Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 erros que a Volkswagen cometeu no Brasil nos últimos anos

Curiosidades

Erros e acertos

5 erros que a Volkswagen cometeu no Brasil nos últimos anos

Tentando recuperar a liderança nas vendas no Brasil, a Volkswagen teve muitos acertos, mas deu alguns escorregões pelo caminho

4 min de leitura

Uma das fabricantes mais longevas e fortes no Brasil, a Volkswagen tem uma lista de louros no mercado nacional, mas também algumas falhas. Por isso, listamos aqui cinco erros que a montadora alemã cometeu nos últimos anos. E, assim como sua rival Chevrolet, também tem seus pecados a confessar. Confira alguns deles aqui. 

Esqueceu da rival da Toro

Volkswagen Tarok [divulgação]
Volkswagen Tarok [divulgação]

A Fiat foi a primeira a criar uma caminhonete intermediária e teve sua fórmula seguida pela Renault, Ford, Chevrolet e Hyundai. Mas a Volkswagen também seria uma das primeiras…mas perdeu o timing. Ela apresentou a Tarok em 2018 como uma caminhonete intermediária derivada do Taos e até os EUA amaram.

Só que as contas não fecharam para a produção da Volkswagen Tarok e a marca alemã viu o bonde passar e não fez nada. Agora há um projeto para uma nova caminhonete intermediária, mas derivada do T-Cross, não do Taos. E, pelo andar da carruagem, vai demorar.

Amarok e Saveiro na ordem invertida

Volkswagen Amarok V6 [divulgação]
Volkswagen Amarok V6 [divulgação]

Quando um carro mais sofisticado inspira o visual de um mais barato, o mercado tende a valorizar os dois produtos. Mas quando o contrário acontece, a tendência é o modelo mais caro virar piada. E foi o que aconteceu com Amarok e Saveiro. Como a caminhonete do Gol saiu primeiro com a nova identidade visual, a Amarok virou Saveirok.

A identidade visual das duas caminhonetes é a mesma, mas a Saveiro ser inspirada na Amarok é uma coisa, mas a Amarok parecer inspirada na Saveiro baixa a imagem da picape média. A prova de que não deu certo é o fracasso nas vendas do modelo médio, que será substituído por uma picape chinesa.

Cadê a Kombi?

Volkswagen ID Buzz - Kombi elétrica [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen ID Buzz – Kombi elétrica [Auto+ / João Brigato]

O comercial da chegada da ID.Buzz ao Brasil foi genial, existiu uma mídia gigante sobre o carro e todo mundo queria uma Kombi elétrica, mesmo que custasse uma fortuna. E o que a Volkswagen fez? Trouxe o modelo somente via aluguel e quase ninguém se interessou nessa modalidade caríssima.

Se a Kombi elétrica viesse ao Brasil com número limitado de unidades, mesmo custando mais de meio milhão de reais, certamente a Volkswagen venderia tudo em segundos. Não existe carro mais amado e carismático no Brasil do que a Kombi. E agora modernizada e elétrica, não tem para ninguém.

Previu uma tendência e ficou com medo

Volkswagen Taigun [divulgação]
Volkswagen Taigun [divulgação]

Se hoje o Volkswagen Tera existe, além de outros SUVs subcompactos como Fiat Pulse e Fastback, Renault Kardian, Kia Stonic e até o VW Nivus, tudo é por conta de uma tendência que a marca alemã viu e resolveu não seguir. Em 2012 ela apresentou o conceito do Taigun, um SUV subcompcato derivado do up!. 

Ele teria a mesma plataforma do hatch, motor 1.0 TSI, visual de jipinho bem quadrado e dimensões bem compactas. O problema é que ele surgiu em uma época em que só existia EcoSport e Duster. Ele ficou parecendo pequeno demais e não tínhamos tantos SUVs para criar subsegmentos. Se tivesse sido produzido, teria sido um sucesso gigante até hoje.

O tal do Taos

Volkswagen Taos [divulgação]
Volkswagen Taos [divulgação]

Diferentemente de T-Cross, Nivus e até do Tiguan, o Taos nunca conseguiu o sucesso que a Volkswagen esperava. E isso se deu por conta de vários fatores. O acabamento é bem ruim para um carro da categoria dele, além de ter poucas versões para um segmento que precisa de mais amplitude.

Contudo, o visual sem graça frente aos rivais diretos e até de seus irmãos também pesou. O fato de não ter uma versão 2.0 TSI também tirou potencial de vendas da VW. Afinal, o T-Cross vende bem com motor 1.4 porque é mais rápido que a média da categoria e muita gente queria o Tiguan por conta desse motor, não dos sete lugares.

Que outros erros a Volkswagen cometeu e você se lembra? Conte nos comentários.


YouTube video

4 comentários em “5 erros que a Volkswagen cometeu no Brasil nos últimos anos”

  1. Mario Benoni

    O TAOS é um excelente carro. É confortável, porta malas grande e bem econômico na estrada. Já estou no segundo e só estou esperando a atualização de 2026 para comprar o terceiro.

    • Jeovan

      Também tenho um TAOS, e estou muito satisfeito com o carro. Do conforto ao desempenho na estrada. Pena pra quem não tem um.

      • Walmir

        Estou no segundo taos, acabamento hoje em dia todos pecam porém motor e caixa igual não tem.

    • Paulo Damiani

      Tive um Taos, gostei demais do carro, porém fiquei no aguardo do novo modelo, que acabou não saindo em 25, acabei comprando um Compass S. Bota arrependimento, aguardando o novo Taos pra trocar. Não sei porque as pessoas adoram o Compass, único item que acredito ser 1 pouco melhor, seria a multimídia, fora isso o Taos é melhor, motor mais suave, potência, consumo, porta mala, posição do motorista….

    • Hugo Chaves

      Verdade! Carro muito bom! Excelente na estrada!

  2. Anderson

    Esqueceram de citar os erros do Tiguan, colocaram a versão 1.4tsi que não tem nada haver com o modelo e categoria,tiraram a tração, depois tiraram potência da versão 2.0 tsi, um carro ótimo que foi piorado ao longo dos anos e agora uma nova geração com cara de Taos pra acabar com o resto, se já não vende o Taos pelos exemplos citados acima, pra que colocar a identidade visual na Tiguan, vai ser o mesmo erro da Saveirok

  3. Elvio Luiz Marcos

    Na minha opinião , um dos maiores erros da VW no brasil foi não ter colocado o motor 1.0 tsi no Gol. Pelo menos em uma versão mais completa do modelo visto que o carro estava ficando para trás nas vendas nos últimos anos de fábricacao devido a falta de modernização na sua parte mecânica e tecnologica. Foi realmente uma pena isso não ter acontecido.

  4. Fabrício B Aguirre

    Felizmente para os entusiastas, estes erros estão sendo superados.

  5. José Felipe

    Maior erro foi tirar gol de linha, era só ter botado o nome de polo como gol.

  6. Udo

    A VW queimou o Polo com o último facelift do Gol que ficou muito parecido com o Polo.
    Muitos não queriam ter um carro mais caro mas com cara de Gol.

  7. Jeovan

    Também tenho um TAOS, e estou muito satisfeito com o carro. Do conforto ao desempenho na estrada. Pena pra quem não tem um.

  8. Helder

    não deve retirar a saveiro e sim colocar motor 1.0 e 1.4 tsi. carro de dirigibilidade ótima.

  9. Eddie

    O Taos tem público cativo, um VW com motor nacional de baixa manutenção, espaço interno e porta-malas gigante. Não tem nada de errado com o Taos.

  10. mariangela

    Adoro meu TAOS, compraria de novo!!!!!

  11. Marcelo Heemann

    Pioraram a Tiguan. Tenho uma 2018 e é uma máquina excelente. Mas as atuais são carroças

  12. Luciano Guimarães

    Tenho um TAOS HIGHLINE 2024. Excelente carro, fiz a escolha certa.

  13. Pedro Lombello

    Também possuo um TAOS 2024 e estou muito satisfeito com o carro. Pelo que percebi, todos que possuem o TAOS estão satisfeitos.

  14. José Artur Jordão

    O Taos, é excelente, já dirigi por várias vezes, agora com um câmbio de oito velocidades no modelo 2026, ficará bem próximo da perfeição, mas, por enquanto vou de Polinho 18/19 1.0, ainda chego lá!

  15. Miguel Ângelo Pellicel

    O maior erro da vw foi a adoção de motores insignificantes, principalmente os 3 cilindros, uma calamidade. Como que Tiguan vai ter motor 1.4, coisa de desavisados.

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar