Home » Curiosidades » China quer matar o prazer de dirigir com regra que pode se espalhar pelo mundo 

Curiosidades

Faz sentido?

China quer matar o prazer de dirigir com regra que pode se espalhar pelo mundo 

Nova proposta do governo chinês quer reduzir arrancadas violentas, fazendo com  que todo carro ligue em modo de desempenho limitado

2 min de leitura

Os carros elétricos mudaram a forma de aceleração dos automóveis atualmente. Hoje, sedas e até SUVs médios são capazes de fazer arrancadas que antes eram de superesportivos, graças aos motores elétricos. Mas a China não está gostando nada disso e quer limitar esses desempenhos surreais.

O governo chinês propôs uma nova regulamentação que obrigaria todos os carros vendidos no país, sejam eles elétricos ou a combustão, a ligarem em um modo de desempenho reduzido.

Ou seja, é como se fosse um modo Eco onde a potência é o torque são reduzidos eletronicamente. O motorista ainda poderia mudar o modo de condução manualmente, mas teria que fazer isso toda vez que ligasse o carro e esperar cinco segundos.

Tudo pela segurança

Zeekr 001 FR Branco em movimento
Zeekr 001 FR [Divulgação]

A regra faz parte de uma atualização do padrão nacional de segurança veicular, chamado de Especificações Técnicas para Veículos Motorizados em Vias Públicas. O objetivo é reduzir comportamentos agressivos no trânsito, principalmente entre os donos de carros elétricos de alta performance, que aceleram instantaneamente e com muito torque.

Na prática, o carro não entregaria toda potência e torque disponível e toda vez que o motorista entra no carro, ele precisaria esperar cinco segundos para alcançar os 100 km/h e depois disso conseguiria desativar manualmente esse modo para ter acesso à performance total. Segundo o governo, a medida busca melhorar a segurança e o comportamento nas vias. 

BYD YangWang U9 Track Edition vermelho em movimento de frente em pista
BYD YangWang U9 Track Edition [Divulgação]

Se aprovada, a nova norma afetaria diretamente os carros mais potentes do mercado chinês, como o Xiaomi SU7 Ultra (0 a 100 km/h em 1,98 s), o Zeekr 001 FR (2,02 s), o Tesla Model S Plaid (2,1 s) e o BYD Yangwang U9 (2,36 s). Todos esses modelos teriam que respeitar o tempo mínimo de aceleração nos primeiros segundos após a partida.

E você, acha justo o governo limitar a aceleração dos carros por segurança ou isso tira o prazer de dirigir? Deixe seu comentário 


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar