Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 carros saíram de linha, mas ainda são sonho de consumo de muitos brasileiros

Curiosidades

5 carros saíram de linha, mas ainda são sonho de consumo de muitos brasileiros

Muitos carros que saíram de linha deixam saudades, mas nem todo carro sai de linha por falta de qualidade; às vezes, o mercado é que muda rápido demais

7 min de leitura

O mercado automotivo brasileiro já viu carros incríveis chegarem, fazerem sucesso e, depois de um tempo, simplesmente sumirem das concessionárias. Seja por mudança de estratégia das montadoras, novas regras ou até pela febre dos SUVs, alguns modelos deixaram saudade em quem teve e também em quem sempre quis ter. Relembre cinco carros que já saíram de linha, mas seguem vivos na saudade de muitos brasileiros.

Honda Fit 

fit
Honda Fit [Divulgação/Honda]

O Honda Fit (conhecido como Jazz em alguns mercados) é um dos carros que já saíram de linha e deixa saudades. Ele foi lançado em 2003 no Brasil e rapidamente virou um sucesso pelo seu interior versátil e muito configurável, graças ao tanque localizado debaixo do assento — o que deu origem ao famoso Magic Seat.

Sua primeira geração foi lançada em 2001 no Japão e chegou à América do Sul em 2003, produzido em Sumaré até 2021, quando foi substituído pelo City hatchback.

Amado pela praticidade, economia e motor confiável, o Fit conquistou diversos prêmios — no Japão foi considerado o carro do ano em 2001, 2002, 2007 e 2008. Vale lembrar que o Fit, junto com o Civic, foi um dos carros mais vendidos da Honda no Brasil. No entanto, ele saiu do mercado por decisões estratégicas. O hatch ainda segue vivo na China, onde é chamado de Jazz. 

Honda Fit [Divulgação/Honda]

Hoje, o City hatch até herdou parte do espaço, mas jamais alcançou a magia do Fit. E seu sucessor global, Jazz/ Fit, ainda traz novidades em design, que por muitos podem ser esquesito, mas esse visual faz parte da parceria da GAC, montadora chinesa, com a Honda. Para muitos brasileiros, nada substitui aquele pequeno gigante que era o verdadeiro carro de família sendo um hatch compacto. 

Chevrolet Vectra 

Chevrolet Vectra [divulgação]

O Chevrolet Vectra foi um dos grandes sucessos dos carros que saiu de linha quando o assunto é GM. Chegou em 1993 para substituir o Monza, com design moderno da Opel e motorização potente para um sedã na época, com propulsor 2.0 8V e 16V de até 150 cv e 20 kgfm. Na segunda geração (1996 a 2005), introduziu airbags, controle de tração e comandos no volante; se tornou líder de vendas, sendo o sedã preferido da classe média.

carros
Chevrolet Vectra [divulgação]

A terceira geração (2007–2011) chegou baseada na plataforma do Astra, com motor 2.4 flex, mas com o acabamento mais simplificado, inferior ao modelo europeu. Além disso, o sedã perdeu prestígio diante dos rivais como Civic e Corolla. Sua produção terminou em 28 de junho de 2011, sendo substituído pelo Cruze.  

Ford Focus 

Ford Focus [divulgação]

Durante quase duas décadas, o Ford Focus foi um dos hatches médios mais respeitados do Brasil que saiu de linha. Lançado por aqui no ano 2000, ele foi produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina. Era confortável, bem equipado, e com bom espaço interno, além de contar com um conjunto mecânico elogiado.

A linha passou por três gerações no Brasil, sempre acompanhando as tendências globais da Ford. A última chegou em 2013 e era vendida até 2019, quando a Ford encerrou a produção do modelo na Argentina. O motivo foi que o segmento de hatches médios perdeu espaço para os SUVs, e o Focus já não tinha o mesmo apelo de antes.

Ford Focus Fastback [divulgação]~carros
Ford Focus Fastback [divulgação]

Fora isso, a marca vinha mudando sua estratégia global, que é o foco em picapes e utilitários esportivos, o que também culminou no fim do sedã Fusion.

Mas claro, o Focus tinha seu pior inimigo que era as versões com o câmbio PowerShift, que usava uma caixa automatizada de dupla embreagem seca e causou dor de cabeça a muitos donos. A Ford até chegou a estender a garantia do componente.

Mesmo assim, o Focus segue como um carro bem lembrado, mas isso nas versões com câmbio manual, que tinham o DNA dinâmico e confiável do projeto original.

Hyundai I30 

Hyundai i30 (divulgação)

O Hyundai i30 foi um daqueles carros que chegou muito forte no mercado. Lançado no Brasil em 2009, o hatch médio sul-coreano logo conquistou quem buscava um modelo com visual moderno, acabamento superior e uma lista de equipamentos generosa. 

Era comum ver ele sendo comparado a modelos como o próprio Focus, Golf e Peugeot 307, mas com o diferencial de ter mais itens de série e preço competitivo. O motor 2.0 flex, o câmbio automático e o estilo europeu caíram no gosto do brasileiro.

Hyundai i30 (divulgação)

A primeira geração, importada da Coreia do Sul, fez tanto sucesso que virou uma febre nas ruas — principalmente entre os jovens. Em 2012 veio a segunda geração, com um design ainda mais sofisticado, mas o modelo passou a ser importado da Europa com motor 1.6, o que não agradou tanto quem esperava mais desempenho. Além disso, o preço ficou menos competitivo, o que esfriou o interesse do público.

O i30 é um dos carros que saiu de linha no Brasil em 2016, sem muito alarde. O foco da Hyundai virou os SUVs, como o Creta, e a marca percebeu que o brasileiro já não se interessava tanto por hatches médios quanto no início da década. Apesar disso, o i30 ainda é muito querido por quem teve ou sonhou em ter um.

Volkswagen Up!  

Volkswagen Up! Connect 2020 [divulgação]
Volkswagen Up! Connect 2020 [divulgação]

O Volkswagen Up! chegou ao Brasil em 2014 e logo conquistou muita gente pelo seu estilo pequeno pensado em ser um carro urbano moderno, econômico e seguro. A plataforma era nova, a construção era sólida, e o carro já trazia cinco estrelas no Latin NCAP — algo raro para um compacto.

O Up! também virou referência quando o assunto era consumo de combustível, especialmente na versão TSI, lançada em 2015. Com motor 1.0 turbo flex de três cilindros de 101/105 cv e 16,8 kgfm de torque, ele entregava um desempenho muito bom para um carro tão pequeno, chegando a andar mais que carros 1.6, mas gastando menos que muito 1.0 aspirado. Era divertido, econômico e muito bem acertado na dirigibilidade.

Volkswagen up! Connect (divulgação)

Mas o preço sempre foi um problema, já que ele era caro para o tamanho que entregava, principalmente nas versões mais completas. E aí, muitos consumidores preferiam levar um carro maior pelo mesmo valor. Além disso, o design quadradinho dividia opiniões, e o espaço no banco traseiro era limitado para famílias.

A produção nacional foi encerrada em 2021 na fábrica de Taubaté (SP), e ele não deixou substituto direto. A Volkswagen justificou a saída dizendo que precisava adequar a linha de montagem para outros modelos e que o segmento de compactos estava mudando. 

Volkswagen up! Connect (divulgação)

De fato, o público passou a mirar em SUVs e hatches maiores, e os custos de produção do Up! já não compensavam. Mesmo assim, o hatch subcompacto ainda é lembrado com carinho. Quem teve sabe que era um carrinho valente. Ainda mais na versão TSI, ele deixou saudade.

Quais carros da lista você mais sente saudades? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

25 comentários em “5 carros saíram de linha, mas ainda são sonho de consumo de muitos brasileiros”

  1. Sebastião Carlos Pereira

    VW UP! TSI Conect
    Tenho um 2017/2018
    Muito econômico, rápido e boa dirigibilidade.
    Não desvaloriza.
    Pretendo ficar com ele um bom tempo.
    Está com 36400 km, super conservado.
    Anda melhor que os carros 1.6 comuns.
    Belo Horizonte, 21.06.25

    • Marcio eloy santana

      Fez motor quantas vezes….

    • TINTHIA BH

      Olá Sr. Sebastião tudo bem? Gentileza por favor tenho uma joia rara VW UP MOVE amarelo saturno edição de ouro com câmbio automático e único e adquirido direto da Fábrica da Volkswagen de Taubaté SP e em BH e único e exclusivo com as características e sou apaixonada pelo meu UP pela minha joia rara que todos que olham ficam deslumbrado.

    • Rogério Sousa de Oliveira

      O meu era TSI MOVE, deixei muito semana para trás. Vendi e comprei um TCross. Saudades.

  2. ALEX STELIO PEREIRA DE SANTANA

    UP não, esse não deixou saudades. Caso você seja um jovem solteiro até me esforço para entender o amor pelo pote de sorvete, mas fora isso não atende 98% da demanda do brasileiro médio, que o carro é para andar na cidade, viajar com a família, carregar as compras de mês no supermercado.

    • Eraldo Costa

      Cada um tem suas prioridades. Sou casado e com filho único. Versatilidade no uso urbano, agilidade e diversão graças a excelente relação peso X potência, prazer de dirigir, economia de combustível difícil de igualar, robustez no uso diário, sistema de som original impecável para a categoria, posição de dirigir excelente para os meus 1,80 m, custo baixo de manutenção preventiva. nesses 3 anos de uso. Adoro este veículo e não vendo tão cedo.

  3. Júlio

    Fiat Punto também é desejado até hoje, eu tenho um Punto Essence 1.6 16v e deixo no estacionamento da empresa onde trabalho e vários funcionários falaram que ele chama atenção acham o carro muito bonito!!

  4. Adelia Maria Pimenta de Pádua Alcântara

    Eu amava o Cross Fox

  5. Paulo Ricardo Colpo Marques

    Tenho um UP TAKE 16/17.
    3 portas, s/ar, s/v. elétricos, s/dir. hidr.
    São 9 anos e tem apenas 24 mil KM.
    É excelente, muito rápido e econômico.

  6. Sebhasttyan

    Fico me perguntando quem tem como sonho de consumo um UP??? Kkk.. Um pote de sorvete ambulante que não parece com nada… Dizem é econômico anda bem, claro é um pote de sorvete sem nada tem que andar bem mesmo.. Kkkkk

    • Felipe

      Só andar em um Up tsi que vc vai entender do pq é um sonho de consumo. Um dos carros mais gostoso de dirigir, melhor e mais divertido de dirigir do que muita Mercedes e BMW.

  7. Claudio

    Bocm era fusca junior

  8. Wander

    TDS são bons carros , tirando o Focus, acho que teria qualquer um.

    • Israel Rodrigues da Silva

      Focus apesar do pawerchifit, é sonho de consumo. O sedan até hj chama atenção!

  9. Gilberto

    Tive um 2015 e troquei por um 2019 que está comigo, com 80000km. Nunca deu problema. TSi , 170. Anda bem e é econômico.

  10. Maria Alice Raposo Soares

    Tenho um UP 2016/2017 TSI e adoro!!!!

  11. Neusa

    Também tenho um UP, mais simples, o Take up, 2014/2015. Dá de 10 a zero em muito carro 1.6, principalmente na saída. É o carro mal educado, vc pisa e ele responde kkkk Amo meu carrinho, apesar de ter dois porta -luvas e nenhum porta – malas kkkk

  12. Maria

    Gosto do fit, I30, sentirei saudades.
    Acredito que o fit renovado seria um espetáculo.🚗💙

    Já o I30, automático em uma nova versão, seria o namoradinho.💜🚗

  13. Maria Dias

    Gosto do fit, I30, sentirei saudades.
    Acredito que o fit renovado seria um espetáculo.🚗💙

    Já o I30, automático em uma nova versão, seria o namoradinho.💜🚗

  14. Maria Célia

    Vocês só sabem é fazer bajulação e não falam a verdade. O carro que mais domina é o fiat UNO .

  15. MARIA DAS GRACAS PEREIRA SANTANA

    Saudades do Meriva, amoooo.
    Estou no terceiro 2011 eysatronic.
    Pena que saiu de linha, estou querendo trocar, procurando um que substitua.

  16. Paulo Sérgio Soares

    Tenho um Kia Cerato SX3 Automático 2012/ 13 que não troco por muitos desses Novos pois não me dá Manutenção além de ser um Carro completo econômico e Funcional…

  17. MARIA LUIZA DE CASTRO VELOSO

    Eu adoraria um Honda Fit zerinho!

  18. Valdo Galdez

    Já tive 2 i30 na verdade ainda tenho um tive um 2009 e agora tenho um 2011/12 carro muito bom excelente… talvez eu compre um modelo mais novo muito top

  19. Patrícia

    Meu sonho de consumo era o VW Up. Pequeno que entrega. Podem chamar de caixa de sorvete, aos meus olhos um fofo 😍, uma proposta diferente ao convencional carro de “vô”(sedan).

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar