Ao vivo
Home » Curiosidades » Chevrolet Monza 2026 volta híbrido? Notícia mentirosa afirma que sim

Curiosidades

Chega disso

Chevrolet Monza 2026 volta híbrido? Notícia mentirosa afirma que sim

Clássico da Chevrolet é alvo de mentiras constantes sobre seu retorno somente porque existe um modelo com esse nome na China

3 min de leitura

A fake news de que o Chevrolet Monza voltará a ser fabricado ou vendido no Brasil retornou com força em 2026. Inegavelmente, a cada ano que passa, essa notícia mentirosa circula novamente pelas redes sociais e em portais conhecidos por espalhar desinformação. Infelizmente, o conteúdo engana muita gente que ainda guarda carinho pelo nome. Contudo, precisamos reafirmar: o Chevrolet Monza não volta em 2026 e ele sequer possui uma versão híbrida de verdade.

YouTube video

O Monza chinês e a confusão de identidade

O que acontece, na realidade, é que a Chevrolet oferece o Monza na China desde 2019. A marca lançou o modelo por lá como um substituto para o Cruze, mas entregou um carro simplificado. De fato, o sedan está mais para um novo Cobalt do que para um sedan médio. Isso ocorre devido ao acabamento simples, que se posiciona no mesmo nível de um Onix Plus atual.

Apesar de o veículo não ser um sucesso estrondoso na Ásia, o nome Chevrolet Monza evoca sentimentos nostálgicos profundos nos brasileiros. Especialmente porque a GM do Brasil não possui um sedan médio em seu portfólio desde que aposentou o Cruze em 2024. Por esse motivo, muitas pessoas acreditam facilmente em boatos sobre o retorno do ícone, embora a fabricante não tenha planos para isso.

Chevrolet Monza 2026 vermelho de frente
Chevrolet Monza [divulgação]

Rejeição internacional e queda nas vendas

Além disso, a Chevrolet passou a vender recentemente o Monza 2026 chinês no Oriente Médio, mas utilizou o nome Cruze para batizá-lo. A GM também comercializou o modelo no México por um período sob o nome Cavalier. Todavia, o carro não teve um bom desempenho comercial e saiu de linha rapidamente. Na China, onde ele ainda resiste, os emplacamentos despencam verticalmente a cada ano que passa.

A prova dessa decadência aparece nos números oficiais de mercado. A Chevrolet vendeu 119.640 unidades do Monza na China em 2023. Logo depois, em 2024, o volume caiu drasticamente para 33.125 unidades. O desfecho veio em 2025, quando o modelo fechou o ano com amargos 6.001 emplacamentos. Em um mercado gigantesco como o chinês, esse número é extremamente baixo. Até mesmo no Brasil, esses índices seriam considerados pífios para um GM.

Chevrolet Monza 2026 azul de traseira com dois chineses apoiados nele
Chevrolet Monza [divulgação]

Motorização e versões disponíveis no exterior

No mercado asiático, o sedan conta com as versões LS, LT e RS. As opções de motorização começam com o 1.0 de três cilindros turbo, semelhante ao que equipa o Onix brasileiro. O destaque vai para o 1.3 semi-híbrido 1.3 turbo. Há ainda um 1.5 quatro cilindros aspirado.. Apenas o motor 1.0 turbo oferece a opção de câmbio manual de seis marchas, enquanto as demais configurações utilizam uma transmissão de dupla embreagem com seis velocidades.

Portanto, reiteramos mais uma vez que a GM não venderá o Chevrolet Monza 2026 no Brasil. Além disso, não existe uma versão híbrida, apenas o sistema de 48V que não o classifica como um híbrido de verdade. O Auto+ mantém o compromisso de trazer a verdade jornalística e desmentir boatos que tentam iludir o consumidor com promessas vazias.

Você chegou a acreditar nessa fake news ou percebeu de cara que era apenas mais um boato de internet? Conte sua experiência nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar