Nem toda marca consegue projetar carros bons de primeira. Afinal, é algo custoso e, quando envolve uma marca entrando em uma nova categoria, pode ser arriscado. Por isso, algumas vezes é necessário tempo e muitas modificações para acertar. E tem ainda aquelas situações onde é mais fácil criar carros completamente novos para substituí-los.
Por isso, reunimos aqui nessa lista cinco carros que nasceram ruins, mas que precisaram de tempo para ficar bons. Modelos que clamaram por carinho das montadoras e um pesado investimento para ganhar uma nova vida. Afinal, só assim para se transformarem em modelos desejados.
Volkswagen Fox
![Volkswagen Fox Pepper [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/10/volkswagen_fox_pepper_2_edited-1200x719.jpg)
Pensado para substituir o Gol, o Volkswagen Fox foi visto pelo mercado como um produto superior…mas não era. O problema é que o Fox era um dos carros com pior acabamento à venda no Brasil, que depois influenciou negativamente o Gol G4. O Motor 1.0 fraco também não ajudava em nada. Só que as duas reestilizações feitas pela Volkswagen e o novo motor 1.0 MPI mudaram a vida do Fox.
Ele ganhou interior bem mais sofisticado para honrar seu posicionamento acima do Gol, mantendo o espaço interno invejável. Com melhorias constantes na plataforma e suspensões mais ao estilo Volkswagen, ele se tornou um dos melhores hatches à venda no país por um bom tempo. Morreu aclamado e vendido em só duas versões com excelente custo-benefício.
Citroën Xsara / C4 Picasso

![Citroën Grand C4 Picasso [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/08/citroen_grand_c4_picasso_8_edited-1200x720.jpg)
Apesar de seu icônico visual de ovo, a primeira geração da Citroën Xsara Picasso sofreu com os males dos modelos da PSA da época. Suspensão frágil e transmissão problemática. O acabamento também não era dos melhores e, mesmo sendo chamativa no lançamento, muita gente tinha repulsa por ser futurista demais. Com isso, muitas famílias que só queriam mais espaço interno iam parar na Renault.
Tudo mudou com a segunda geração, rebatizada de C4 Picasso, onde a minivan da Citroën se tornou objeto de desejo. O visual ousado e elegante, junto da cabine sofisticada trouxe novamente a minivan ao auge. A parte mecânica melhorou, mas seguida com falhas. Seu ápice foi na terceira geração, quando ganhou motor THP e câmbio automático de seis marchas.
Jeep Compass

![Jeep Compass Trailhawk Diesel 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/04/NovoCompass_Trailhawk_BrancoPolar_edited-1200x720.jpg)
Considerado um dos piores carros já feitos pela Stellantis, se não o pior que a Jeep já fez, a primeira geração do Compass é um desastre. Visual desajeitado e esquisito, junto de um interior com qualidade de centavos foi parcialmente resolvido na reestilização (que foi oferecida no Brasil). Mas o conjunto mecânico de Mitsubishi e câmbio CVT eram tenebrosos.
Quando a segunda geração do Jeep Compass fez sua estreia no Brasil, ele fez a mudança da água para o vinho – ou melhor, da água do rio Tietê para o vinho mais premiado da Europa. A diferença de qualidade de construção, acabamento e visual foi tão absurda que a Jeep finge que o primeiro Compass não existiu. Enquanto o atual é o SUV médio mais vendido do Brasil.
Chevrolet Prisma


Uma evolução tão grande quanto a do Jeep Compass aconteceu com o Chevrolet Prisma. A primeira geração do sedan compacto era derivada do Celta, um modelo que nasceu para ser barato. O corte de custos no projeto era tão grande, que ele usava base de Corsa 1994 e convivia com o modelo uma geração acima. Tinha até volante torto por culpa disso.
Quando a segunda geração chegou, foi a revolução. Ele adotou nova base modular, cresceu em todos os sentidos e se tornou um carro bem mais sofisticado. Afinal, era hora de tomar o lugar do Corsa Sedan. Foi um dos responsáveis por popularizar o câmbio automático entre os modelos compactos e também tornou moda o estilo sedã com traseira curtinha e vidro inclinado.
Kia Cerato


A primeira geração do Kia Cerato lançada em 2004 fez parte de um período de transição da marca sul-coreana. Ela fazia carros extremamente genéricos e pouco queridos no mercado. Mas quando chegou a segunda geração em 2008, foi uma verdadeira revolução. O Cerato era um dos sedãs mais bonitos já lançados e instantaneamente virou um sucesso.
O modelo ganhou personalidade própria, mas ainda era menor que a maioria dos modelos da categoria. A vantagem é que custava menos, podendo brigar tanto com os sedãs compactos mais caros, quanto com os médios de entrada. A segunda geração do Cerato foi um dos carros que, globalmente, redefiniu a imagem da Kia e a tornou o que é hoje.
Qual destes carros você considera que mais mudou ao longo do tempo? Escreva a sua opinião nos comentários!
![VW Fox [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/volkswagen_fox_5-door_3-1320x791.jpeg)


O Fox era um carrinho que merecia muito uma nova geração. Ao contrário do Gol, ele morreu de forma digna e suas últimas atualizações são ótimas opções de usados. Um modelo atualizado nos moldes do Fit poderia atrair muitos órfãos do Honda.
É meio isso que o Tera será (rima não intencional), um Crossfox meio metido a besta. Ao menos parece terá um bom porta-malas, mas espaço traseiro de Polo (assim como o Nivus), que só é melhor que HB20, Kwid e Mobi.
Já a C4 Grand é ótima e uma "nave". Apesar da mecânica não ser a melhor, ficou até fácil de achar e não tão cara. Tenho uma igual a essa da foto e não vendo mais.
O Fox só ficou mais bonito. Ele herdou todos os defeitos e problemas da primeira geração, acho que só não corta mais o dedo. As versões 1. nada, melhor nem comentar.