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Qual a explicação?

Cinco carros que inexplicavelmente não entraram no programa IPI Verde

O Auto+ separou cinco carros distintos, mas que não atenderam alguma norma dos programas Carro Sustentável e IPI Verde

5 min de leitura

O programa Carro Sustentável e IPI Verde ajudou diversos modelos a ficarem mais baratos no mercado brasileiro. Mas, os veículos elegíveis ao serviço devem atender diversos requisitos para terem seu Imposto sobre Produtos Industrializados reduzido. Emitir menos de 83 gramas de CO2 por quilômetro rodado, ser produzido no Brasil, ter mais de 80% de materiais recicláveis são algumas normas.

Contudo, alguns carros 0km vendidos no Brasil atendem estes requisitos, mas não entraram no programa governamental. Hoje, o leitor do Auto+ vai conhecer quais são eles e seus principais destaques. Como o serviço criado pelo Governo Federal vai durar até 2026, é provável que esses modelos possam vir a ser elegíveis e assim terem seu IPI zerado.

Volkswagen Tera MPI

O Tera MPI é a única versão do SUV subcompacto da marca alemã a trazer o motor 1.0 aspirado flex de 84 cv e o câmbio manual de cinco marchas de série. Ele tem componentes como soldagem, pintura, montagem feitos no Brasil, na planta de Taubaté, no interior de São Paulo. Além disso, ele se enquadra como compacto e tem “preço” de veículo popular. Ele parte de R$ 103.990.

Sua motorização já atende as normas do programa Proconve L8. Por isso, sua entrada no serviço Carro Sustentável seria facilitada. No entanto, ele não entrou. A Volkswagen oferece apenas algumas versões do hatch compacto Polo no programa. Ao menos, o Tera MPI vem equipado com sensor de fadiga, seis airbags, frenagem autônoma de emergência e central multimídia VW Play de 10,1 polegadas de série.

Renault Kardian

Renault Kardian Evolution MT [Foto: Auto+ / Rafael Dea]

Outro dos carros que inexplicavelmente não entraram no programa IPI Verde do governo é o Kardian. Rival direto do Tera, ele só é equipado com motor 1.0 turbo flex de 125 cv. Partes como soldagem, pintura, montagem da carroceria e o motor são feitos no Brasil. Ele sai pronto da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Além disso, a potência do propulsor não está tão distante de um dos requisitos do programa.

Inclusive, ele é um dos modelos mais acessíveis da Renault no portfólio atual. Sua versão mais barata parte de R$ 112.690 e tem câmbio manual. Ao menos, o Kardian Evolution já tem painel de instrumentos digital, central multimídia e seis airbags. O único modelo da marca francesa que pode ser comprado com desconto atualmente é o Kwid e em qualquer versão. A versão Zen ficou R$ 13.400 mais em conta com o programa válido.

Citroën Basalt

Citroën Basalt Feel Manual cinza de frente no meio da rua
Citroën Basalt Feel Manual [Auto+ / João Brigato]

O Citroën Basalt é um dos SUVs compactos mais baratos do Brasil e já conta com desenho cupê, um grande chamariz. Produzido em Porto Real, Rio de Janeiro, ele não teve nenhuma versão que fosse elegível ao programa Carro Sustentável. E olha que ele usa o mesmo motor dos Fiat Mobi Like e Trekking e o do Argo Drive. Esses três entraram de cabeça no serviço e possuem generosos descontos.

A motorização que melhor se enquadraria no serviço é a 1.0 Firefly flex aspirada de 75 cv e o câmbio é manual. Pintura, soldagem e montagem da carroceria são feitos no Brasil, o preço é acessível, pois ele parte de R$ 101.490 e já atende as normas do Proconve L8. Ao menos, a Citroën oferece as três versões do SUV-cupê com bônus em seu site e o Basalt Feel 1.0 Firefly pode ser comprado por R$ 93.990.

Volkswagen Virtus Sense

Volkswagen Virtus Sense parado de frente com fundo branco
Volkswagen Virtus Sense [Divulgação]

Um dos carros que não entraram no programa IPI Verde e que não tem uma explicação simplificada é o Virtus na versão Sense. O que acontece é que o motor dele é o mesmo que o do Polo TSI, que acabou de voltar a ser vendido. Inclusive, o sedan compacto teve sua produção iniciada em São José dos Pinhais, no Paraná.

Por lá, ele tem diversas partes da fabricação realizadas por funcionários brasileiros. Sob o capô, esta versão traz o propulsor 1.0 turbo flex de 116 cv e que já atende as rigorosas normas do Proconve L8. Aliás, está é uma das variantes mais acessíveis do sedan e já tem itens como direção elétrica, painel de instrumentos digital de oito polegadas, ar-condicionado e outros equipamentos.

Citroën C3

Citroën C3 Feel 1.0 preto estacionado de frente e com fundo branco
Citroën C3 Feel 1.0 MT5 2025 [Divulgação]

Por fim, a Citroën emplacou dois carros nessa lista dos modelos que inexplicavelmente não entraram no programa IPI Verde. Diversas versões do C3 usam o mesmo motor do Fiat Mobi, Argo e Cronos e Peugeot 208. O propulsor é o 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm de torque. Ele trabalha em união com câmbio manual. O motor passou por atualização e assim atende ao programa Proconve L8, que cuida de emissões de poluentes.

O modelo é um dos veículos mais acessíveis do Brasil e tem sua produção concentrada em Porto Real, Rio de Janeiro. Inclusive, essa planta da Stellantis produz o Aircross e em breve será o berço do Jeep Avenger. Mesmo que não tenha o IPI zerado, a Citroën oferece o C3 Live, Live Pack e Feel com bônus em seu configurador. A versão mais barata pode sair por R$ 73.990, sendo uma opção acessível aos brasileiros.

Você aproveitou o programa Carro Sustentável para trocar seu veículo? O que achou da iniciativa governamental? Conte nos comentários


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1 comentário em “Cinco carros que inexplicavelmente não entraram no programa IPI Verde”

  1. Carlos

    Muito boa a materia, parabens para o autor.

  2. Ana

    Esse “inexplicavelmente” poderia ser trocado pela explicação das montadoras do motivo de não terem entrado no programa.

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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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