor elétrico e uma bateria grande. Estes últimos podem ser carregados em tomada. Tudo junto rende 218 cv. Porém, nenhuma versão eletrificada do Territory está confirmada para cá.
F-150 Híbrida

Um dos carros que a Ford deveria trazer ao Brasil e que chamaria bastante atenção é a caminhonete grande F-150 híbrida. A rival da Chevrolet Silverado conta no Chile com um conjunto híbrido convencional. Ela une o motor 3.5 V6 EcoBoost com um conjunto elétrico que se carrega. Juntos, rendem 430 cv e o câmbio é automático de 10 marchas.
Ela tem tração 4×4 com modo automático e carrega até 790 kg de carga na caçamba. Diferencial traseiro blocante e diversos modos de condução se destacam. Ainda nesse sentido, essa versão da F-150 vem com controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, câmeras com visão 360°, alerta de ponto cego e de tráfego cruzado. Contudo, não há planos desta variante vir algum dia ao país para azucrinar a Ram 1500.
Puma

Por fim, outro modelo da montadora norte-americana que poderia vir ao Brasil é o Puma. Ele já foi bastante cotado para ser lançado e serviria como uma espécie de EcoSport da atualidade. Ele tem visual diferenciado e lembra bastante um hatch mais altinho. Na França, o Puma pode ser comprado tanto com motorização semi-híbrida quanto 100% elétrico.
Com o sistema MHEV sob o capô, ele possui 155 cv. E se os europeus querem entrar de cabeça na eletrificação, tem ainda a versão 100% elétrica dele. Neste caso, ele possui 168 cv e 29,5 kgfm. A bateria tem 43 kWh de capacidade e a autonomia pelo ciclo internacional é de 376 km. Tanto com motor a combustão quanto elétrico, o Puma seria como um SUV de entrada da marca por aqui e complicaria a vida dos modelos chineses.
Qual desses carros você acha que a Ford deveria trazer com certa pressa ao Brasil? Conte nos comentários



A Ford não deveria trazer mais nada para o Brasil, e poderia levar de volta o que já trouxe. Será que todos já se esqueceram que ela abandonou o Brasil, fechou suas fábricas aqui, criou desemprego, abalou economias, deixou concessionárias falirem e donos de carros com dificuldades de falta de peças e problemas crônicos nunca resolvidos, como o câmbio powershift e outros como a bomba de combustível da Ranger? E fez isso apenas para reduzir custos em países vizinhos, dizendo que o custo Brasil não permitia a sobrevivência de uma indústria de carros aqui. O que vimos foram muitas indústrias investindo aqui fazendo lançamentos contínuos, e aferindo lucros altos. A Ford foi covarde, e agora é uma importadora trazendo produtos cheios de problemas, e batendo recorde mundial de recalls. Temos marcas aqui que merecem mais o nosso respeito.
Amigo infelizmente tem outras montadoras louquinha para sair do Brasil pode ter certeza disso
A decisão da Ford de encerrar a produção local em 2021 e se tornar apenas importadora não foi isolada; várias empresas, de diferentes setores, migraram suas operações industriais ou sedes fiscais para outros países justamente por causa da alta carga tributária, da burocracia e da baixa competitividade no país. A Mercedes manteve a fabricação de caminhões e ônibus em outras plantas, mas centralizou automóveis em países mais competitivos, Audi fez o mesmo e só está retornando parcialmente após renegociações com o governo sobre o programa Rota 2030. No setor de tecnologia a DELL encerrou suas atividades no Rio Grande do Sul e transferiu toda operação para a Argentina. Só a titulo de curiosidade mais de 229 industrias do Brasil migraram sua operação para o Paraguai.
Concordo com vc Eduardo. Temos marcas aqui que apesar de tantos problemas nesse país, continuam conosco, não nos abandonaram, merecem nosso respeito e atenção.
Sério que tu tem esse pensamento ainda? Eleitor do Nine…
Everest, com certeza. E volta com a e sport, por favor!!!
Everest, com certeza. E volta com a ecosport, por favor!!!
Deveriam trazer o KUGA, tamanho e estilo que decerto combinam com o que é vendido aqui…
Estou aguardando o Territory Híbrido HEV, com esse motor de 245 cv tá imbatível.
O Ford puma deveria vir
Sempre gostei desse carro
Com certeza deve trazer a Everest, e com opção a diesel v6
Deixaram de
Fora ótimas opções que não teriam concorrentes aqui , Expedition de 8 lugares e explorer de 7 ( este seria a queridinha dos blindados para família )
Eu tenho 2 carros importados da Ford e não tenho os problemas relatados por vc Eduardo. Acho 95% pra não dizer 99% é só besteira kkk
O Ford Escape é um baita carro…Esse deveria ter aqui.
Carroceria SOBRE chassi, ok?
A Everest SUV derivado da Ranger no mercado brasileiro vai depender da produção argentina quando a Ford decidir quando começar.
Após ler o artigo e os pontos de vista bem fundamentados apresentados acima, tenho apenas duas observações ou opiniões: Primeiro, o Brasil é um país estigmatizado e pouco atrativo para investimentos estrangeiros, realidade claramente demonstrada pela indústria automotiva e de motores. Segundo, estamos presenciando um abandono total por parte das grandes montadoras e multinacionais desse setor. Além disso, a indústria de veículos elétricos enfrenta dificuldades para se consolidar devido à infraestrutura praticamente inexistente, e o governo não demonstra nenhum compromisso com a preservação dos ativos existentes — o que explica o êxodo em massa dessas montadoras e multinacionais
As montadoras tradicionais com excessão de uma ou outra estão passando por dificuldades com a chegada de carrões chineses,as montadoras nunca deram o real valor ao mercado brasileiro e sempre fabricam carroças aqui como disse o presidente Color de melo,somos um dos maiores mercado automotivo mundial em termos de carros perdemos até para países africanos onde se vê carrões de várias marcas e modelos(importados lógico ), que jamais veremos nas ruas brasileiras,pelas ruas de Chile e Argentina ver carros modernos e diversificado é fácil de ver. O mercado lá é muito menor que o brasileiro.Os chineses aprenderam a fazer carros e estão superando as tradicionais e deixando em Pânico as montadoras e o brasileiro está percebendo isso aos poucos mudando o gosto,chega de frotas de carros branco,prata e cinza nas ruas existem outras cores marcas e modelos acorda consumidor brasileiro pagando caro e levando nada também .A Ford deixou de fabricar carroças aqui e melhorou muito trazendo veículos modernos mas o portifólio muito pequeno.Sera que los hermanos dispõe de dólares diferentes dos brasileiros para adquirir os melhores carros da Ford?