Uma das fabricantes mais longevas e fortes no Brasil, a Volkswagen tem uma lista de louros no mercado nacional, mas também algumas falhas. Por isso, listamos aqui cinco erros que a montadora alemã cometeu nos últimos anos. E, assim como sua rival Chevrolet, também tem seus pecados a confessar. Confira alguns deles aqui.
Esqueceu da rival da Toro
![Volkswagen Tarok [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/volkswagen_tarok_concept_edited-1200x721.jpg)
A Fiat foi a primeira a criar uma caminhonete intermediária e teve sua fórmula seguida pela Renault, Ford, Chevrolet e Hyundai. Mas a Volkswagen também seria uma das primeiras…mas perdeu o timing. Ela apresentou a Tarok em 2018 como uma caminhonete intermediária derivada do Taos e até os EUA amaram.
Só que as contas não fecharam para a produção da Volkswagen Tarok e a marca alemã viu o bonde passar e não fez nada. Agora há um projeto para uma nova caminhonete intermediária, mas derivada do T-Cross, não do Taos. E, pelo andar da carruagem, vai demorar.
Amarok e Saveiro na ordem invertida
![Volkswagen Amarok V6 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/09/volkswagen_amarok_v6_extreme_6_edited-jpg.webp)
Quando um carro mais sofisticado inspira o visual de um mais barato, o mercado tende a valorizar os dois produtos. Mas quando o contrário acontece, a tendência é o modelo mais caro virar piada. E foi o que aconteceu com Amarok e Saveiro. Como a caminhonete do Gol saiu primeiro com a nova identidade visual, a Amarok virou Saveirok.
A identidade visual das duas caminhonetes é a mesma, mas a Saveiro ser inspirada na Amarok é uma coisa, mas a Amarok parecer inspirada na Saveiro baixa a imagem da picape média. A prova de que não deu certo é o fracasso nas vendas do modelo médio, que será substituído por uma picape chinesa.
Cadê a Kombi?
![Volkswagen ID Buzz - Kombi elétrica [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Volkswagen-ID-Buzz-Kombi-eletrica-15-1320x743.jpeg)
O comercial da chegada da ID.Buzz ao Brasil foi genial, existiu uma mídia gigante sobre o carro e todo mundo queria uma Kombi elétrica, mesmo que custasse uma fortuna. E o que a Volkswagen fez? Trouxe o modelo somente via aluguel e quase ninguém se interessou nessa modalidade caríssima.
Se a Kombi elétrica viesse ao Brasil com número limitado de unidades, mesmo custando mais de meio milhão de reais, certamente a Volkswagen venderia tudo em segundos. Não existe carro mais amado e carismático no Brasil do que a Kombi. E agora modernizada e elétrica, não tem para ninguém.
Previu uma tendência e ficou com medo
![Volkswagen Taigun [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/volkswagen_taigun_concept_5_edited-1200x720.jpg)
Se hoje o Volkswagen Tera existe, além de outros SUVs subcompactos como Fiat Pulse e Fastback, Renault Kardian, Kia Stonic e até o VW Nivus, tudo é por conta de uma tendência que a marca alemã viu e resolveu não seguir. Em 2012 ela apresentou o conceito do Taigun, um SUV subcompcato derivado do up!.
Ele teria a mesma plataforma do hatch, motor 1.0 TSI, visual de jipinho bem quadrado e dimensões bem compactas. O problema é que ele surgiu em uma época em que só existia EcoSport e Duster. Ele ficou parecendo pequeno demais e não tínhamos tantos SUVs para criar subsegmentos. Se tivesse sido produzido, teria sido um sucesso gigante até hoje.
O tal do Taos
![Volkswagen Taos [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/06/volkswagen_taos_250_tsi_7_edited-1200x720.jpg)
Diferentemente de T-Cross, Nivus e até do Tiguan, o Taos nunca conseguiu o sucesso que a Volkswagen esperava. E isso se deu por conta de vários fatores. O acabamento é bem ruim para um carro da categoria dele, além de ter poucas versões para um segmento que precisa de mais amplitude.
Contudo, o visual sem graça frente aos rivais diretos e até de seus irmãos também pesou. O fato de não ter uma versão 2.0 TSI também tirou potencial de vendas da VW. Afinal, o T-Cross vende bem com motor 1.4 porque é mais rápido que a média da categoria e muita gente queria o Tiguan por conta desse motor, não dos sete lugares.
Que outros erros a Volkswagen cometeu e você se lembra? Conte nos comentários.



O TAOS é um excelente carro. É confortável, porta malas grande e bem econômico na estrada. Já estou no segundo e só estou esperando a atualização de 2026 para comprar o terceiro.
Também tenho um TAOS, e estou muito satisfeito com o carro. Do conforto ao desempenho na estrada. Pena pra quem não tem um.
Estou no segundo taos, acabamento hoje em dia todos pecam porém motor e caixa igual não tem.
Tive um Taos, gostei demais do carro, porém fiquei no aguardo do novo modelo, que acabou não saindo em 25, acabei comprando um Compass S. Bota arrependimento, aguardando o novo Taos pra trocar. Não sei porque as pessoas adoram o Compass, único item que acredito ser 1 pouco melhor, seria a multimídia, fora isso o Taos é melhor, motor mais suave, potência, consumo, porta mala, posição do motorista….
Verdade! Carro muito bom! Excelente na estrada!
Esqueceram de citar os erros do Tiguan, colocaram a versão 1.4tsi que não tem nada haver com o modelo e categoria,tiraram a tração, depois tiraram potência da versão 2.0 tsi, um carro ótimo que foi piorado ao longo dos anos e agora uma nova geração com cara de Taos pra acabar com o resto, se já não vende o Taos pelos exemplos citados acima, pra que colocar a identidade visual na Tiguan, vai ser o mesmo erro da Saveirok
Na minha opinião , um dos maiores erros da VW no brasil foi não ter colocado o motor 1.0 tsi no Gol. Pelo menos em uma versão mais completa do modelo visto que o carro estava ficando para trás nas vendas nos últimos anos de fábricacao devido a falta de modernização na sua parte mecânica e tecnologica. Foi realmente uma pena isso não ter acontecido.
Felizmente para os entusiastas, estes erros estão sendo superados.
Maior erro foi tirar gol de linha, era só ter botado o nome de polo como gol.
A VW queimou o Polo com o último facelift do Gol que ficou muito parecido com o Polo.
Muitos não queriam ter um carro mais caro mas com cara de Gol.
Também tenho um TAOS, e estou muito satisfeito com o carro. Do conforto ao desempenho na estrada. Pena pra quem não tem um.
não deve retirar a saveiro e sim colocar motor 1.0 e 1.4 tsi. carro de dirigibilidade ótima.
O Taos tem público cativo, um VW com motor nacional de baixa manutenção, espaço interno e porta-malas gigante. Não tem nada de errado com o Taos.
Adoro meu TAOS, compraria de novo!!!!!
Pioraram a Tiguan. Tenho uma 2018 e é uma máquina excelente. Mas as atuais são carroças
Tenho um TAOS HIGHLINE 2024. Excelente carro, fiz a escolha certa.
Também possuo um TAOS 2024 e estou muito satisfeito com o carro. Pelo que percebi, todos que possuem o TAOS estão satisfeitos.
O Taos, é excelente, já dirigi por várias vezes, agora com um câmbio de oito velocidades no modelo 2026, ficará bem próximo da perfeição, mas, por enquanto vou de Polinho 18/19 1.0, ainda chego lá!
O maior erro da vw foi a adoção de motores insignificantes, principalmente os 3 cilindros, uma calamidade. Como que Tiguan vai ter motor 1.4, coisa de desavisados.