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Recorde de mentira?

BYD diz ter carro mais rápido do mundo, mas recorde não é valido

BYD divulgou que o hipercarro elétrico YangWang U9 Xtreme teve velocidade de 496 km/h, mas registro não vale como oficial ainda

3 min de leitura

A BYD colocou seu hipercarro elétrico YangWang U9 Xtreme dentro de uma polêmica ao anunciar que ele teria superado marcas históricas de velocidade. O feito foi divulgado pela própria marca chinesa dizendo que superou o recorde de velocidade até do Bugatti Chiron, mas a história não é tão simples assim.

Nos testes realizados na pista de Papenburg, na Alemanha, o U9 Xtreme chegou a 496,2 km/h em medição de velocidade máxima. Até aí, o supercarro da BYD supera rivais lendários como Bugatti, Koenigsegg e SSC Tuatara. Só que o detalhe da polêmica central é que a medição foi feita apenas em uma direção, sem a média de ida e volta exigida para validação oficial. Veja o vídeo clicando aqui.

Por isso, o SSC Tuatara continua sendo, até agora, o carro de produção mais rápido do mundo, com 455,3 km/h devidamente reconhecidos, registrado em 2021. 

O que é o BYD YangWang U9 Xtreme

BYD YangWang U9 Track Edition vermelho em movimento de frente em pista
BYD YangWang U9 Track Edition [Divulgação]

O U9 Xtreme é a versão mais insana do superesportivo elétrico da BYD. Ele tem quatro motores elétricos, um em cada roda, entregando juntos 3.019 cv e cerca de 171 kgfm de torque — mais que o dobro da versão comum do U9 de 139 kgfm. O conjunto permite aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 2,3 segundos e o quarto de milha em menos de 9,8 segundos.

Na prova em Papenburg, com o piloto Marc Basseng ao volante, o carro acelerou com facilidade até superar 496 km/h, mas precisou reduzir antes de alcançar 500 km/h porque se aproximava demais da barreira lateral da pista.

Traseira e spoiler do BYD YangWang U9 Track Edition vermelho
BYD YangWang U9 Track Edition [Divulgação]

O U9 Xtreme é construído sobre a plataforma modular E4, com arquitetura elétrica de 1.200 volts, que é a primeira do mundo em um carro de produção. A bateria de 80 kWh é do tipo LFP e aceita carga ultrarrápida de até 500 kW, recuperando 30% a 80% em cerca de 10 minutos.

Com 4,97 metros de comprimento, 2,03 m de largura e quase 2,5 toneladas, o hipercarro usa rodas aro 20 com pneus semi-slick e muita fibra de carbono na carroceria para compensar o peso. 

BYD YangWang U9 Track Edition de frente em MIIT
BYD YangWang U9 Track Edition [Divulgação]

Outro destaque é a suspensão DiSus-X, capaz de controlar cada roda de forma independente, o que permite estabilidade em alta velocidade e até manobras bizarras, como andar com três pontos de apoio.

Recorde no Nürburgring também

YouTube video

Além da velocidade em linha reta, a BYD divulgou que o U9 Xtreme virou 6:59.157 em Nürburgring, superando o Xiaomi SU7 Ultra e estabelecendo o novo recorde para um elétrico de produção na pista na Alemanha.

Recorde ou marketing?

Embora tenha alançado quase 500 km/h, o feito da BYD não pode ser considerado um recorde mundial oficial. Para isso, o carro precisaria repetir a prova em duas direções opostas e ter a média registrada. É exatamente por isso que o SSC Tuatara continua como o mais rápido do mundo.

Você considera que a BYD realmente quebrou o recorde ou foi só uma jogada de marketing? Deixe seu comentário! 


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4 comentários em “BYD diz ter carro mais rápido do mundo, mas recorde não é valido”

  1. João

    Foi apenas marketing além do carro parecer um Mclaren…

  2. Marcel

    Que matéria Tantan. Faça jornalismo técnico

  3. Sergio

    Marketing foi ter parado nos 496, deixando os > 500 ora depois. Perdeu mané.

  4. Osvaldo Moreno

    São apenas protótipos para testes e propaganda. A China tem 129 marcas de veículos elétricos, sendo que mais de cem irão à falência em pouco tempo, devido à falta do dinheiro público que hoje estão utilizando.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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