Escolher um nome é algo bem difícil para uma montadora. Algumas vezes o batismo não dá muito certo. Em outras, o carro muda de RG para refletir uma nova fase daquele modelo ou até mesmo para se emancipar de uma família. Conheça agora cinco carros que mudaram de nome aqui no Brasil.
Citroën Aicross

Essa é a segunda vez que um carro chamado Citroën Aircross muda de nome no Brasil. A primeira geração, quando era uma minivan aventureira, surgiu como Aircross, mudou para C3 Aircross quando a versão Picasso chegou e depois voltou só a Aircross. A segunda e atual geração veio como C3 Aircross, mas na linha 2026 perdeu novamente o C3.
Fiat Mille

Originalmente, Mille era uma versão do Fiat Uno com motor 1.0 aspirado. Só que, com o tempo, lentamente a Fiat passou a usar o nome Mille para o hatch compacto com formato quadradinho. Quando a segunda geração saiu, ficou ainda mais nítida a separação entre os carros, especificamente do que era Uno e do que era Mille
Chevrolet Classic
![Chevrolet Classic bege de frente com as rodas dianteiras viradas [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/09/chevrolet_classic_21_edited-jpg.webp)
Quando a Chevrolet decidiu manter o Corsa Sedan de segunda geração em linha junto com o moderno Corsa C (terceira geração), o três volumes ganhou o sobrenome Classic. Ficou Corsa Classic por um tempo, depois se transformou somente em Chevrolet Classic. Inclusive, a pronúncia era bem brasileira com “classíque”.
Toyota SW4

Lá nos anos 1990, quando SUV da Hilux veio ao Brasil, ele era chamado de Hilux SW4, o que fez muita gente ter o costume de ainda chamar o modelo no feminino. Só que, desde a geração anterior à atual, a Toyota cortou o nome da caminhonete e deixou somente Toyota SW4. Ele é o SUV derivado de caminhonete mais vendido do nosso país há anos. E um dos carros mais superestimados.
Ram 1500

Esse caso não é mudança apenas do nome de um modelo, mas sim de vários carros. Ou melhor, de uma marca. Já faz mais de uma década que a FCA (hoje Stellantis) separou a linha de caminhonetes Dodge em uma marca. Para isso, tomou o nome Ram, que era de um modelo, para ser tornar a fabricante toda. Assim, o que era Dodge Ram, virou Ram 1500, Ram 2500 e Ram 3500.
Qual outro carro vocÊ lembra que já mudou de nome? Conte nos comentários.


