Para acelerar a entrada de uma marca em algum segmento novo, muitas fabricantes pedem emprestado carros de uma rival ou parceira. Isso é chamado de engenharia de emblema, onde um carro de uma marca X usa o logotipo da Y e é vendido como se pertencesse à segunda. Já viu algum assim?
Nessa lista trazemos cinco exemplos diferentes de carros que não pertencem às marcas as quais eles são vendidos. Ao menos o projeto original não é delas ou, por debaixo de uma casca estilizada por uma fabricante, se esconde um modelo de outra. Alguns exemplos temos no Brasil, outros não. Confira.
Fiat Titano

Originalmente nascida como Peugeot Landtrek, a Stellantis decidiu trocar o nome e a marca da caminhonete média para vendê-la no Brasil. Afinal, a força da Peugeot no nosso território ainda é limitada, enquanto a Fiat domina o segmento de picapes. Mas o interior é 100% Peugeot e os faróis com dente de leão não negam sua origem.
Chevrolet Spark EUV

Vendido na China como Baojun Yep Plus, o SUV subcompacto elétrico atravessou o oceano e ganhou uma gravata e mudou de nome para Spark EUV. Visando brigar diretamente com as marcas chinesas de volume, a GM usou uma de suas marcas de baixo custo na China para ter um modelo elétrico com preço competitivo por aqui. Só que ele não nasceu como Chevrolet.
Ford Explorer EV
![Ford Explorer EV [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/ford_explorer_814_edited-1200x721.jpg)
Por mais que tenha um visual com DNA totalmente Ford, as proporções do Explorer EV são um tanto quanto estranhas para o padrão da marca. Mas basta um olhar mais atento para perceber que ele não passa de um Volkswagen ID.4 que aprendeu a falar inglês com sotaque de Detroit.
Mitsubishi ASX
![Mitsubishi ASX 2025 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/04/Mitsubishi-ASX-2025-2-1320x792.jpg)
Tal qual uma criança perdida do divórcio entre Renault e Nissan, a Mitsubishi resolveu vender só carros da Renault com outro logotipo lá na Europa. O mais emblemático deles é o ASX, que não passa de um Captur de nova geração com grade frontal diferente e nome Mitsubishi escrito em letras enormes na traseira.
Dodge Attitude

O nome Dodge Attitude não é tão conhecido pelos brasileiros, mas é um dos carros que mais passou por engenharia de emblema na história. Ele já foi um Hyundai Accent, passou os últimos anos como Mitsubishi Attrage e agora é um GAC Empow. Migrou do segmento de sedans compactos para o de subcompacto e agora é um médio. Já foi coreano, japonês e agora é chinês. E tudo isso, fingindo ser um Dodge.
Qual outro carro vendido por uma marca que não o desenvolveu que você se lembra? Conte nos comentários.



A Titano é chinesa, de uma marca originalmente chinesa
A FIAT também fez essa troca de emblema com a DODGE JOURNEY, que aqui no Brasil virou a FREEMONT
O Dodge é tudo menos um Dodge kkkk.
Acho interessante esses conceitos, mas sempre fico com dúvida como é feito esse tipo de parceria.