Home » Curiosidades » Chevrolet promete deixar os carros elétricos mais baratos

Curiosidades

Mexe no bolso

Chevrolet promete deixar os carros elétricos mais baratos

Baterias mais baratas podem baratear carros elétricos da próxima geração, como o Bolt EV e outros modelos acessíveis da Chevrolet

4 min de leitura

A General Motors anunciou que vai começar a produção de um novo tipo de bateria elétrica de baixo custo nos Estados Unidos a partir do final de 2027. A tecnologia, chamada de LFP (ferro-fosfato de lítio) de baixo custo, promete baratear os carros elétricos da montadora nos próximos anos, sobretudo os carros mais populares da Chevrolet, como o Bolt EV.

A fabricação dessas novas baterias será feita em Spring Hill, no estado do Tennessee, onde a fábrica da Ultium Cell, uma joint venture entre GM e LG Energy Solution, receberá investimentos para adaptar sua linha de produção.

O objetivo da marca é reduzir substancialmente o custo dos pacotes de bateria e, com isso, tornar os carros elétricos mais acessíveis para o consumidor.

Chevrolet Blazer EV [Auto+ / João Brigato]

A GM ainda não confirmou quais modelos usarão as baterias de LFP, mas a expectativa é que elas sejam destinadas aos elétricos mais baratos da linha Ultium, e não aos modelos de luxo como Cadillac Lyriq ou Vistiq. 

Isso porque as baterias LFP são mais baratas, estáveis e duráveis, mas têm menor densidade energética em comparação às baterias de níquel, cobalto e manganês, que continuam sendo utilizadas nos carros premium da marca.

Chevrolet Bolt EUV [divulgação]
Chevrolet Bolt EUV [divulgação]

Segundo a própria montadora, essa diversificação faz parte de uma estratégia maior para aumentar a oferta de elétricos no portfólio e oferecer opções com diferentes faixas de preço e desempenho. 

A GM reforça que continuará investindo também em outras químicas, como as futuras baterias de lítio com alto teor de manganês (LMR), que devem começar a ser desenvolvidas em um novo centro de pesquisa em Michigan.

2024 Silverado EV WT [Divulgação]

Ainda sem uma data exata para a chegada desses carros ao mercado, a GM já confirmou que o novo Bolt EV começará a ser produzido até o fim deste ano nos EUA. 

A tendência é que os modelos equipados com as novas baterias LFP cheguem logo depois, compondo a próxima geração de carros elétricos acessíveis da marca. Se tudo correr como planejado, o consumidor poderá sentir os reflexos no bolso já no final da década.

Chevrolet também trabalha em outra bateria mais barata 

A GM também está trabalhando em outra bateria que gera maior autonomia e também que não seja tão cara — a LMR, sigla para Lithium Manganese Rich. Essa química foi anunciada recentemente, e também é fruto da parceria da GM com a LG Energy Solution. Ela começa a ser produzida só em 2028, também nos Estados Unidos.

Bocal de abastecimento do Chevrolet Equinox EV AWD
Chevrolet Equinox EV AWD [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

A LMR tem uma composição bem diferente das atuais baterias usadas pela GM (como a NMCA), que tem 85% de níquel, 10% de manganês e 5% de cobalto. A proposta da LMR é usar 65% de manganês e 35% de níquel, praticamente zerando o uso de cobalto, o que ajuda a reduzir o custo de produção e diminuir a dependência de matérias-primas caras e escassas.

Além do custo mais baixo, a LMR promete mais autonomia, podendo ultrapassar os 640 km por carga e um ciclo de vida comparável às baterias de níquel, com mais estabilidade e resistência à degradação. 

Chevrolet Bolt EV (divulgação)

A tecnologia será aplicada em células prismáticas, mais compactas e eficientes para veículos grandes como SUVs e picapes, economizando até 75% de peças no módulo da bateria e facilitando a montagem.

Com a LMR, a GM quer democratizar o desempenho de alto nível nos elétricos, trazendo mais alcance e potência por um preço mais competitivo. Isso ao contrário da LFP, voltada para modelos urbanos de entrada, a LMR deve ser o “coração” de carros maiores e mais potentes, dentro da plataforma Ultium.

Acha que a popularização dos carros elétricos depende mais do preço das baterias ou da infraestrutura de recarga? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar