Depois de contar veículos com nomes imponentes para suas marcas, chegou a hora de contar aqueles carros que têm nome igual e de categoria bem diferente. Muitas vezes, as montadoras tomam essa decisão já que a nomenclatura do modelo é marcante para sua categoria e até para sua empresa. O importante aqui é associar o automóvel com sua fabricante com bastante facilidade.
Todos os modelos dessa lista nasceram de um jeito, mas suas respectivas montadoras fizeram ajustes e mudaram completamente seus projetos. Então, aperte os cintos e conheça alguns casos bem interessantes.
Ford Maverick

![Ford Maverick [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/02/ford_maverick_grabber_7-1320x791.jpeg)
O finado esportivo e a atual caminhonete intermediária da Ford ocuparam o primeiro posto. A primeira vez que os brasileiros escutaram o nome Maverick foi na década de 1970. Na época, a marca norte-americana apresentou um modelo que fosse posicionado entre o Corcel e o Galaxie. Imponente, ele chamava atenção dos jovens da época pelo desenho encorpado e com linhas retas.
Ele chegou a ter três motores distintos, porém não viveu muito e deixou de ser produzido em 1979. Muitos anos depois, a montadora resolveu ressuscitar este importante nome e batizar sua caminhonete intermediária. Hoje, a Maverick é posicionada abaixo da Ranger e da F-150. Tem visual sóbrio, tem motorização híbrida convencional e carrega 618 kg ou 943 litros de carga, dependendo da versão escolhida. Os preços variam entre R$ 219.900 e R$ 239.900.
Mitsubishi Eclipse Cross


Outro dos carros com nomes iguais, mas de categoria diferentes é o Mitsubishi Eclipse. Inicialmente, seu projeto era para resultar em um cupê, carroceria que estava em evidência nas décadas de 1990 e 2000. Quando chegou, ele se destacava pelas linhas arredondadas e pelo motor 2.0 turbo de 195 cv. Ele viveu bastante, tanto é que virou estrela da saga Velozes e Furiosos. Isso fez com que seu fã clube ampliasse o número de participantes.
Porém, a vida não é um morango e o Eclipse aderiu ao movimento de SUVs. Hoje, ele é usado para batizar o SUV médio e modelo mais barato da fabricante japonesa em solo brasileiro. O Eclipse Cross se apoia em visual não tão convencional, opção de tração 4×4, motor 1.5 turbo a gasolina de 165 cv e diversos itens de série para atrair a clientela. Ele tem preços que variam entre R$ 169.990 e R$ 225.990.
Chevrolet Spark


Esta indicação é um tanto curiosa. O que acontece é que o nome Spark é bem forte para a Chevrolet lá fora, mas nunca foi usado no Brasil. No mercado internacional, a marca norte-americana usava esta nomenclatura para batizar um hatch compacto com desenho arredondado e que também era conhecido por Daewoo Matiz. Ele até foi cotado uma época para vir ao Brasil, só que o plano nunca se concretizou.
Agora, muito em breve os brasileiros vão conhecer o Spark EUV. Sim, o Spark também entrou na modinha dos SUVs. Contudo, diferentemente do Eclipse Cross, o Spark EUV é um SUV elétrico. Ele virá para bater de frente com o BYD Dolphin, custará R$ 166.990 e tem autonomia pelo Inmetro de 258 km. Para chamar sua atenção, ele tem estilo mais quadrado e cores vibrantes.
Citroën C3 Aircross
![Citroën C3 Aircross 7 Shine [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Citroen-C3-Aircross-7-Shine-11-1320x792.jpg)

Que os SUVs vieram para ficar, todo mundo já sabe. Aliás, eles dominaram essa lista. O Aircross é um dos nomes fortes para a Citroën e que foi usado em dois carros distintos. Inicialmente, ela era usado para descrever a versão aventureira do monovolume C3. Seu principal apelo era a pegada off-road, tanto é que ele tinha apliques escurecidos na carroceria, desenho quadrado e até estepe na tampa do porta-malas.
Ou seja, era como um Ford EcoSport francês. Todavia, o modelo não obteve muito sucesso e saiu de linha na década de 2020. Agora, essa mesma nomenclatura renasceu para batizar o SUV compacto da marca. Ele é derivado do C3, segue com desenho mais quadrado e ainda por cima pode levar até sete pessoas, algo impensável no primeiro modelo. O C3 Aircross atual chama atenção pelo motor 1.0 turbo flex de 130 cv e preços entre R$ 121.600 e R$ 145.690.
Toyota Yaris Cross


Por fim, o último dos carros com nomes iguais, só que mudou de categoria é o Yaris. Os brasileiros demoraram anos para conhecê-los. Eles eram compactos que se destacavam no mercado pela confiabilidade e racionalidade da marca. Por aqui, viveram entre 2018 e 2024. Mas, as vendas nunca foram uma explosão, tal como o irmão maior Corolla. Mesmo assim, eles são bem vistos no mercado de usados.
Muito em breve, a Toyota voltará a oferecer um Yaris em suas concessionárias brasileiras, mas como SUV. Ele se tornará o modelo mais acessível da fabricante, é o primeiro SUV compacto e terá até versão híbrida convencional. O Yaris Cross seguiu os passos do C3 Aircross, Eclipse Cross e Spark e entrou na modinha dos SUVs com um nome bem marcante para sua marca. Ainda não há preço definido e ele virá no fim do ano.
Qual desses carros você acha que tem o nome mais marcante? Acha que eles poderiam ter outros nomes ou esses escolhidos combinam com sua proposta? Conte nos comentários



Un diplôme prouve un niveau scolaire.
A Ford teve mais um carro chamado Maverick: foi um SUV derivado do Nissan Terrano II (na verdade, uma engenharia de emblema) vendido na Europa durante os anos 90.