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Puro Death Metal!

RAM 1500 TRX beira a insanidade e disso gostamos | Avaliação

A Ram 1500 TRX é uma caminhonete colossal que beira a insanidade, com um desempenho brutal que faz perder a visão periférica nas acelerações

Ram 1500 TRX cinza parada de frente com muro amarelo ao fundo
Ram 1500 TRX [Auto+ / Rafael Dea]

O Tiranossauro Rex (T-Rex) viveu aproximadamente entre 110,5 e 65,5 milhões de anos atrás, pouco antes da extinção dos dinossauros. Esse gigante carnívoro, com cerca de seis metros de altura e 13 metros de comprimento, dominou o período Cretáceo Superior, ao lado de outros predadores como o Velociraptor, embora este fosse menor.

Não é à toa que a Ram 1500 TRX carrega esse sobrenome. Assim como o T-Rex, símbolo da franquia Jurassic Park, ela é um utilitário com capacidades avassaladoras. Em meus 20 anos de carreira no jornalismo automotivo, essa é um dos carros mais bestiais e colossais que tive a oportunidade de avaliar.

A Ram 1500 TRX foi descontinuada e substituída pela versão RHO, no entanto, algumas unidades foram importadas pela Stellantis para o Brasil, sem um motivo oficial é verdade, mas provavelmente para avaliações e testes. Afinal, quem não quer conhecer o quanto essa caminhonete é totalmente fora de qualquer padrão.

Ram 1500 TRX cinza de lateral com as rodas dianteiras viradas e árvores ao fundo
Tudo na Ram 1500 TRX é superlativo a começar pela altura da carroceria [Auto+ / Rafael Dea]

Assim como o T-Rex, a TRX impõe respeito com seu visual intimidador e sua carroceria robusta, medindo quase seis metros de comprimento (5,91 m), 2,23 m de largura e 2,05 m de altura, o que a torna imprópria para visitas a shoppings ou a maioria dos prédios. Para comparar, a Ram 1500 Laramie Night Edition (iniciais R$ 555.990) mede 5,90 m de comprimento, 2,06 m de largura e 1,97 m de altura.

Ram 1500 TRX tem cara de poucos amigos

O design, opulento e intimidador, coloca os motoristas mais apressados no seu devido lugar. A Ram TRX vem com para-lamas abaulados e aletas plásticas próximas dos faróis e das lanternas, e sua grade do radiador com a insígnia Ram e três pontos de luzes laranja ajudam a transmitir um olhar de poucos amigos e de que não quer conversa.

O capô também é diferente, com entradas e saídas de ar fazendo respirar o motor V8 6.2 sobrealimentado com Supercharger. Ao contrário das outras caminhonetes da linha 1500, a Ram TRX não oferece as caixas laterais Ram Box, que adicionam 107 litros extras para aumentar a versatilidade no transporte de objetos pequenos ou para acondicionar gelo.

O capô da Ram 1500 TRX exibe três elementos iluminados em laranja [Auto+ / Rafael Dea]

Se os pneus são o único ponto de contato com o solo, na Ram TRX eles são imensos, com medidas 325/65 R18, e as rodas com beadlocks (dispositivo para evitar que o pneu deslize da roda em situações de off-road extremo) reforçam a proposta brutal dessa caminhonete, que transmite respostas para lá de agressivas ao pressionar o acelerador.

Ram 1500 TRX é puro Death Metal

Sob o capô, encontra-se o motor V8 6.2 sobrealimentado com supercharger, originado do Dodge Challenger Hellcat, em conjunto com um câmbio automático de oito marchas. O resultado são 711 cv e 89,8 kgfm. Ou seja, acelerar essa caminhonete é como disparar um revólver .454 Casull, tamanha a força do coice transmitido fazendo uma analogia.

A Ram 1500 TRX beira a insanidade e extrapola qualquer limite do bom senso, mas, graças a Deus, ela está entre nós! Os carros elétricos oferecem uma mobilidade limpa e torque instantâneo, mas nada supera o prazer de acelerar um propulsor com oito cilindros em V, acompanhado pelo som agudo do compressor.

Ram 1500 TRX cinza parada de lateral com árvore e muro amarelo ao fundo
A Ram 1500 TRX mede quase seis metros de comprimento e possui um vão livre de 30 centímetros [Auto+ / Rafael Dea]

Entretanto, a Ram 1500 TRX não é brutal o tempo todo. Ao contrário, pode ser conduzida de maneira tranquila, permitindo que você curta o ronco do “Voitão” apenas tocando suavemente o acelerador. Na cidade, foi possível obter médias de consumo entre 4,5 e 5 km/l, enquanto na estrada, a média foi de 7 km/l trafegando a constantes 100 km/h. Nada mal para mais de 710 cv!

Embora atinja 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, com uma velocidade máxima de 190 km/h, a Ram 1500 TRX sofre de dupla personalidade. Calma e pacata quando não provocada, mas bestial e violenta ao pressionar o acelerador. Aliás, a relação peso-potência é de 4,05 kg/cv e peso-torque de 32,07 kg/kgfm, enquanto a tração é 4×4 automática.

Motor Ram 1500 TRX
Motor V8 6.2 com Supercharger da Ram 1500 TRX está disposto longitudinalmente [Auto+ / Rafael Dea]

Ram 1500 TRX é uma explosão atômica

Nessa situação, a dianteira levanta, o som agudo do Supercharger invade a cabine e o ronco do escape ecoa como uma explosão atômica. O som do V8 é uma verdadeira sinfonia capaz de arrancar lágrimas, e o desempenho absurdo faz perder a visão periférica de pé cravado no acelerador.

É uma experiência difícil de ser traduzida em palavras, pois o desempenho colossal permite acelerar de 60 a 120 km/h em um piscar de olhos, e no modo Sport, todo o poder é liberado. Um hypercarro que pode ser utilizado todos os dias, sem se importar com buracos ou valetas, caso você não se incomode com o computador de bordo registrando 1,8 km/l nos congestionamentos, com o ar-condicionado ligado.

A Ram 1500 TRX possui ângulo de entrada de e de saída de 30º e de saída de 23,5º [Auto+ / Rafael Dea]

Se R$ 400 de gasolina foram consumidos em pouco mais de três horas, isso é troco de pão perto do que a TRX pode proporcionar. A expressão que a melhor define é sui generis. Claro, é um monstro com quase seis metros de comprimento, que acelera como um superesportivo e ainda oferece uma caçamba de 1.200 litros e capacidade de carga de 594 kg – leva menos peso que uma Fiat Toro Endurance (750 kg). A capacidade de reboque é de 3,67 toneladas.

Apesar das dimensões superlativas, a Ram 1500 TRX não negligencia a dinâmica, graças ao conjunto de suspensões com braços de alumínio forjado e amortecedores ativos da renomada Bilstein. É confortável para rodar na cidade, sem transmitir vibrações para a cabine, enquanto a suspensão traseira tem curso de 33 cm. Já a direção é pesada, rápida e precisa.

Ram 1500 TRX cinza de traseira com árvore ao fundo
Ram 1500 TRX [Auto+ / Rafael Dea]

Em um piscar de olhos

Forte nas retas, a Ram 150 TRX exige experiência para ser controlada nas curvas. Vindo de pé cheio, a frente tende a escorregar, e as suspensões fazem a carroceria rolar, devido à altura elevada tanto da carroceria quanto o vão livre de 30 cm. É uma caminhonete indicada para motoristas experientes, e não para iniciantes.

Tudo acontece rápido e o tempo de reação, devido às suas dimensões e ao peso de 2.900 kg, exige atenção do motorista, especialmente nas mudanças de trajetória. Um transatlântico brutal, sim, mas que não descuida do luxo e das comodidades a bordo.

Interior Ram 1500 TRX exibe acabamentos em fibra de carbono e suede
O multimídia com tela vertical da Ram 1500 TRX possibilita visualizar diversas informações sobre o funcionamento do motor [Auto+ / Rafael Dea]

Para começar, os bancos e os pedais são ajustáveis eletricamente, e o acabamento do habitáculo é um capítulo à parte. A cabine segue o design da linha 1500, com materiais emborrachados, couro e suede, combinados com tons de preto e vermelho, no melhor estilo viúva-negra, além de detalhes em fibra de carbono.

Com 1,70 m de altura, precisei me lançar para dentro da cabine, mesmo contando com os estribos laterais retráteis eletricamente. Uma vez dentro, a plaqueta no apoio central de braço identifica a unidade da qual estamos a bordo. E um easter egg mostra um Tiranossauro Rex atacando um Velociraptor, um cruzado de direita na Ford F-150 Raptor.

Easter egg da Ram 1500 TRX
O easter egg da Ram 1500 TRX está dentro do baú sob o apoio central de braço [Auto+ / Rafael Dea]

O que traz de série?

O quadro de instrumentos mescla mostradores analógicos com uma pequena tela TFT central, que exibe as informações do computador de bordo. Há porta-objetos espalhados por toda a cabine, enquanto o multimídia, de 12 polegadas, oferece conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Também está disponível o carregador de smartphone por indução.

O pacote de série inclui som assinado pela Harman Kardon, com 19 alto-falantes, teto solar panorâmico, bancos dianteiros e traseiros com ventilação/aquecimento, sistemas auxiliares à condução, frenagem automática de emergência e câmeras 360°.

Quem viaja atrás encontra um amplo espaço para as pernas e os joelhos por conta dos abundantes 3,68 m de entre-eixos. É praticamente a mesma medida da Ram 1500 Rebel (3,67 m). A Fiat Toro possui 2,99 m, para comparar o quanto é superlativa a Ram 1500 TRX.

Veredicto

A Ram 1500 TRX é uma obra-prima da engenharia moderna, mas foi descontinuada nos Estados Unidos, sendo substituída pela RHO. Embora a RHO tenha um motor de seis cilindros biturbo de 540 cv e seja mais rápida que a TRX, a TRX continua a ser um símbolo dos tempos modernos.

A TRX é um verdadeiro transatlântico, oferecendo desempenho bestial comparável ao de um supercarro alemão, com a vantagem adicional da versatilidade de sua caçamba. Luxuosa e colossal, esta caminhonete é um daqueles carros que despertam sentimentos intensos.

Se você se interessou em ter uma Ram 1500 TRX, prepare o bolso. Ela não foi comercializada oficialmente em nosso mercado, mas é possível encontrar algumas unidades importadas de maneira independente, com valores entre R$ 1.279.000 e R$ 1.500.000.

O que você achou da Ram 1500 TRX? Acredita que a sucessora RHO será comercializada no Brasil? Escreva a sua opinião nos comentários!