Apesar de a internet ficar enfurecida toda vez que a Ford é citada em alguma matéria afirmando que a marca saiu do Brasil, isso não é verdade. Ela segue firme e forte como importadora. Mas o que a Ford poderia ter feito para que a sua produção nacional não tivesse entrado em falência?
Listamos cinco hipotéticas estratégias que poderiam ter mudado completamente o rumo da Ford no Brasil. Isso, é claro, se a marca tivesse dinheiro suficiente para fazer isso ou a aprovação da matriz – que vez ou outra transparece que não deixa muito que a divisão brasileira tome as próprias decisões.
New Fiesta sem automático de verdade
![Ford New Fiesta [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/04/ford_fiesta_sel_61_edited-750x450.jpg)
A grande questão é que o Ka ganhou um câmbio automático de verdade junto a um moderno motor 1.5 Dragon três cilindros aspirado. Esse motor deveria ter sido usado no New Fiesta, não no Ka. Com esse conjunto, a Ford poderia ter cobrado mais por ele e feito um rival de peso para o Chevrolet Onix. Mas no fim o Ka ficou mais sofisticado do que o New Fiesta e ainda por cima falhou.
Não nacionalizar o EcoBoost
![Ford New Fiesta [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/04/fiesta-1_edited-750x450.jpg)
O 1.0 EcoBoost era o motor mais premiado da época e já antecipava uma tendência que não teria mais volta. Se ao invés de nacionalizar o 1.5 aspirado a Ford tivesse feito o 1.0 EcoBoost no Brasil, além de ter tido a primazia entre os modelos turbo 1.0, teria vendido bem mais seus carros. Isso, claro, se não usasse o PowerShift nas versões automáticas.
Ford EcoSport global demais
![Ford EcoSport [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/01/ford_ecosport_freestyle_23_edited-750x451.jpg)
Bem menor que os rivais, o EcoSport não teve chance para o que vinha adiante como Jeep Renegade, Honda HR-V e Nissan Kicks. Nem é preciso citar que o câmbio PowerShift também ajudou a minar o sucesso do EcoSport, não é? Um EcoSport com porte de SUV compacto de verdade e motor EcoBoost poderia ter sido líder de vendas por anos ou até hoje.
Só Ford de baixo custo
![Ford Ka [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/01/ford_ka_64_edited-750x450.jpg)
Volume excessivo fez mal à Ford, que precisava equilibrar a balança das vendas com carros mais caros e sofisticados. Foi isso que a Fiat fez com Toro e agora com o Pulse. E também foi o foco da Nissan ao tirar V-Drive e March de linha para focar em Versa e Kicks. Ka e EcoSport deveriam ter sido mantidos na base, mas com irmãos mais sofisticados logo acima.
Anúncio ao contrário
![Ford Bronco Sport Wildtrack [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/06/Ford-Bronco-Sport-Wildtrack-16_edited-750x451.jpg)
Se a Ford tivesse prometido o lançamento de Bronco Sport, Maverick, Transit, Mustang Mach E e Territory antes de revelar que fecharia a fábrica, o impacto seria menor. Já que a cada anuncio novo, choviam comentários questionando se a Ford não tinha saído do Brasil. Era melhor prometer o futuro antes de anunciar as mudanças do presente.
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O problema da Ford no Brasil foi de gestão equivocada aliada a um departamento de marketing que não fazia ideia do que estava fazendo.
Os altos gerentes da Ford foram tão ineptos que não conseguiram justificar à matriz como uma das únicas montadoras com incentivos gordos conseguiu produzir com prejuízo.
Muita manobra para manter os amigos do rei em SP deu nisso….
Os altos não foram somente ineptos, foram arrogantes, se achavam os donos da verdade, massacravam fornecedores e não ouviam ou, entendiam os clientes, resultado, fracasso….
Você resumiu o que e Ford em poucas palavras ! ????
Auto mais que segure seu jornalista, tem em sua equipe uma pessoa altamente inteligente, fez uma consultoria gratuita para marca. Pensou muito a frente, com certeza ninguém pensou nisso…
O fechamento das fábricas foi o maior acerto estratégico da Ford em anos. A Ford tem que se concentrar no que faz de melho como as picapes, suvs, esportivos e vans segmentos onde ela é lider. Fora que os investimentos nos elétricos é mais essencial para o futuro da empresa do que investir em um mercado como o brasileiro no atual momento em que o mundo se encontra. A Fiat cresce no Brasil mas encolhe mundo a fora e como marca perde importância no mercado mundial se tornando um bandeira regional do grupo.
Foi ainda tarde! Depois de tanta lambança ela FUGIU para não pagar pelos problemas e falhas que sabe que cometeu e estão explodindo a cada dia… vcs ainda verão falar muito dos problemas do EcoBoost 2.0 da série 910 e todos os Dragon 1.0 e 1.5 que já veem dando muuuuuitos problemas.
Junte a isso os outros problemas crônicos já conhecidos com as Ranger e acrescente que a falha no PowerShift fica caracterizado como um vício oculto de origem no projeto, sem solução mecânica o que leva à ser Redibitório… ou seja, a FORD tem que indenizar cada um dos atuais proprietários com o mesmo valor que foi pago nos veículos ainda 0 km devidamente atualizado… uma conta que passaria fácil dos R$ 20 Bilhões para a FORD.
Imagine hipoteticamente que o processo do Recall não anda na SENACON devido à muita, mas muita mesmo da $$$$$$ Influência $$$$$$ sobre essa secretaria que pertence ao MJSP.
A quantidade de burros que a Ford tem na sua direção é impressionante. Não sei se no Brasil ou nos EUA. Acho que tanto lá como cá. Eu tive alguns modelos Ford e gostava deles até o Focus com aquele câmbio Frankstein que me deu só problema e prejuízo. E olha que o Focus era um baita carro.
Tinham tudo para ter um excelente mercado no Brasil, a Toyota segue mesmo caminho
A política de Trump fez com que a Ford saísse do México, tivesse um prejuízo enorme e isso teve impacto na marca em todo o continente.
Muita das novidades vinham da fábrica mexicana.
Tentar nacionalizar o Ecoboost? Como se não tinha corpo técnico para isso? Normalmente a fábrica mexicana “desvendava” as inovações que vinham da Europa e depois repassavam para o resto do continente.
A Ford do Brasil começou a fechar ali, quando a expansão no México foi cancelada. Muitos carros vinham de lá ou ao menos as primeiras versões até que começar a fabricar por aqui.
A Ford faliu? ?
A FORD ACABOU COM A TROLLER LANÇOU UM CARRO BASEADO NELA QUE FOI O BEONCO COM MUITA TECNOLOGIA EMBARCADA .
CADÊ O FUNDADOR DA GURGEL ? CADÊ O INVENTOR QUE CRIOU O CARRO MUVIDO A ÁGUA?
AGORA RECLAMAR QUE A FORD DEU O CALOTE A TODOS SABEM .
….. Resumindo , pisada na bola gigantesca com os consumidores da marca , fato é manchou toda uma historia linda da Ford no Brasil .
Poderia ter saído pela porta da frente.
A Ford ficou parada enquanto o mercado se mexia.Enquanto as outras montadoras criaram família de modelos,renovavam eles,a Ford passava 10 anos o veículo do mesmo jeito;quando o mercado pediu um popular de 4 portas,a Ford insistia no 2 portas.Não investiu no pós-venda.O mercado é simples:Ou você muda,ou, fica pra trás.