Cada país possui algum tipo de especificidade na hora de fazer seus carros. Não somente o costume local, mas algumas leis e regras governamentais determinam que um carro vai ser daquela maneira. Quer seja por incentivo de impostos ou por regras que proíbem de um modelo nascer outra forma. Portanto, conheça agora cinco tipos de carros que só existem por conta das leis.
Carros 1.0

Os carros com motor 1.0 não existem somente no Brasil, mas a situação da nosso mercado é tão específica que diversas marcas já encolheram seus propulsores para cumprir a classificação. Não somente isso: a Peugeot e Citroën desistiram do motor 1.2 PureTech por aqui para usar o 1.0 da Fiat por conta da lei. Tanto que o novo C3 usa motor 1.2 na Argentina.
O que acontece no Brasil é que carros com motor até 1.0 pagam um imposto menor, chegando a quase metade do que pagam modelos de 1.0 a 2.0. Com isso, modelos populares possuem esse tipo de motor, além de haver uma enxurrada de carros 1.0 turbo. Uma solução para andar como um 1.8 ou um 2.0, mas pagando imposto de 1.0 popular.
Compactos de até 4 metros de comprimento

Na Índia, os sedans são curtinhos e exibem visual bizarro por causa da lei. Para incentivar a produção de carros populares e diminuir o espaço ocupado no caótico trânsito indiano, o governo determinou algumas regras para reduzir drasticamente impostos e tornar os modelos mais baratos.
Carros indianos com menos de quatro metros de comprimento e motores até 1.2 a gasolina ou 1.5 diesel pagam somente 4% de imposto. Fugiu dessa regra, o imposto sobe para 20%. Quando a lei entrou em vigor, diversos fabricantes rapidamente encolheram a traseira de seus sedans e iniciaram a produção até mesmo de SUVs com essa dimensão.
Kei Cars

Bastante parecido com o sistema de regras da Índia, no Japão os Kei Cars existem há muito tempo e já tiveram suas leis alteradas. Só que lá as regras são muito específicas. Os modelos não podem ultrapassar 3,40 m de comprimento, 1,48 m de largura e 2,00 metros de altura. E o motor tem que ser no máximo 0.66 e ter até 64 cv.
A vantagem, além do imposto menor, é que os Kei Cars não pagam taxas de estacionamento, ao contrário de carros maiores. Só que conseguir construir um carro em dimensões tão restritas tornou o segmento hoje restrito a hatches e vans com teto elevado. Raros são os casos de Kei Cars que não mostram esse formato.
Caminhonetes médias que levam 1 tonelada

Mais uma particularidade da lei brasileira. Para usar motor diesel em nosso mercado, existem duas regras simples. Primeiro, se for uma caminhonete, precisa levar uma tonelada de carga na caçamba. Segundo, se for um utilitário esportivo, é necessário oferecer tração 4×4 com reduzida. Essa questão dos SUVs é bem comum lá fora, mas a das picapes não.
Prova disso é que toda caminhonete grande nos EUA como Ford F-150, Ram 1500 e Chevrolet Silverado não conta com nenhuma versão que carregue tanto na caçamba (salvo uma única versão da Silverado). Enquanto isso no Brasil, modelos menores como Ford Ranger, Fiat Toro e Chevrolet S10 conseguem fazer isso só e somente porque a lei as obriga.
Elétricos

Alguns países da Europa vão proibir a venda de carros a combustão. Isso forçou as montadoras a virar totalmente a chave e partir para a eletricidade total. A resposta foi imediata com a criação de diversos modelos totalmente livres de poluentes antes mesmo do que a montadora desejava fazer.
Por isso, certas marcas estão fazendo a virada elétrica. Contudo, muita gente tem desistido disso. Especialmente porque carros populares teriam de se adaptar a essa nova realidade, muito mais cara do que a atual, vale lembrar.
Para você: qual desses tipos de carros não deveria existir? Conte nos comentários.



Pela lei, a pick-up não precisa levar 1 tonelada de carga na caçamba para poder ter motor diesel. Precisa ter capacidade de carga de 1 tonelada, portanto incluindo os passageiros
Na verdade as picapes full size não carregam 1 tonelada aqui por outra regulamentação, o da CNH. Pra se encaixar nos 3,5 toneladas de PBT pra dirigir com carteira B, precisam homologa-las com menor capacidade de carga. Como nesse segmento a categoria da habilitação conta mais que ter motor diesel, resolveram manter capacidade de carga declarada menor.
Nos EUA elas são homologadas pra mais de uma tonelada.