Carros amados pelo público também têm seus momentos ruins, especialmente se duram muito tempo. Prova disso é que esses carros se tornaram verdadeiros ícones da indústria, mas nem tudo foi perfeito durante suas trajetórias. Em algum momento, alguma geração quase estragou a reputação desses modelos, e se tornaram as piores em suas histórias.
Ford Mustang II
A primeira geração do Ford Mustang revolucionou o mercado de carros dos Estados Unidos, criando uma nova categoria no mundo dos muscle cars. Entretanto, em 1973, a crise do petróleo atingiu em cheio o mercado americano, e os enormes carros e motores V8 não eram mais bem-vindos, já que o preço da gasolina disparou.
Com este cenário, a Ford optou por lançar uma segunda geração para o Mustang que era totalmente diferente. Alguns elementos foram emprestados do Ford Pinto, um dos carros com nome mais quinta série da história. E o visual também não era dos melhores, parecendo um Corcel maior. Para completar, o motor V8 foi deixado de lado no primeiro modelo de produção, ficando apenas o 2.3 quatro cilindros e o 2.8 V6.
Volkswagen Golf MK6
Lançada em 2009, a sexta geração do Golf não é exatamente ruim, mas é a mais esquecida do modelo. A quinta geração foi uma das mais marcantes, pelo salto de qualidade que deu em relação à quinta, enquanto a sétima tem tudo para se tornar um clássico moderno, também por conta da sua inovação, que marcou a estreia da plataforma modular MQB.
Já o Golf 6 ficou perdido entre esses dois modelos. Para cortar custos, sua plataforma era a mesma da quinta, e até algumas partes da carroceria eram iguais. O design era um tanto quanto genérico, já que era uma fase em que a Volkswagen colocava a mesma frente em todos os carros.
Dodge Challenger II
Assim como aconteceu com o Mustang, o Dodge Challenger também precisou mudar radicalmente na segunda geração. Entretanto, sua montadora foi ainda mais agressiva e, em vez de criar um carro do zero, optou por licenciar o Mitsubishi Galant e adicionar seus logotipos e dar o nome do muscle car.
O resultado foi péssimo, com o Challenger II sendo um dos maiores fracassos da marca americana. Ele ficou em linha entre 1978 e 1983 apenas, e quase enterrou o legado do modelo, que só retornou em 2008, apostando em um visual retrô e inspirado na geração original.
Chevrolet Montana II
Aparentemente, existe uma maldição da segunda geração em carros de marcas americanas. A primeira Montana não conseguia bater de frente com a Fiat Strada e a VW Saveiro, mas ao menos era a mais bonita do trio. Sua caçamba alta conferia um visual esportivo, além da dianteira do Corsa C ter combinado bem com o modelo.
Entretanto, a Chevrolet decidiu jogar tudo isso no lixo quando lançou a segunda geração da picape, em 2010. A frente do Agile era horrível e piorou consideravelmente o visual. Sem contar que sua plataforma era mais velha que a do primeiro modelo, já que utilizava a base do Corsa B. As linhas medonhas da carroceria fizeram a picape ser apelidada maldosamente de Monstrana. E isso não estava tão errado assim.
Ford Focus mk3
O Focus escapou da maldição da segunda geração, mas na terceira o câmbio PowerShift estragou um dos carros mais legais que a Ford já fez. Bonito, moderno e com um motorzão 2.0 de 178 cv, o hatch e sedã médio tinha tudo para ser um sucesso em vendas no Brasil, mesmo não tendo tanta modernidade quanto o Golf de sétima geração.
Entretanto, o seu câmbio automatizado de dupla embreagem colocou tudo a perder. Os problemas crônicos desta transmissão, a demora da Ford em assumir o problema e o fato de nunca ter trocado o câmbio problemático por um automático convencional acabaram minando o carro. Uma pena, pois era excelente em quase tudo, exceto pelo câmbio que inevitavelmente vai quebrar.
Que outros carros com geração polêmica você se lembra? Conte nos comentários.



Acho que vcs estão viajando um pouco de byd com maionese.