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5 coisas que a Ford poderia ter feito para não falir no Brasil

Apesar de seguir no Brasil como importadora, a Ford poderia ter tido um rumo bem diferente por aqui e ter evitado a falência das fábricas

5 min de leitura

Apesar de a internet ficar enfurecida toda vez que a Ford é citada em alguma matéria afirmando que a marca saiu do Brasil, isso não é verdade. Ela segue firme e forte como importadora. Mas o que a Ford poderia ter feito para que a sua produção nacional não tivesse entrado em falência?

Listamos cinco hipotéticas estratégias que poderiam ter mudado completamente o rumo da Ford no Brasil. Isso, é claro, se a marca tivesse dinheiro suficiente para fazer isso ou a aprovação da matriz – que vez ou outra transparece que não deixa muito que a divisão brasileira tome as próprias decisões.

New Fiesta sem automático de verdade

Ford New Fiesta [divulgação]
Ford New Fiesta [divulgação]
O New Fiesta foi um produto de certo prestígio para a Ford. Até hoje reconhecido como um carro bom de dirigir e bonito, ele teve um erro crasso em sua reestilização apresentada em 2017 e aposentada em 2019: não adotar câmbio automático de verdade. A Ford insistiu no PowerShift que dava mais problema que qualquer outro câmbio no país.

A grande questão é que o Ka ganhou um câmbio automático de verdade junto a um moderno motor 1.5 Dragon três cilindros aspirado. Esse motor deveria ter sido usado no New Fiesta, não no Ka. Com esse conjunto, a Ford poderia ter cobrado mais por ele e feito um rival de peso para o Chevrolet Onix. Mas no fim o Ka ficou mais sofisticado do que o New Fiesta e ainda por cima falhou.

Não nacionalizar o EcoBoost

Ford New Fiesta [divulgação]
Ford New Fiesta [divulgação]
Outro problema que envolve o New Fiesta é o motor EcoBoost. A Ford trouxe o motor 1.0 três cilindros turbo para o Brasil em uma variante somente com câmbio automático e a gasolina. Em tempo em que a Volkswagen usava o 1.0 TSI no up! com câmbio manual e já flex. O motor deveria ter sido nacionalizado e usado no New Fiesta, EcoSport e até no Ka.

O 1.0 EcoBoost era o motor mais premiado da época e já antecipava uma tendência que não teria mais volta. Se ao invés de nacionalizar o 1.5 aspirado a Ford tivesse feito o 1.0 EcoBoost no Brasil, além de ter tido a primazia entre os modelos turbo 1.0, teria vendido bem mais seus carros. Isso, claro, se não usasse o PowerShift nas versões automáticas.

Ford EcoSport global demais

Ford EcoSport [divulgação]
Ford EcoSport [divulgação]
A glória da primeira geração do Ford EcoSport foi ter sido pensada para o Brasil. Por isso até foi um sucesso absurdo e criou um segmento. Mas a segunda geração tentou agradar a tanta gente que ficou para trás. A culpa maior é dos indianos, que obrigaram o SUV a ter quatro metros de comprimento para pagar menos imposto.

Bem menor que os rivais, o EcoSport não teve chance para o que vinha adiante como Jeep Renegade, Honda HR-V e Nissan Kicks. Nem é preciso citar que o câmbio PowerShift também ajudou a minar o sucesso do EcoSport, não é? Um EcoSport com porte de SUV compacto de verdade e motor EcoBoost poderia ter sido líder de vendas por anos ou até hoje.

Só Ford de baixo custo

Ford Ka [divulgação]
Ford Ka [divulgação]
Enquanto a Ford hoje mira em baixo volume, mas rentabilidade alta, no passado seu erro foi justamente ter feito o contrário. A marca precisava de carros mais caros produzidos aqui ou na Argentina para manter a operação saudável. Um SUV médio como o Escape era mais do que necessário, assim como carros acima de Ka e EcoSport.

Volume excessivo fez mal à Ford, que precisava equilibrar a balança das vendas com carros mais caros e sofisticados. Foi isso que a Fiat fez com Toro e agora com o Pulse. E também foi o foco da Nissan ao tirar V-Drive e March de linha para focar em Versa e Kicks. Ka e EcoSport deveriam ter sido mantidos na base, mas com irmãos mais sofisticados logo acima.

Anúncio ao contrário

Ford Bronco Sport Wildtrack [Auto+ / João Brigato]
Ford Bronco Sport Wildtrack [Auto+ / João Brigato]
Esse último ponto não evitaria o fechamento das fábricas, mas causaria menos dano. Na irreversível situação na qual a Ford precisou tomar a decisão que se deu no Brasil, o anúncio com o qual o fechamento da fábrica foi feito deveria ter sido ao contrário. Primeiro a marca divulgou que fechou a fábrica da Camaçari, na Bahia, para somente depois anunciar uma nova linha de modelos. Esse foi o erro: anunciar o caos antes das mudanças.

Se a Ford tivesse prometido o lançamento de Bronco Sport, Maverick, Transit, Mustang Mach E e Territory antes de revelar que fecharia a fábrica, o impacto seria menor. Já que a cada anuncio novo, choviam comentários questionando se a Ford não tinha saído do Brasil. Era melhor prometer o futuro antes de anunciar as mudanças do presente.

>>Ford Maverick só falha onde a culpa não é dela | Avaliação 

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13 comentários em “5 coisas que a Ford poderia ter feito para não falir no Brasil”

  1. Mel Thormé

    O problema da Ford no Brasil foi de gestão equivocada aliada a um departamento de marketing que não fazia ideia do que estava fazendo.
    Os altos gerentes da Ford foram tão ineptos que não conseguiram justificar à matriz como uma das únicas montadoras com incentivos gordos conseguiu produzir com prejuízo.
    Muita manobra para manter os amigos do rei em SP deu nisso….

    • CARLOS

      Os altos não foram somente ineptos, foram arrogantes, se achavam os donos da verdade, massacravam fornecedores e não ouviam ou, entendiam os clientes, resultado, fracasso….

    • Paulo Cesar Nunes Monteiro

      Você resumiu o que e Ford em poucas palavras ! ????

    • Danilo

      Auto mais que segure seu jornalista, tem em sua equipe uma pessoa altamente inteligente, fez uma consultoria gratuita para marca. Pensou muito a frente, com certeza ninguém pensou nisso…

  2. Lucas Lima

    O fechamento das fábricas foi o maior acerto estratégico da Ford em anos. A Ford tem que se concentrar no que faz de melho como as picapes, suvs, esportivos e vans segmentos onde ela é lider. Fora que os investimentos nos elétricos é mais essencial para o futuro da empresa do que investir em um mercado como o brasileiro no atual momento em que o mundo se encontra. A Fiat cresce no Brasil mas encolhe mundo a fora e como marca perde importância no mercado mundial se tornando um bandeira regional do grupo.

  3. André De Maria

    Foi ainda tarde! Depois de tanta lambança ela FUGIU para não pagar pelos problemas e falhas que sabe que cometeu e estão explodindo a cada dia… vcs ainda verão falar muito dos problemas do EcoBoost 2.0 da série 910 e todos os Dragon 1.0 e 1.5 que já veem dando muuuuuitos problemas.

    Junte a isso os outros problemas crônicos já conhecidos com as Ranger e acrescente que a falha no PowerShift fica caracterizado como um vício oculto de origem no projeto, sem solução mecânica o que leva à ser Redibitório… ou seja, a FORD tem que indenizar cada um dos atuais proprietários com o mesmo valor que foi pago nos veículos ainda 0 km devidamente atualizado… uma conta que passaria fácil dos R$ 20 Bilhões para a FORD.

    Imagine hipoteticamente que o processo do Recall não anda na SENACON devido à muita, mas muita mesmo da $$$$$$ Influência $$$$$$ sobre essa secretaria que pertence ao MJSP.

  4. José Krupa

    A quantidade de burros que a Ford tem na sua direção é impressionante. Não sei se no Brasil ou nos EUA. Acho que tanto lá como cá. Eu tive alguns modelos Ford e gostava deles até o Focus com aquele câmbio Frankstein que me deu só problema e prejuízo. E olha que o Focus era um baita carro.

  5. José Alexandre lamiz bezerra

    Tinham tudo para ter um excelente mercado no Brasil, a Toyota segue mesmo caminho

  6. Roberto

    A política de Trump fez com que a Ford saísse do México, tivesse um prejuízo enorme e isso teve impacto na marca em todo o continente.
    Muita das novidades vinham da fábrica mexicana.
    Tentar nacionalizar o Ecoboost? Como se não tinha corpo técnico para isso? Normalmente a fábrica mexicana “desvendava” as inovações que vinham da Europa e depois repassavam para o resto do continente.

    A Ford do Brasil começou a fechar ali, quando a expansão no México foi cancelada. Muitos carros vinham de lá ou ao menos as primeiras versões até que começar a fabricar por aqui.

  7. Carlos Henrique

    A Ford faliu? ?

  8. Queiroz

    A FORD ACABOU COM A TROLLER LANÇOU UM CARRO BASEADO NELA QUE FOI O BEONCO COM MUITA TECNOLOGIA EMBARCADA .
    CADÊ O FUNDADOR DA GURGEL ? CADÊ O INVENTOR QUE CRIOU O CARRO MUVIDO A ÁGUA?
    AGORA RECLAMAR QUE A FORD DEU O CALOTE A TODOS SABEM .

  9. Alexander Tomaz Pereira

    ….. Resumindo , pisada na bola gigantesca com os consumidores da marca , fato é manchou toda uma historia linda da Ford no Brasil .
    Poderia ter saído pela porta da frente.

  10. Natan Sousa

    A Ford ficou parada enquanto o mercado se mexia.Enquanto as outras montadoras criaram família de modelos,renovavam eles,a Ford passava 10 anos o veículo do mesmo jeito;quando o mercado pediu um popular de 4 portas,a Ford insistia no 2 portas.Não investiu no pós-venda.O mercado é simples:Ou você muda,ou, fica pra trás.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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