Sabe aquele desejo de se desconectar por uns dias, longe do trânsito, das notificações e até da civilização? Para muitos brasileiros, esse estilo de vida mais livre — e off-road — não é só desejo: virou objetivo de viagem. E, para isso, é preciso mais do que coragem e uma mochila pronta. Um bom carro pode ser a chave para abrir caminhos onde nem estrada existe.
Listamos alguns modelos 4×4 para quem busca garantir uma aventura fora da estrada.
Mitsubishi L200 Triton Sport

A L200 Triton Sport vem equipada com um motor 2.4 turbodiesel que entrega 190 cv e 43,9 kgfm, aliado a um câmbio automático de seis marchas. A tração é 4×4 com opção de reduzida, e a suspensão dianteira independente ajuda a encarar terrenos acidentados com mais conforto. A caminhonete da Mitsubishi é pau para toda obra. Além de desempenho, ela oferece robustez para cruzar o país, passando por trechos sem preocupações.
Troller T4
![Troller TX4é um carro que encara sem dificuldades o fora de estrada [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/01/troller_tx4_83_edited-1200x719.jpg)
Apesar de ter saído de linha em 2021, o Troller T4 segue como um carro imbatível. Nas versões mais recentes, vinha com motor 3.2 turbodiesel de cinco cilindros herdado da Ford Ranger, entregando 200 cv e generosos 47,9 kgfm. A transmissão podia ser manual ou automática, com tração 4×4 com reduzida. O modelo tem eixo rígido e DNA de trilha. Seu desempenho bruto em terrenos extremos ainda não foi superado por nenhum sucessor nacional.
Jeep Wrangler Rubicon

Se a ideia é investir alto, o Jeep Wrangler Rubicon é o carro para encarar uma aventura. Traz motor 2.0 turbo a gasolina com 272 cv e 40,8 kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas. O sistema de tração é 4×4 com reduzida, bloqueio de diferencial dianteiro e traseiro e barras estabilizadoras desconectáveis — tudo pensado para o off-road extremo. O Wrangler é praticamente um tanque com faróis!
Toyota Hilux GR-S
![Toyota Hilux GR-Sport [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Toyota-Hilux-GR-Sport-5-1200x720.jpg)
A Hilux GR-S (ou GR Sport) traz o confiável motor 2.8 turbodiesel da Toyota, que entrega 224 cv e 50,9 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas, e o sistema de tração 4×4 possui reduzida. Além disso, a versão GR-S ainda ganhou ajustes na suspensão e na direção para melhorar o desempenho fora de estrada.
Suzuki Jimny Sierra

Engana-se quem acha que motor pequeno não encara aventura. O Suzuki Jimny Sierra usa um motor 1.5 naturalmente aspirado a gasolina, com 108 cv e 14,1 kgfm. Apesar disso, ele pesa pouco mais de uma tonelada, o que garante agilidade em terrenos difíceis. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com tração 4×4 com reduzida.
A arquitetura de chassi sobre longarinas e o excelente ângulo de ataque fazem dele um dos 4×4 mais ágeis em terrenos acidentados. Fugir da civilização é possível — e até recomendável de vez em quando. Mas, como dizem os trilheiros mais experientes: “não é só sair dirigindo sem rumo. É preciso ir preparado para conseguir voltar”.
Entre os veículos acima, qual deles você levaria para casa? Compartilhe sua opinião nos comentários!



Cadê o uno???