Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 sedans mais icônicos do Brasil

Curiosidades

Porta-malas saliente

5 sedans mais icônicos do Brasil

Sedans são aqueles carros amados pelo estilo mais elegante e também por possuírem amplo espaço interno. Mas o charme está no porta-malas generoso e saliente. Só que existem aqueles que são mais memoráveis, praticamente ícones ...

3 min de leitura

Sedans são aqueles carros amados pelo estilo mais elegante e também por possuírem amplo espaço interno. Mas o charme está no porta-malas generoso e saliente. Só que existem aqueles que são mais memoráveis, praticamente ícones da indústria automotiva. Na lista de hoje, vamos revelar cinco sedans mais memoráveis do nosso mercado.

Chevrolet Monza

Chevrolet Monza do Projeto Vintage preto de frente
Chevrolet Monza [Divulgação]

Não tem como falar do Monza e não lembrar a importância dele no seriado “A Grande Família” da TV Globo. O icônico taxi de Agostinho Carrara foi produzido entre 1982 e 1996 ao longo de uma geração modificada visualmente várias vezes. O Monza foi um dos carros que ajudou a popularizar a Chevrolet no Brasil e assim ele conseguiu se tornar um sedan bastante lembrado. Ele teve versão hatch e com linhas acupezadas. Porém, foi o três-volumes que mais fez sucesso.

Ford Corcel

carros
Ford Corcel [divulgação]

Apesar de ser um projeto originalmente concebido pela Renault, o Corcel foi mais um dos sedans importantes do mercado brasileiro. O Corcel foi um dos primeiros modelos que a Ford produziu por aqui, lá na década de 1960. Um dos seus charmes era a carroceria mais alta, que depois se tornou quase um cupê na segunda geração. Foi produzido entre 1968 e 1986.

Toyota Corolla

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid azul estacionado de frente no asfalto com árvores ao fundo
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Rei dos sedans médios há muitos anos, não tem como falar de sedans e não pensar no Corolla. Ele é o carro mais vendido do mundo, nasceu em 1966 e se tornou presença global fortíssima. A primeira vez que o Brasil o conheceu foi como importado no começo da década de 1990. Por aqui, é vendido em versões a combustão com motor 2.0 aspirado e híbrida HEV flex com motor 1.8 derivado do antigo Prius.

Volkswagen Santana

Volkswagen Santana [divulgação]
Volkswagen Santana [divulgação]

Além de ser um gigantesco ícone na China, outro dos sedans mais memoráveis do Brasil é o Santana. Ele tinha bastante comprimento, por isso oferecia amplo espaço interno e porta-malas mais generoso. Foi assim que ele virou o queridinho dos taxistas. Bastante racional e com manutenção acessível, existem diversas unidades rodando Brasil afora. Foi produzido por aqui entre 1984 e 2006, mas na China viveu até 2022.

Fiat Tempra

Fiat Tempra Turbo [divulgação]
Fiat Tempra Turbo [divulgação]

Por fim, o último dos sedans mais icônicos do Brasil é o Tempra. Amado por muitos, odiado por alguns, ele é parente do Tipo. Com visual quadradão, ele chegou aqui em meados da década de 1990. O refinamento interno e o espaço interno farto eram destaques. Além disso, somente o Brasil contou com versão duas portas do modelo. Um destaque era a versão Turbo, que tinha apelo esportivo.

Você teria ou tem algum desses sedans mais memoráveis do Brasil? Que outro modelo colocaria nessa lista? Conte nos comentários.


YouTube video

5 comentários em “5 sedans mais icônicos do Brasil”

  1. Rodrigo

    Cresci em Chevette e Monza. Meu pai era fã desse carro e teve 4 Monza. Depois, naturalmente, os compradores de Monza foram migrando para Tempra e, hoje, tenho o privilégio de preservar uma Tempra SW SLX 2.0 i.e. 1995 placa preta e um Tempra HLX 2.0 16v 1998.

  2. Magno Estanislau Cyrino

    E o Vectra???

  3. Noelson dos Santos Moura

    Um carro espetacular muito bom e bonito gostei muito dele

  4. Junior Kajueiro

    No lugar do Tempra eu colocaria o Siena, afinal foi o sedan de maior sucesso da Fiat e foi se refinando a medida que a marca ia fracassando com os médios Marea e Linea.
    É impossivel falar em sedan da Fiat e nao pensar no 3 volumes do Palio.

  5. Forte

    Bom era D-20!

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar