Os carros elétricos mudaram a forma de aceleração dos automóveis atualmente. Hoje, sedas e até SUVs médios são capazes de fazer arrancadas que antes eram de superesportivos, graças aos motores elétricos. Mas a China não está gostando nada disso e quer limitar esses desempenhos surreais.
O governo chinês propôs uma nova regulamentação que obrigaria todos os carros vendidos no país, sejam eles elétricos ou a combustão, a ligarem em um modo de desempenho reduzido.
Ou seja, é como se fosse um modo Eco onde a potência é o torque são reduzidos eletronicamente. O motorista ainda poderia mudar o modo de condução manualmente, mas teria que fazer isso toda vez que ligasse o carro e esperar cinco segundos.
Tudo pela segurança

A regra faz parte de uma atualização do padrão nacional de segurança veicular, chamado de Especificações Técnicas para Veículos Motorizados em Vias Públicas. O objetivo é reduzir comportamentos agressivos no trânsito, principalmente entre os donos de carros elétricos de alta performance, que aceleram instantaneamente e com muito torque.
Na prática, o carro não entregaria toda potência e torque disponível e toda vez que o motorista entra no carro, ele precisaria esperar cinco segundos para alcançar os 100 km/h e depois disso conseguiria desativar manualmente esse modo para ter acesso à performance total. Segundo o governo, a medida busca melhorar a segurança e o comportamento nas vias.

Se aprovada, a nova norma afetaria diretamente os carros mais potentes do mercado chinês, como o Xiaomi SU7 Ultra (0 a 100 km/h em 1,98 s), o Zeekr 001 FR (2,02 s), o Tesla Model S Plaid (2,1 s) e o BYD Yangwang U9 (2,36 s). Todos esses modelos teriam que respeitar o tempo mínimo de aceleração nos primeiros segundos após a partida.
E você, acha justo o governo limitar a aceleração dos carros por segurança ou isso tira o prazer de dirigir? Deixe seu comentário

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