O Ford Puma Gen-E acaba de ganhar uma versão 100% movida a baterias. Esse SUV compacto, sucessor do EcoSport, chega como o carro elétrico mais barato da Ford da Europa com valor de € 36.900 (R$ 234.290 na conversão direta). O que o coloca como uma alternativa para os consumidores que desejam um elétrico da Ford, mas não querem pagar por um Mustang Mach-E.
Para fins de curiosidade, o Puma a gasolina custa € 28.900 (R$ 183.490) e o híbrido € 40.600 (R$ 257.780). Ele vem para brigar com modelo como o Jeep Avenger, Fiat 600e, Peugeot E-2008. A nova versão do Puma é produzida em Craiova, na Romênia com as primeiras entregas previstas entre o primeiro e segundo trimestre de 2025.
O Gen-E é equipado por um único motor elétrico de 168 cv e 29,5 kgfm de torque, ele tem apenas 2 cv a menos que a versão híbrida do modelo. Mas tem 4,2 kgfm de torque a mais. A bateria de 43 kWh tem um alcance de 376 km. Porém, devido as baterias, o Puma elétrico é um pouco mais pesado em comparação com o Puma híbrido. Sendo assim, o Gen-E é 0,6 segundos mais lento que a versão híbrida ST. Indo de 0 a 100 km/h em 8 segundos.
O novo carro elétrico de entrada da Ford é equipado com uma bateria de 43 kW, o que lhe proporciona uma autonomia entre 347-376 km, de acordo com o ciclo WLTP. Modelos com Jeep Avenger e Peugeot E-2008, principais concorrentes do Puma, são equipados com baterias maiores, logo têm um alcance mais interessante.
Quanto ao tempo de carregamento, em um carregador rápido de 100 kW DC ele leva 23 minutos para elevar os níveis de bateria de 10% para 80%. A entrada para o carregador fica no mesmo lugar que a entrada para o tanque de combustível.
O que muda no design do novo carro elétrico de entrada da Ford
O Ford Puma elétrico teve mudanças pontuais para diferenciá-los das outras versões. A grade fechada e o novo para-choque dianteiro além de remeterem ao design de um carro elétrico, lembram de longe o Mustang Mach-E. Só que aqui são mais carismáticas e menos imponentes. As rodas em liga leve e o spoiler traseiro também são novos. Por fim, ele perdeu os escapamentos agora que é elétrico.
No interior, as mudanças do novo carro elétrico da Ford também foram sutis. O cockpit digital, assim como o painel de instrumentos digital de 12,8 polegadas e a multimídia sensível ao toque de 12 polegadas são as mesmas das outras versões. Inclusive, vale lembrar que o Puma passou esse ano por uma atualização de meio ciclo de vida.
A diferença é que na versão elétrica, ele ganhou um console central mais elevado com um compartimento que otimiza o espaço que seria usado pela caixa de câmbio. Aproveitando a deixa sobre espaço, o porta-malas tem generosos 574 litros. Isso é realmente muito bom para um SUV compacto.
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