Ao vivo
Home » Curiosidades » 5 versões radicais e insanas da caminhonete Ram

Curiosidades

5 versões radicais e insanas da caminhonete Ram

As caminhonetes da Ram transmitem robustez para o trabalho e ímpeto para acelerar. Selecionamos cinco versões radicais

4 min de leitura

Historicamente, caminhonetes nasceram como veículos utilitários de carga, mas alguns fabricantes ousaram criar versões esportivas que deixam até os esportivos puros-sangue com inveja. Um exemplo clássico é a GMC Syclone, lançada em 1991 com um motor V6 turbo de 248 cv, capaz de superar até uma Ferrari 348 ts ou a Ford F-150 SVT Lightning, desenvolvida pela divisão Special Vehicle Team (SVT) da marca.

Os modelos da Ram não ficaram para trás e, ao longo das décadas, a marca lançou versões radicais, equipadas com motores V8 sobrealimentados ou V10 naturalmente aspirado. Além disso, algumas preparadoras criaram variantes com mais de 1.000 cv, elevando o conceito de caminhonetes de alto desempenho a novos patamares.

Em um cenário de eletrificação, com modelos como Tesla Cybertruck, Rivian R1T e GMC Hummer EV, é o momento perfeito para relembrarmos as caminhonetes da Ram que desafiam os limites.

Ram 1500 TRX

Ram 1500 TRX [Foto: Auto+ / Rafael Dea]

Grande e voraz, a Ram 1500 TRX é uma caminhonete que fará você repensar a sua vida. Não apenas pelos números superlativos extraídos do V8 6.2 sobrealimentado, originado do Challenger Hellcat, com colossais 711 cv e 89,8 kgfm de torque, que permitem acelerar de 0 a 100 km/h em absurdos 4,8 segundos.

Somado a isso está o ronco estrondoso do propulsor com oito cilindros em V, associado ao assobio do compressor, e o conjunto de suspensões com braços de alumínio e amortecedores Bilstein.

1500 RHO

Ram 1500 RHO 2025 prata de frente andando na areia
Ram 1500 RHO [Foto: Divulgação}

É a substituta do modelo 1500 TRX e rival da Ford F-150 Raptor. Ao invés de trazer um propulsor V8 sob o capô, no cofre do motor repousa uma unidade com seis cilindros em linha 3.0 biturbo Hurricane associado ao câmbio automático de oito marchas, para gerar 540 cv e 71,92 kgfm. São números de desempenho que levam o utilitário de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos (mais rápido em relação a 1500 TRX), com velocidade máxima de 190 km/h.

SRT-10

Dodge Ram SRT-10 prata parada de lateral no asfalto com montanha ao fundo
Dodge Ram SRT-10 [Foto: Divulgação]

Da ideia de instalar o motor V10 8.3 naturalmente aspirado do Dodge Viper na caminhonete nasceu a variante SRT-10. Desenvolvida pela divisão SRT (Street and Racing Technology) da Chrysler, a caminhonete foi lançada em 2004 com brutais 507 cv e 72,6 kgfm, o que garantiu uma relação peso-potência de 4,47 kg/cv.

O câmbio manual Tremec T56 era de seis marchas. Tudo isso rendia uma aceleração de 0 a 100 km/h em cinco segundos. Com potência específica de 61,2 cv/litro, a produção foi encerrada em 2006 após cerca de 10.000 unidades.

Hennessey Mammoth 1000 6×6 TRX

Hennessey Mammoth 1000 6×6 TRX [Foto: Divulgação]

As preparadoras enxergaram na Ram 1500 TRX um enorme potencial para criar um veículo exclusivo. E assim nasceu a monstruosa Mammoth 6×6, desenvolvida pela Hennessey, baseada na 1500 TRX, mas com seis rodas e números de desempenho colossais. O propulsor V8 6.2 sobrealimentado recebeu uma dose extra de potência para alcançar impressionantes 1.012 cv e 133,8 kgfm de torque.

Para suportar toda essa injeção extra de potência, foram feitos reforços estruturais e no conjunto de suspensões, que agora contam com componentes da Bilstein. Com seis rodas e apenas 12 unidades produzidas, a Mammoth 1000 6×6 se torna uma caminhonete extremamente rara.

Daytona

Dodge Ram 1500 Daytona [Foto: Divulgação]

Pode não ser tão radical quanto os modelos acima, mas a versão especial e limitada Daytona da Ram 1500 traz o motor V8 Hemi 5.7, acoplado a uma transmissão automática de cinco marchas, com 345 cv e 51,84 kgfm de torque. O visual é o grande destaque, com as saídas de escape laterais e o spoiler, uma reminiscência do icônico Dodge Charger Daytona de 1969.

O que você acha das caminhonetes da Ram? Deixe a sua opinião nos comentários!


YouTube video

1 comentário em “5 versões radicais e insanas da caminhonete Ram”

  1. Vitor

    Não da pra negar que a RAM tem umas picapes bem legais… só não precisava ter separado da Dodge, pois essa última anda perdida nos EUA!

Os comentários estão encerrado.

Assuntos

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar