Uma mentira contava várias vezes e de maneira contundente às vezes parece se transformar em verdade. Em tempos de fake news, é preciso combater a desinformação com verdades. Por isso, reunimos aqui cinco grandes falácias que te contam sobre carros e por que elas não passam de histórias que fariam o nariz de Pinóquio crescer.
Boa parte do que está relatado aqui é difundido há anos e muitos a tomam como verdade, mesmo que o cenário tenha mudado. E repare: sempre que uma postagem na rede social ou uma conversa é iniciada envolvendo alguma das marcas ou situações aqui citadas, essas histórias sempre aparecem.
Carros franceses têm manutenção muito cara
![Citroën C3 Aircross 7 Shine [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/03/Citroen-C3-Aircross-7-Shine-19-1320x793.jpg)
O tempo em que os carros franceses tinham manutenção cara e complicada, em especial destaque para Peugeot e Citroën, já foi. Hoje as marcas francesas do grupo Stellantis têm bom atendimento na concessionária, comparável à boa fama de Hyundai, Honda e Toyota. Além disso, o preço está dentro da realidade do mercado e até abaixo das rivais.
Exemplo disso é que o Citroën C3 Aircross tem custo de revisão das três primeiras paradas de R$ 2.214, enquanto a Chevrolet Spin no mesmo período custa R$ 2.128, praticamente igual. Outro exemplo é o Peugeot 208, que sai por R$ 2.172 fazer as três primeiras revisões contra R$ 1.851,27 do Hyundai HB20.
Carros japoneses não quebram
![Toyota Corolla Cross XRX HEV [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/04/Toyota-Corolla-Cross-XRX-HEV-05-1320x743.jpeg)
Todo carro quebra, isso é um fato. Não adianta rodar 200 mil km com um Toyota Corolla ou um Yaris sem fazer as revisões periódicas ou só trocar o óleo (sem trocar filtro). Muita gente fez isso e hoje muitos japoneses dos anos 2000 se encontram em estado deplorável. É preciso fazer a manutenção em dia. É fato de que os carros nipônicos têm um cuidado extra na engenharia e seus carros são mais confiáveis. Mas se não cuidar, é óbvio que vão quebrar.
Quanto maior o motor, melhor
![Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/01/Fiat-Pulse-Impetus-10_edited-750x451.jpg)
Até hoje muitos dizem que motor 1.0 não presta por ser pequeno e sem força. Contudo, a grande maioria dos SUVs compactos utiliza motor 1.0 três cilindros turbo no lugar dos antigos motores 1.6, 1.8 e até 2.0. Veja como exemplo: a Fiat substituiu o antigo 1.8 E.Torq pelo novo 1.0 três cilindros turbo.
O motor usado pelo Argo contava com 139 cv e 19,3 kgfm de torque. Já o turbo do Pulse tem 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Segundo o INMETRO, mesmo sendo mais pesado, o Pulse turbo faz 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. O Argo faz 6,6 km/l e 8,6 km/l nas mesmas condições. E o 0 a 100 km/h chega 1 segundo antes no turbo. Só benefícios.
Precisa de protetor de cárter

Toda vez que um carro novo é comprado na concessionária, rapidamente o time de acessórios tenta empurrar o protetor de cárter. Mas já pensou que se a marca não oferece o equipamento como item de série é porque ele não é tão necessário assim? Protetor de cárter, hoje, só tem serventia real em um carro off-road.
Para andar na cidade, ele só adicionará mais peso e comprometerá a segurança. Afinal, os carros modernos são projetados para jogar o motor no chão em caso de batida, para evitar o peso extra sendo arrastado para a cabine. Um protetor de cárter impossibilita essa função e pode piorar a deformação em caso de acidentes.
Fiat tira carros de linha muito rápido
![Fiat Uno Ciao [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/12/3772_edited-750x450.jpg)
Ao contrário de muitas marcas que mantém os mesmos carros por anos, mudando apenas de geração, a Fiat tem o costume de mudar de nome a cada novo ciclo. Isso fez com que muita gente acredite que a marca italiana tira todos os seus carros de linha rápido demais. O que é uma enorme mentira.
O Palio durou 14 anos na mesma geração, o Doblò se manteve por 20 anos e o Uno teve uma primeira carreira com 29 anos e a segunda geração permaneceu por 11 anos. No segmento de médios é que a troca é mais constante, mas durando o mesmo tempo que seus rivais. O Bravo durou de 2010 a 2016, mesmo tempo que o Ford Focus de terceira geração (2013 a 2019).
Que outra lorota automotiva você já ouviu? Conte nos comentários.
>> 5 carros para comprar por até R$ 50.000
>> Mercedes-Benz finalmente lança carros híbridos no Brasil
>> GM vai contra o público e se mantém firme sobre carros elétricos



Matéria de M
Há quem diga que carro de marca chinesa não tem peça de reposição.
Eu fiquei mais de 9 meses esperando uma peça do esguicho do limpador de para-brisa, mas de marca italiana.
A Fiat demorou uns 5 anos pra trazer o Bravo pro Brasil, porque ainda fabricava o Stilo por aqui. Quando carro chegou já estava bem desatualizado, era super beberrão, e ficou pouquíssimo tempo no nosso mercado.
Tanto que hoje é super raro ver um Bravo nas ruas. Aliás, até o Punto que vendeu bem mais que o Bravo, quase não se vê um pelas ruas hoje, o Linea então…
É sério, os carros deles parecem descartáveis.
Basta reparar que em menos de 15 anos, carros que você via aos montes rodando por aí, estão cada vez mais difíceis de se ver, Siena e Gran Siena, Palio e Uno modelos novos, Doblô, Bravo, Punto, Linea…
E sobre os franceses serem "bons de manutenção" parece piada, porque na mão da Stellantis esses carros não são mais franceses, eles ficaram iguais aos carros da Jeep, ou seja, carros da Fiat com logotipo diferente.
Ou era um Alfa Romeo ou você foi numa concessionária da Fiat ao invés de ir em qualquer auto peça.
Peça de Fiat encontra em qualquer esquina.
"Problema" da Fiat é ficar trocando de nome. Mas um Gol G2 (Bola) tem nada a ver com o último Gol (G8), por exemplo. O próprio Polo poderia ser chamado de Gol sem grandes problemas e a galera iria dizer que o Gol existe desde a década de 80, mesmo sendo exatamente o mesmo Polo que conhecemos.
O Argo poderia ser uma nova geração do Punto ou do Palio e ninguém iria ligar.
Parece até matéria paga pela Stellantis!…kkk.
Ficou muito na cara!!!