A Ram Dakota já está confirmada oficialmente para o Brasil e chega no início de 2026, e nesse ano na Argentina, onde será fabricada em Córdoba. O design segue a identidade Ram, mas a traseira tem traços que lembram a Fiat Titano. Isso não é coincidência, já que se trata de mais um capítulo da estratégia da Stellantis, que aproveitou uma base desenvolvida do outro lado do mundo.
A mãe dessa família toda é a Changan Hunter, também chamada Kaicene F70, que nasceu na China de uma parceria entre a francesa PSA (hoje Stellantis) e a própria Changan. Foi a partir dessa picape chinesa que surgiram variações para diferentes mercados.
No cardápio global estão a Peugeot Landtrek, a Fiat Titano, a Ram 1200 para o Oriente Médio, e a própria Ram Dakota para América Latina. A Changan, por sua vez, não parou e desenvolveu a versão premium Lantop e uma híbrida de alcance estendido, a Hunter REEV. Todas compartilham a mesma base, mas cada uma ganha sua roupagem e motores específicos para o mercado em que atua.
A origem é Changan Hunter ou Kaicene F70

A história começou na China, em 2017, quando a PSA e a Changan decidiram criar juntas uma plataforma de picape média para disputar espaço contra Toyota Hilux e Ford Ranger.
Dessa cooperação nasceu a Kaicene F70 em 2019, exportada também como Changan Hunter. Trata-se de uma picape de porte médio, com chassi sobre longarinas, suspensão dianteira independente e traseira com eixo rígido de feixes de mola, uma solução clássica para aguentar peso.

Em dimensões, fica no padrão da categoria, com de 5,33 metros de comprimento e 3,18 m de entre-eixos, apta a carregar uma tonelada e rebocar até 3 toneladas. A motorização original contempla blocos 2.0 ou 2.4 turbo a gasolina e 1.9 e 2.0 turbodiesel, acoplados a câmbios manuais ou automáticos de até oito marchas. Há ainda versões 4×2 e 4×4 com reduzida.
Com o tempo, a própria Changan evoluiu o projeto. Criou a Lantop, uma derivação mais refinada com motor 2.0 turbo Blue Whale de 233 cv e 39,7 kgfm de torque com câmbio automático de oito marchas e assistente avançado de assistência ao motorista. Também há a versão 2.0 turbodiesel de 163 cv e 40,7 kgfm de torque.

![Changan Kaicene [divulgação] ram dakota](https://uploads.automaistv.com.br/2025/08/changan_hunter_reev-1320x742.webp)
Outra aposta é a Hunter REEV (Range Extended Electric Vehicle), versão eletrificada com extensor de autonomia, conhecido como EREV. Nesse caso, o motor 2.0 turbo a combustão funciona apenas como gerador, e a tração fica por conta dos dois motores elétricos alimentados por bateria de lítio recarregável de 31,1 kWh. No total, a picape gera 268 cv e 47,9 kgfm de torque, com autonomia total de 1.031 km no ciclo otimista chines CLTC e tração integral
Peugeot Landtrek foi a primeira filha global
A Peugeot Landtrek foi a primeira a sair da China e ganhar passaporte internacional, isso em 2020. A PSA adotou a base da Hunter e aplicou identidade própria, com grade, faróis e interior com o estilo Peugeot, além de uma central multimídia e câmeras 360 graus.
![Peugeot Landtrek [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/peugeot_landtrek_multipurpose_double_cab_30_edited-1200x720.jpg)
Dependendo do país, pode ter motor 2.0 turbodiesel de 180 cv e 40,8 kgfm de torque, ou o 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgfm de torque ou o 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 32,6 kgfm de torque e também o conhecido no Brasil 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque da família Patrola Serra que equipa os veículos a diesel da Stellantis no Brasil.
Ela chegou a mercados da América Latina, África e Oriente Médio, sempre posicionada como uma picape média acessível, de custo menor que as rivais japonesas.
Fiat Titano é a versão sul-americana


A Fiat Titano foi a tradução desta plataforma para a América do Sul, já sob a batuta da Stellantis e lançada primeiramente na Argélia, em dezembro de 2023, com motor 1.9. Em março de 2024, chegou ao Brasil, produzida no Uruguai, com o motor antigo Multijet 2.2 turbodiesel de 180 cv e 40,8 kgfm de torque, que recebeu diversas reclamações do setor.
Suas vendas não decolaram, mas o potencial dela era grande. A Fiat então na linha 2026 transferiu sua produção para Córdoba, na Argentina, que recebeu melhorias e novo motor Patrola Serra de 200 cv e câmbio automático de oito com 4×4 com reduzida. A picape ao todo ganhou a identidade Fiat, mas manteve toda a base estrutural da Hunter.
Ram 1200 foi a releitura para o México

No México, a Stellantis posicionou a mesma picape com a identidade da Ram, batizada de 1200. A receita é a mesma — estrutura da Hunter, cara de Titano e Landtrack, mas com o logo da Ram e cabine ajustada ao gosto regional. Os motores variam entre blocos a gasolina e diesel.
Ela ocupa um espaço estratégico: é a porta de entrada para clientes que querem uma picape com o nome Ram, mas não têm demanda para as gigantes 1500 e 2500.
Ram Dakota a novidade

A mais aguardada é a Ram Dakota, que estreia em 2025 na Argentina e chega ao Brasil em 2026. Produzida também em Córdoba, ela divide linha de montagem com a Titano, mas recebe carroceria própria, com grade, para-choques e interior assinados pela Ram.
É esperado o resultado de uma picape mais refinada e superior com a Titano, algo que vemos por exemplo com a Ram Rampage e Fiat Toro que dividem mesmo motor e plataforma, mas cada uma com sua identidade

A mecânica vai repetir o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, com câmbio automático de oito marchas e tração 4×4 com reduzida. O projeto é conhecido internamente como KP2, evolução regional da base KP1 que gerou Landtrek e Titano.
Você prefere a identidade Ram, a propostada Fiat, o design europeu da Peugeot, ou ficaria de olho nas evoluções que só a Changan mostrou até agora? Deixe sua opinião nos comentários!




Realmente eu acho q isso é dar um tapa na cara do consumidor, uma rampage é uma toro mais cara , assim como essa dakota , a stelantis deveria no mínimo colocar um motor diferente, ou pelo menos uma versão a gasolina , ou híbrida, pra justificar o preço q com certeza será bem salgado , mas mudar uma grade ,faróis e para choques , além do acabamento interior , e cobrar o dobro por um veículo que na prática vai oferecer a mesma coisa .
Entre RAM e titano, fico com a hilux
Sem dúvida a RAM, bonita, robusta e atraente.