Home » Curiosidades » 5 hatches mais memoráveis do Brasil

Curiosidades

5 hatches mais memoráveis do Brasil

O Brasil é repleto de carros de várias categorias e os hatches acabam sendo mais vendidos e queridos. Mas, quais são os mais memoráveis?

3 min de leitura

Os hatches são carros bastante queridos, por terem preço acessível e por servirem para qualquer utilidade, porém tem aqueles mais memoráveis. O Brasil não ficaria de fora desta categoria, já que nosso mercado possui aqueles modelos bastante amados pelo público e que ocupam um espaço enorme em nossos corações.

Na lista de hoje, o leitor do Auto+ vai conhecer quais hatches são os mais memoráveis do Brasil. Infelizmente todos os listados já não são mais produzidos por aqui, mas eles vieram e se consolidaram no mercado. Então, prepare a nostalgia e tenha boa leitura.

Volkswagen Gol e Fusca

Em primeiro lugar aparecem os hatches compactos baratos da Volkswagen. O Fusca veio primeiro, em meados de 1959 e rapidamente se tornou um dos modelos mais vendidos do mercado. Alguns anos depois, seu projeto ficou defasado e aí surgiu o Gol. Aqui, o “novato” era bem mais atual e viveu por 42 anos por aqui. Hoje, são carros de colecionadores e até são vistos rodando pelo Brasil inteiro em perfeito estado.

Fiat Uno

Fiat Uno 1984 [divulgação]
Fiat Uno 1984 [divulgação]

Já em segundo lugar temos o modelo italiano e rival dos indicados anteriores. Não tem como falar de hatches memoráveis do Brasil e não citar o Uno. Ele chegou em 1984 e funcionava como um substituto mais refinado do que o 147. Suas linhas quadradas se tornaram e a manutenção acessível ajudaram a popularizar o hatch. Cuidado ao ver um desses com uma escada no teto, eles vão pedir passagem e passar voando.

Chevrolet Corsa

Chevrolet Corsa [Divulgação]

A Chevrolet possui diversos carros memoráveis em sua trajetória no Brasil, mas o Corsa tem um espaço especial. Ele foi revelado na década de 1990 e fez um tremendo sucesso. Desenho arredondado, desempenho satisfatório e preços módicos se destacavam. Viveu até 2012. Hoje, está bem vivo lá fora e é passou a ser um modelo da Opel.

Ford Escort

Ford Escort XR3 Cabrio (reprodução)

Um dos hatches memoráveis do Brasil e que ajudou bastante sua montadora foi o Escort. Ele veio para cá a fim de atazanar o Fusca, Gol e até balançou o Uno. No começo, o Escort tinha linhas mais retas e quadradas. Porém, com o tempo foi atualizando seu visual e ganhando novas formas e a versão XR3 é uma das mais lembradas pelo visual diferenciado. Ele viveu por aqui até 2003, dando espaço para o Ka e Fiesta.

Honda Fit

Fit
Honda Fit [Divulgação]

Por fim, o último dos hatches memoráveis do Brasil nessa lista é o Fit. Apesar de ter uma pegada de monovolume, ele é um hatch compacto por baixo de tudo. Chegou nos anos 2000 e ajudou a Honda a ser bastante popular por aqui. Viveu até 2021, contudo tem uma nova geração que tem até versão híbrida lá fora. No entanto, é uma boa pedida no mercado de usados.

Qual desses modelos você acha mais memorável? Tem outras indicações? Conte nos comentários


YouTube video

8 comentários em “5 hatches mais memoráveis do Brasil”

  1. Rodrigo

    Eu teria considerado também o Palio.

  2. Luis Fernando Pozas

    O Fusca era considerado um sedan… O nome Fusca só veio depois no mercado, inicialmente era vendido como VW sedan…
    Fit é minivan, nunca foi um Hatch…
    Senti falta do Monza Hatch na lista, que marcou os anos 80

  3. Roberto José

    O "vw sedan" (fusca) é um hatch????

  4. Pedro Marques

    Não,o próprio nome de origem já diz; Volkswagen SEDAN (tem três volumes de carroceria,frente teto e traseira) coisa que um hatch n tem

  5. Pedro Marques

    Honda Fit é a junção dos dois,por isso uns falam que é Hatch e outros minivan

  6. Pedro Marques

    A lista contando Gol,Fusca,Uno e Corsa tá certa,agora pouca gente de hoje conhece Escort e Fit. Poderia ter no lugar deles Celta e Palio que tiveram volume de vendas maiores

  7. rodrigosr

    Pouca gente de hoje conhece o Fit?

  8. Tootsuki

    O Escort apesar de ter sido muito importante pra época, ficou no passado, não vejo pessoas mais jovens falando dele.

Os comentários estão encerrado.

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar