Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 ótimos carros que são totalmente esquecidos no Brasil 

Curiosidades

Qual você leva?

5 ótimos carros que são totalmente esquecidos no Brasil 

Mesmo com bons equipamentos e desempenho, esses modelos não caíram no gosto do público

5 min de leitura

O mercado automotivo brasileiro mudou radicalmente nas últimas décadas. Até o início dos anos 1990, as opções eram limitadas e dominadas por poucas montadoras. Com a abertura das importações em 1992, o Brasil começou a receber uma enxurrada de marcas e modelos que trouxe uma concorrência forte

Hoje temos um mercado variado, mas também com casos, em que diversos carros muito bons, completos e até competitivos, que são esquecidos pelo público. O Auto+ lista cinco exemplos.

Peugeot 208

Peugeot 208 Style prata com rodas pretas parado em um estacionamento com fundo a um belo gramado
Peugeot 208 Style [Auto+ / João Brigato]

O Peugeot 208 é um hatch bonito, bem equipado e com boas versões, mas está longe de ir bemnas vendas. Enquanto rivais como Polo, HB20, Argo e Onix disputam o topo do segmento, o 208 amarga números baixos, já que houve mês em que o elétrico BYD Dolphin vendeu mais que ele.

São quatro versões que partem de R$ 91.990 e chegam a R$ 126.990, com motores 1.0 aspirado ou 1.0 turbo da família Stellantis, câmbio CVT e pacote de equipamentos que inclui multimídia grande, teto panorâmico e bom acabamento. Seu único problema fica para o pequeno porta-malas de 265 litros. 

O problema é a fama da Peugeot no Brasil, que ficou cicatrizada lá atrás quando fazia parte do grupo PSA e tinha carros que quebravam a cada semana. Mesmo sendo um carro agradável de guiar, confortável e bem desenhado, o 208 segue patinando.

Renault Kardian

Renault Kardian 2026 azul visto de frente
Renault Kardian 2026 [Divulgação]

O Renault Kardian é outro ótimo carro que não emplaca. Com desenho moderno, motor 1.0 turbo em todas as versões e preços entre R$ 113.690 e R$ 149.990, o SUV da Renault entrega bom espaço interno, câmbio de dupla embreagem BANHADA a óleo e dirigibilidade agradável.

Mesmo assim, suas vendas ficam muito abaixo de rivais como VW Nivus, Fiat Pulse e Fastback. O melhor mês do Kardian foi novembro de 2024, com pouco mais de 4 mil unidades. 

Desde então, raramente passa das 2 mil mensais. A Renault até atualizou o modelo em 2026 com multimídia maior, painel digital e acabamento melhorado, mas ele ainda sofre com a imagem da marca e a concorrência pesada no segmento de SUVs compactos.

Nissan Sentra

[Nissan Sentra Exclusive 2025 / Rafael Dea]

O segmento de sedãs médios está em baixa, e o Nissan Sentra é uma das maiores vítimas disso. Bonito, confortável e bem acabado, o modelo até tenta rivalizar com o Toyota Corolla, mas perde feio nas vendas. 

Enquanto o Corolla vende mais de 3 mil unidades por mês, o Sentra mal passa de 500, e quando chega a isso, já é motivo de comemoração abrir espumante na Nissan e comemorar. Com 2,70 m de entre-eixos, porta-malas de 466 litros e plataforma CMF-C, a mesma do Mitsubishi Outlander, o Sentra tem bons atributos. 

Onde ele mais fica devendo é seu cansado motor 2.0 aspirado a gasolina de 151 cv com câmbio CVT. Oferecido nas versões Advance (R$ 174.490) e Exclusive Premium (R$ 198.790), acaba esquecido até por quem busca um sedã mais acessível, já que muitos preferem partir direto para o Corolla, nem que seja usado.

Ford Bronco Sport

Ford Bronco Sport Badlands azul parado de frente na estrada de terra
Ford Bronco Badlands [Auto + / Rafael Pocci Déa]

O Ford Bronco Sport é um SUV médio importado do México, vendido apenas na versão Badlands por R$ 270 mil. Completo, bem acabado e aventureiro, traz motor 2.0 EcoBoost turbo de 253 cv, câmbio automático de oito marchas, suspensão independente e tração integral.

Além disso, tem bom porta-malas de 482 litros, assistências de condução de nível 2, câmera 360 e uma proposta diferenciada. Mas as vendas ficam longe de decolar. Antes ficava em números baixíssimos, como 41 ou 78 unidades por mês. 

Em 2025, desde junho, até melhorou, chegando a 551 unidades em julho, mas ainda é pouco diante do que oferece. Muito disso se deve ao estigma da Ford, que deixou de produzir no Brasil em 2021, afetando a confiança do consumidor.

Mitsubishi Eclipse Cross

Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 4x4 prata parado de frente com muro ao fundo
Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S 4×4 [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Por último, o Mitsubishi Eclipse Cross, que muita gente até esquece que existe. Ele tem versões de R$ 173.990 a R$ 225.990, sempre com motor 1.5 turbo de 165 cv, câmbio CVT, suspensão independente e porta-malas de 473 litros.

Mesmo sendo bem equipado, com piloto automático adaptativo, alerta de faixa, frenagem autônoma e até tração integral nas versões mais caras, o SUV da Mitsubishi vende pouco. 

Em 2024 foram pouco mais de 8 mil unidades, bem abaixo de Compass, Corolla Cross e até de modelos chineses como Tiggo 7 e Haval H6. Ainda assim, é um carro robusto, eficiente e que entrega mais do que o mercado brasileiro costuma perceber.

E você, concorda com o Auto+? Acha que outros carros nessa lista faria mais sentido? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

8 comentários em “5 ótimos carros que são totalmente esquecidos no Brasil ”

  1. WEDISON

    UM DOS GRANDES PROBLEMAS DESSES CARROS, NA MINHA OPINIÃO SÃO OS PREÇOS ELEVADOS. NO BRASIL, O PODER AQUISITIVO DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO, É BAIXO. DAÍ, AS VENDAS NÃO DECOLAM.

  2. Igor

    Já tem uns anos que uso essa estratégia. Esses carros bons “esquecidos” na concessionária, você consegue ótimos descontos. Fugir do óbvio, pode ajudar a economizar muito. Compramos um Kardian topo de linha, a preço de Pulse, Nivus e Tera de entrada. E estamos muito satisfeito. A melhor marca de carro é o carro 0km (principalmente se tu souber negociar) Andar de carro “famoso” de entrada nunca mais!

  3. millemiglia

    De todos esses, apenas dois teriam chances reais de entrar na minha garagem: Peugeot 208 e Nissan Sentra. Além de não serem SUVs (uma categoria de veículos que eu particularmente abomino), tem design elegante e são bem equipados. Quanto aos SUVs, o Bronco ainda tem um desenho relativamente bonito mas o Mitsubishi Eclipse Cross e o Renault Kardian talvez só consigam conquistar consumidores após o facelift de meia vida se as marcas fizerem um bom trabalho principalmente na dianteira deles. Acho que esse é o ponto mais crítico do Kardian e do Eclipse Cross, o design de suas dianteiras é simplesmente horrível: o Kardian por ter faróis divididos que ficam muito pequenos e com aquela grade inferior que parece querer saltar do parachoque e o Eclipse Cross com a grade enorme com os faróis de led muito pequenos que destoam do conjunto.

  4. Arthur E. G. Peres

    Gostaria de uma reportagem com os GM Cruze e sua aceitação pelo mercado. Para mim o melhor carro da GM, potente , confortável, seguro e cuja produção foi interrompida pela burrice dos dirigentes da montadora que produzem agora carros com motores fracos e pouco esportivos…

  5. Mayck

    Carros com menos vendas que os líderes não são carros esquecidos. O 208 é o Kardian são super lembrados. O Mitsubishi Outlander é muito mais esquecido que o eclipse Cross.

  6. Humberto Zancanaro Filho

    Quando vejo esses números baixos de venda do Brinco mais aumenta minha suspeita que brasileiro medio não entende patavinas ( para não escrever um palavrão ) de carro . A Ford desde que saiu do Brasil e encontrou um custo de produção mais baixo trouxe melhores carros para cá do que na época que fabricava aqui, nessa época o único que salvava era o fusion. Agora temos Maverick tremor, ranger raptor, bronco sport ( um SUV de vdd ) e até o sub de shopping deles o territory é melhor que os SUVs de shopping da concorrência
    O Bronco é um baita carro e se alguém aqui tem dúvidas vai fazer um test drive

    • Roberto

      Concordo, mas $$$$$. Não é pra qualquer um.

  7. Gerson Rego

    Não sou fiel a nenhuma marca. Já tive carros da VW, Toyota, Fiat, Ford, Kia,Honda, GM Renault, Nissan, Mercedes e, hj, tenho um HavalGT. Nenhum deles foi ruim e o Renault até me surpreendeu pela robustez. Acho que o brasileiro é muito conservador e preconceituoso na hora de comprar carros. O Corolla é um carro excepcional (já tive), mas não é tão superior ao Sentra para justificar essa diferença. Enfim, vai entender.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar