Um país tão grande quanto o Brasil está recebendo diversas marcas chinesas nos últimos tempos. Mas e se fabricantes outras origens resolvessem vender seus carros por aqui? Essa lista mostra cinco marcas que poderiam comercializar seus carros no Brasil.
Opel

Quem não tem saudade de carros clássicos da Chevrolet como Corsa, Astra e Zafira? Por isso, a Opel é muito pedida por aqui. Hoje dentro da Stellantis ela teria mais chance de vir do que nos tempos de GM ou até na época da PSA. Afoinal, dada a estrutura atual do grupo, a Opel ficaria sem espaço entre Fiat, Peugeot e Citroën aqui no Brasil. Para dar certo, só com fabricação nacional.
Suzuki

Sim, a Suzuki está presente no Brasil…tecnicamente. Especialmente porque só trabalha com o Jimny. O renascimento da marca poderia ser feito com modelos de baixo custo produzidos na Índia que fazem enorme sucesso na América. Especialmente os pequenos SUVs da marca e modelos baratos para ganhar volume.
Skoda

A Skoda é a marca de baixo custo do grupo Volkswagen. Vendendo modelos equivalentes aos da marca alemã, mas sempre com mais espaço interno, soluções criativas de design e até um visual mais ousado, ela faz sucesso na Europa e até na Índia. A vantagem é ter a expertise Volkswagen, mas com custo reduzido.
Cadillac

Agora com carros elétricos, a vinda da Cadillac no Brasil está cada vez mais próxima. Mas, enquanto não vem, os leitores pedem por ela. Única marca norte-americana que consegue status comparável à BMW, Audi e Mercedes-Benz, a Cadillac investe em modelos de porte grande com visual chamativo. Falta só a GM divulgar quando vai dividir um pouco de atenção com a Chevrolet.
Alfa Romeo
![Alfa Romeo Tonale [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/alfa_romeo_tonale_sport_speciale_ibrida_plug-in_q434.webp)
Sem dúvida, a marca mais citada pelos entusiastas é a Alfa Romeo. Quase uma unanimidade, a marca que faz os mais belos carros dentro da Stellantis faz falta por aqui. A Alfa Romeo já tem uma extensa rede de concessionárias da Stellantis que poderia usar, público cativo e apaixonado, além de ser uma marca carismática.
Que outras marcas deveriam vender seus carros no Brasil? Conte nos comentários.
![Suzuki Fronx azul parado de frente a uma montanha azul [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/05/P22Gp1VE-maruti_suzuki_fronx_2_edited-1320x791.webp)


Vi muito Skoda em Londres e Liverpool… Muito vendido por lá.
A Mazda poderia entrar novamente em nosso mercado. Seus modelos são muito bonitos e interessantes.
A Mazda ainda faz carros com motor Wankel rotativo?
Mazda faz falta. A Suzuki faz carros excelentes, duráveis, de qualidade como uma boa japonesa, mas não serve pra brasileiro, mas não são carros pomposos como brasileiro gosta. Aqui seria um fracasso.
A Skoda já deixou de ser uma marca generalista de baixo custo e vem ampliando a gama de modelos ofertados. Já é a terceira marca mais vendida da Europa e vem crescendo de forma sólida. O retorno da Opel seria muito bem vindo aqui, inclusive poderiam utilizar-se da estrutura da Stellantis em Porto Real/RJ e alavancar a produção da fábrica. Ainda mais que o Corsa atual, por exemplo, nada mais é do que um rebadge do Peugeot 208.
São duas marcas que realmente fazem falta aqui. A própria Renault perdeu mercado ao deixar de ofertar os modelos da Dacia (que por aqui eram fabricados com o logo da própria Renault)
Mazda e Lincoln fizeram falta nessa lista.
Concordo com todas, tbm há era espaço para a Mazda, .as Suzuki tenho minhas dúvidas, talvez por faltar sabedoria no investimento em marketing, mas como um amigo aí disse, não são carros chamativos e brasileiro gosta disso, carro chamativo