Vanguarda de design ou algo exclusivo, geralmente é visto em carros mais caros e conceitos. Em geral, uma marca começa a fazer algo e as outras marcas logo copiam. Isso pode indicar uma tendência. Só que nem toda tendência é boa. Exemplo é a a moda dos carros sem vidro traseiro. Uma inclinação do mercado em direção a um caminho totalmente desnecessário e, especialmente, perigoso.
Ainda que existam esportivos aos montes sem vidro traseiro, em geral por conta do motor, eles já são carros mais difíceis de se ver nas ruas. Naturalmente eles tem visibilidade comprometida. Mas, não é todo tipo de pessoa que tem banca (e braço) para pilotar esses modelos. Mas os carros sem vidro traseiro começaram a entrar nos segmentos mais mundanos.
A culpa é da Volvo?
O primeiro dessa tendência de carros sem vidro traseiro foi o Polestar 4. Misto de SUV cupê com hatch, o modelo pode ser visto como um concorrente direto do Zeekr 001. E vale um adendo logo agora: Volvo e Zeekr são do mesmo grupo da Polestar. O Polestar 4, apresentado em novembro de 2023, chocou o mundo por não ter vidro traseiro.


No lugar da janela traseira, a Polestar deixou uma placa de metal, sem qualquer possibilidade de visão traseira. Por dentro é um completo vazio com o mesmo revestimento do teto (que pode ser preto ou bege). Para compensar a ausência do vidro traseiro, o Polestar 4 tem uma câmera de alta definição cujas imagens são reproduzidas no retrovisor. Só que, claramente, não é a mesma coisa.
O retrovisor com câmera é um recurso bem interessante e comumente utilizado em caminhonetes e SUVs para ampliar o campo de visão quando obstruído. Mas, no Polestar 4, se tornou algo primordial pois, sem ele, não é possível enxergar absolutamente nada atrás. Depois do Polestar 4, isso se tornou tendência.

O caso Jaguar
Toda polêmica envolvendo o rebranding da Jaguar fez com que muita gente não notasse que o conceito Type 00 tem algo faltando. Como ele antecipa o futuro da marca, é grande a chance de que os novos carros da Jaguar não tenham vidro traseiro. O curioso, no caso do Type 00, é que o recurso foi usado para que a placa de metal servisse de tampa do porta-malas. E parece que isso, infelizmente, vai para o modelo de produção.

Avatar chinês
Agora que virou tendência, a chinesa Avatr, que em breve deve vender seus carros no Brasil, lançou um carro sem vidro traseiro. O 06 é o novo sedã da marca e mira brigar diretamente com o Tesla Model 3 e com o BYD Seal. O modelo traz sistemas de condução totalmente autônoma com Lidar, mas resolveu ter mais câmeras do que vidros.


Isso porque, além do vidro traseiro removido, o sedã chinês não tem retrovisores com espelhos. A solução utilizada foi a mesma do Audi Q8 e-tron, que são as câmeras que melhoram a aerodinâmica e pioram muito a visualização no trânsito. Apesar da ausência de vidro traseiro, parte do teto panorâmico se estende até a traseira.
Você acha que essa tendência de carros sem vidro traseiro veio para ficar? Conte nos comentários.



Agora é ninguém comprar pra acabar com a trend. Já pensou se algo obstrui a câmera no meio da rodovia? Um fio solto na hora errada? É difícil entender como uma ideia tão ruim passa por tanta gente durante o desenvolvimento da chega no mercado
Perfeito J Silva tem meu apoio 👏
O fato é que o mundo se torna mais idiota a cada dia e os carros idem.
Concordo
Nada como uma bike pra “desencanar” essa idéia de jirico.
Eu vejo um museu de grandes novidades, o primeiro fusca não tinha vidro traseiro.KKKKKKKK
Câmeras podem ser muito mais eficientes do que espelhos retrovisores. Quando vai estacionar um carro em marcha a ré, o que é mais eficiente, olhar no espelho retrovisor ou na câmera de ré? A segunda opção é muito melhor. Se isso fosse um problema os caminhões e ônibus não poderiam circular. Espelhos retrovisores laterais estão com os dias contados. Serão substituídos por câmeras, muito mais eficientes. É melhor já ir se acostumadondo.