O mercado automotivo brasileiro mudou radicalmente nas últimas décadas. Até o início dos anos 1990, as opções eram limitadas e dominadas por poucas montadoras. Com a abertura das importações em 1992, o Brasil começou a receber uma enxurrada de marcas e modelos que trouxe uma concorrência forte.
Hoje temos um mercado variado, mas também com casos, em que diversos carros muito bons, completos e até competitivos, que são esquecidos pelo público. O Auto+ lista cinco exemplos.
Peugeot 208

O Peugeot 208 é um hatch bonito, bem equipado e com boas versões, mas está longe de ir bemnas vendas. Enquanto rivais como Polo, HB20, Argo e Onix disputam o topo do segmento, o 208 amarga números baixos, já que houve mês em que o elétrico BYD Dolphin vendeu mais que ele.
São quatro versões que partem de R$ 91.990 e chegam a R$ 126.990, com motores 1.0 aspirado ou 1.0 turbo da família Stellantis, câmbio CVT e pacote de equipamentos que inclui multimídia grande, teto panorâmico e bom acabamento. Seu único problema fica para o pequeno porta-malas de 265 litros.


O problema é a fama da Peugeot no Brasil, que ficou cicatrizada lá atrás quando fazia parte do grupo PSA e tinha carros que quebravam a cada semana. Mesmo sendo um carro agradável de guiar, confortável e bem desenhado, o 208 segue patinando.
Renault Kardian

O Renault Kardian é outro ótimo carro que não emplaca. Com desenho moderno, motor 1.0 turbo em todas as versões e preços entre R$ 113.690 e R$ 149.990, o SUV da Renault entrega bom espaço interno, câmbio de dupla embreagem BANHADA a óleo e dirigibilidade agradável.
Mesmo assim, suas vendas ficam muito abaixo de rivais como VW Nivus, Fiat Pulse e Fastback. O melhor mês do Kardian foi novembro de 2024, com pouco mais de 4 mil unidades.


Desde então, raramente passa das 2 mil mensais. A Renault até atualizou o modelo em 2026 com multimídia maior, painel digital e acabamento melhorado, mas ele ainda sofre com a imagem da marca e a concorrência pesada no segmento de SUVs compactos.
Nissan Sentra

O segmento de sedãs médios está em baixa, e o Nissan Sentra é uma das maiores vítimas disso. Bonito, confortável e bem acabado, o modelo até tenta rivalizar com o Toyota Corolla, mas perde feio nas vendas.
Enquanto o Corolla vende mais de 3 mil unidades por mês, o Sentra mal passa de 500, e quando chega a isso, já é motivo de comemoração abrir espumante na Nissan e comemorar. Com 2,70 m de entre-eixos, porta-malas de 466 litros e plataforma CMF-C, a mesma do Mitsubishi Outlander, o Sentra tem bons atributos.


Onde ele mais fica devendo é seu cansado motor 2.0 aspirado a gasolina de 151 cv com câmbio CVT. Oferecido nas versões Advance (R$ 174.490) e Exclusive Premium (R$ 198.790), acaba esquecido até por quem busca um sedã mais acessível, já que muitos preferem partir direto para o Corolla, nem que seja usado.
Ford Bronco Sport

O Ford Bronco Sport é um SUV médio importado do México, vendido apenas na versão Badlands por R$ 270 mil. Completo, bem acabado e aventureiro, traz motor 2.0 EcoBoost turbo de 253 cv, câmbio automático de oito marchas, suspensão independente e tração integral.
Além disso, tem bom porta-malas de 482 litros, assistências de condução de nível 2, câmera 360 e uma proposta diferenciada. Mas as vendas ficam longe de decolar. Antes ficava em números baixíssimos, como 41 ou 78 unidades por mês.


Em 2025, desde junho, até melhorou, chegando a 551 unidades em julho, mas ainda é pouco diante do que oferece. Muito disso se deve ao estigma da Ford, que deixou de produzir no Brasil em 2021, afetando a confiança do consumidor.
Mitsubishi Eclipse Cross

Por último, o Mitsubishi Eclipse Cross, que muita gente até esquece que existe. Ele tem versões de R$ 173.990 a R$ 225.990, sempre com motor 1.5 turbo de 165 cv, câmbio CVT, suspensão independente e porta-malas de 473 litros.
Mesmo sendo bem equipado, com piloto automático adaptativo, alerta de faixa, frenagem autônoma e até tração integral nas versões mais caras, o SUV da Mitsubishi vende pouco.


Em 2024 foram pouco mais de 8 mil unidades, bem abaixo de Compass, Corolla Cross e até de modelos chineses como Tiggo 7 e Haval H6. Ainda assim, é um carro robusto, eficiente e que entrega mais do que o mercado brasileiro costuma perceber.
E você, concorda com o Auto+? Acha que outros carros nessa lista faria mais sentido? Deixe sua opinião nos comentários!
![Mitsubishi Eclipse Cross [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/08/Mitsubishi-Eclipse-Cross-02_edited-1320x791.webp)



UM DOS GRANDES PROBLEMAS DESSES CARROS, NA MINHA OPINIÃO SÃO OS PREÇOS ELEVADOS. NO BRASIL, O PODER AQUISITIVO DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO, É BAIXO. DAÍ, AS VENDAS NÃO DECOLAM.
Já tem uns anos que uso essa estratégia. Esses carros bons “esquecidos” na concessionária, você consegue ótimos descontos. Fugir do óbvio, pode ajudar a economizar muito. Compramos um Kardian topo de linha, a preço de Pulse, Nivus e Tera de entrada. E estamos muito satisfeito. A melhor marca de carro é o carro 0km (principalmente se tu souber negociar) Andar de carro “famoso” de entrada nunca mais!
De todos esses, apenas dois teriam chances reais de entrar na minha garagem: Peugeot 208 e Nissan Sentra. Além de não serem SUVs (uma categoria de veículos que eu particularmente abomino), tem design elegante e são bem equipados. Quanto aos SUVs, o Bronco ainda tem um desenho relativamente bonito mas o Mitsubishi Eclipse Cross e o Renault Kardian talvez só consigam conquistar consumidores após o facelift de meia vida se as marcas fizerem um bom trabalho principalmente na dianteira deles. Acho que esse é o ponto mais crítico do Kardian e do Eclipse Cross, o design de suas dianteiras é simplesmente horrível: o Kardian por ter faróis divididos que ficam muito pequenos e com aquela grade inferior que parece querer saltar do parachoque e o Eclipse Cross com a grade enorme com os faróis de led muito pequenos que destoam do conjunto.
Gostaria de uma reportagem com os GM Cruze e sua aceitação pelo mercado. Para mim o melhor carro da GM, potente , confortável, seguro e cuja produção foi interrompida pela burrice dos dirigentes da montadora que produzem agora carros com motores fracos e pouco esportivos…
Carros com menos vendas que os líderes não são carros esquecidos. O 208 é o Kardian são super lembrados. O Mitsubishi Outlander é muito mais esquecido que o eclipse Cross.
Quando vejo esses números baixos de venda do Brinco mais aumenta minha suspeita que brasileiro medio não entende patavinas ( para não escrever um palavrão ) de carro . A Ford desde que saiu do Brasil e encontrou um custo de produção mais baixo trouxe melhores carros para cá do que na época que fabricava aqui, nessa época o único que salvava era o fusion. Agora temos Maverick tremor, ranger raptor, bronco sport ( um SUV de vdd ) e até o sub de shopping deles o territory é melhor que os SUVs de shopping da concorrência
O Bronco é um baita carro e se alguém aqui tem dúvidas vai fazer um test drive
Concordo, mas $$$$$. Não é pra qualquer um.
Não sou fiel a nenhuma marca. Já tive carros da VW, Toyota, Fiat, Ford, Kia,Honda, GM Renault, Nissan, Mercedes e, hj, tenho um HavalGT. Nenhum deles foi ruim e o Renault até me surpreendeu pela robustez. Acho que o brasileiro é muito conservador e preconceituoso na hora de comprar carros. O Corolla é um carro excepcional (já tive), mas não é tão superior ao Sentra para justificar essa diferença. Enfim, vai entender.