Criada em 1810, a Peugeot é uma das marcas francesas mais importantes do setor automotivo. Seus modelos são bastante conhecidos por trazerem desenho diferenciado e que agradam boa parte do público. A primeira vez que os brasileiros puderam conhecer de perto um veículo da empresa foi em 1992. Desde então, ela segue firme e forte. Mas, hoje oferece apenas dois carros de passeio em seu portfólio: o hatch compacto 208 e o SUV compacto 2008.
A lista de hoje pode te deixar babando. Vamos te mostrar cinco carros da Peugeot que já são comercializados lá fora e que poderiam vir ao Brasil em algum momento. Traremos detalhes técnicos, sobre visual e mais destaques. Então, aperte os cintos e desfrute a leitura.
e-208 GTI

O primeiro lugar vai para a variante elétrica e esportiva do 208. A marca francesa até já ofereceu o 208 elétrico por aqui e ele se destacava pelo visual sofisticado para sua categoria. O GTI elétrico foi apresentado este ano e usa a mesma plataforma do Alfa Romeo Junior. Seu propulsor rende 280 cv e 35,2 kgfm de torque. Além disso, ele precisa de 5,7 segundos para chegar aos 100 km/h.
Sua velocidade máxima é limitada em 180 km/h. A bateria tem 54 kWh de capacidade e a autonomia pelo ciclo internacional é de 350 km. Alterações mecânicas em relação ao modelo convencional, quatro portas, estilo próprio e interior com estilo esportivo são seus diferenciais. Ele já consta nos configuradores internacionais, só que não deve aparecer por aqui tão cedo.
408
![Peugeot 408 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/02/peugeot_408_gt_hybrid_79_edited-1320x792.jpg)
Um dos carros que a Peugeot deveria trazer ao Brasil e que movimentaria com o segmento de SUVs seria o 408. Esta nomenclatura já foi usada pelo sedan médio ofertado por aqui, mas ele saiu de linha tem bastante tempo. Agora, estampa a traseira de um SUV-cupê com visual bem chamativo e requintado. O modelo conta com motorização híbrida plug-in, dependendo do mercado e que entrega 225 cv.
Recentemente, uma unidade sua foi flagrada fazendo testes na Argentina. Contudo, não há expectativa que ele chegue às concessionárias brasileiras. Além do desenho imponente, o 408 se destaca pelo interio com acabamento primoroso, entre-eixos de 2,78 m. Desse modo, acomoda bem os cinco passageiros. Se viesse, ele poderia funcionar como uma espécie de Fiat Fastback de gente rica.
308
![Peugeot 308 2026 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/08/peugeot_e-308_gt42.webp)
Neste caso não seria tanto uma estreia e sim um retorno. Os brasileiros já conheceram de perto o hatch médio 308. Ele deu o ar da graça em 2012, época que os hatches médios estavam em ascensão e enfrentou concorrentes como Chevrolet Astra, Hyundai i30 e outros. Todavia, o câmbio automático AL4 não ajudou muito a consolidar sua fama e mesmo com desenho elegante e bem equipado, ele passou quase despercebido.
No entanto, o 308 fez muitos fãs ao trazer o motor 1.6 THP, o qual fornecia 173 cv. O rival do Ford Focus chegava aos 100 km/h em 8,3 segundos. Hoje, ele vive muito bem lá fora, como no Chile. Inclusive, ele usa motorização semi-híbrida de 145 cv para atrair a clientela. A versão topo de linha tem faróis de LED Matrix, rodas diamantadas de 18 polegadas e mais destaques. Aliás, ele passou por alterações estéticas há pouco tempo.
308 SW
![Peugeot 308 SW 2026 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/08/peugeot_e-308_sw_gt715.webp)
Assim como o 308, o 308 SW também poderia dar uma voltinha por aqui. Contudo, uma perua 0km no Brasil só sendo de marca premium como a Audi. Aqui, a categoria foi engolida pelos SUVs e deixou diversos apaixonados órfãos. O SW é tão amigo do meio ambiente que tem versões híbridas e até elétrica. Como todo Peugeot, ele tem a dianteira com visual chamativo e grade com aspecto tridimensional.
Na Itália, por exemplo, o modelo traz de série diversos itens ADAS de condução semiautônoma e até integração com o ChatGPT. Já que é um carro com pegada familiar, o 308 SW pode acomodar até 1.487 litros em seu porta-malas. Painel i-Cockpit, central multimídia ampla, volante multifuncional e rodas de até 18 polegadas são seus chamarizes.
5008

Por fim, o último dos carros que a Peugeot deveria trazer para dar o ar da graça no Brasil é o SUV 5008. De porte grande, ele tiraria a paz do Jeep Commander. O francês é oferecido tanto na Itália quanto na França com motorizações híbridas ou elétrica. Ele é montado a partir da plataforma STLA Medium e dispõe de 4,79 m de comprimento e 2,90 m de entre-eixos.
Um dos seus destaques do interior fica por conta do conjunto de telas panorâmicas de 21 polegadas e que possuem acabamento flutuante. A variante híbrida plug-in GT é a mais cara e ela tem teto pintado de preto, faróis de LED com pixels, controle de cruzeiro adaptativo, 195 cv, autonomia elétrica de 82 km e outros itens. Se tivesse um preço acessível, poderia atazanar com classe o CAOA Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Quais desses carros da Peugeot você gostaria de ver por aqui? Conte nos comentários



O 308… Tenho saudades. O meu era 2.0, uma nave.
Com certeza o belíssimo 308, espetacular, inigualável, soma designer moderno e imponente com requinte e uma dirigibilidade que o prazer e a leveza é das melhores ☺️
E adianta? Brasileiro não entende de carro. Só gosta de baixa qualidade.
Sem sombra de dúvidas, gostaria de ver o E-208 GTI, se a Peugeot dispinibilizasse ele por aqui com um preço competitivo, eu seria um dos adeptos em primeira mão!
Todos deveriam vir. Mas pelo menos o 308 e o 408 deveria ser obrigatório
Minha primeira escolha seria a 308 SW; em segundo lugar, o 308 hatch e, para fechar o pódio, o e-208 GTi.
a marca deveria trazer sim estes modelos ao Brasil! Tenho um 208 1.6 mecânico 2022! É um cavalo! Um baita carro pra quem realmente entende de carro e não fica lendo jornal velho!