Comprar um carro usado é uma das escolhas mais racionais nos últimos anos. No entanto, cuidado nunca é demais com modelos que são considerados bombas pelo mercado. São veículos que, mesmo bem conservados, têm defeitos recorrentes que afetam a mecânica e precisam de visitas frequentes ao mecânico.
Para te ajudar a fugir dessas enrascadas, o Auto+ separou cinco carros que têm histórico de problemas crônicos e que podem dar dor de cabeça a quem compra desavisado.
Ford Focus, Fiesta e EcoSport com câmbio Powershift

Difícil falar de problema crônico sem lembrar do câmbio Powershift da Ford. Essa transmissão automatizada de dupla embreagem foi usada em modelos como Focus, Fiesta e EcoSport entre 2013 e 2017, e virou sinônimo de dor de cabeça.
As falhas mais comuns são trepidações, trancos, superaquecimento, vazamento de óleo e até travamentos. O problema está no desgaste dos retentores, que deixam o óleo contaminar a embreagem e compromete as trocas de marcha. Muitos desses carros passaram por recall. Mesmo assim, eles são superdesvalorizados e, salvo raras exceções, vale mais a pena evitar ou pegar versões manuais.

Volkswagen Gol, Fox e Polo com motor EA111

O motor EA111 é velho conhecido da Volkswagen e esteve presente em muitos modelos, como Gol, Fox, Polo, Voyage e Saveiro. Apesar da forte robustez, ele tem um defeito crônico que incomoda muita gente: vazamentos de óleo.
Eles ocorrem com frequência na junta do cárter, nos retentores e nos selos das válvulas. Isso gera problema na lubrificação, aumenta o risco de superaquecimento e, se o dono não ficar de olho, pode até fundir o motor.
![VW Fox [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/volkswagen_fox_5-door_3-1320x791.jpeg)
Esse motor foi aposentado em 2023, quando passou a não cumprir as novas regras do Proconve L7. Mas tem muito EA111 rodando por aí. Se você for comprar um desses, revise bem o estado do motor e fuja de carros que já mostram sinais de vazamento.
Câmbio DSG de sete marchas (DQ200) da Volkswagen e Audi

O câmbio DSG de sete marchas com dupla embreagem a seco virou pesadelo para donos de vários modelos da Volkswagen e da Audi entre 2011 e 2015. Equipou carros como Golf, Jetta, Passat, A1 e A3, e colecionou reclamações.
Os principais problemas são falhas na mecatrônica, trancos, ruídos e vibrações. A grande falha era a ausência de lubrificação a óleo, o que dava desgaste prematuro em condições de uso no Brasil, especialmente com muito anda e para, bem como asfalto irregular.

A VW até fez recall para vários modelos com esse câmbio (DQ200), mas os problemas continuam sendo motivo de desvalorização. Hoje, os câmbios DSG mais modernos usam sistema banhado a óleo e são bem mais confiáveis. Mas, se for comprar um usado com o DSG seco, pense duas vezes.
Peugeot 206 com suspensão frágil

O Peugeot 206 marcou época, mas também ganhou má fama por conta da fragilidade da suspensão. Era um carro com ótimo visual e dirigibilidade, mas que não aguentava o tranco das ruas brasileiras.
Buchas, bandejas e bieletas se desgastavam rápido. O resultado era barulho, desalinhamento e manutenção frequente. E pra piorar, o motor 1.4 tinha histórico de falhas no cabeçote.

Esse mesmo problema apareceu no Citroën C3 da primeira geração, que compartilhava a base do 206. A má fama da Peugeot começou aí. Hoje a marca está bem diferente e faz carros confiáveis, mas o trauma do 206 ainda assombra.
Jeep Renegade e Compass com trocador de calor problemático

Os SUVs Renegade e Compass são sucesso de vendas, mas os modelos fabricados antes de 2019 com motor 1.8 (Renegade) e 2.0 (Compass) tiveram dores de cabeça com o câmbio automático AT6 e, principalmente, com o trocador de calor.
O trocador de calor é o componente responsável por resfriar o óleo da transmissão. Quando ele falha, pode acontecer a mistura de óleo com o líquido do radiador, o que leva a superaquecimento e desgaste prematuro do câmbio. Em casos graves, o câmbio morre de vez.
![Jeep Compass flex 4x4 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Jeep-Compass-flex-2018-12_edited-1200x720.jpg)
Nos modelos mais novos, a Stellantis resolveu a falha. Mas se estiver pensando em um Renegade ou Compass mais antigo, vale a pena pedir um laudo completo da transmissão e evitar dor de cabeça no futuro.
Ficou com receio de algum desses modelos? Deixe sua opinião nos comentários!
![Jeep Compass [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/08/jeep_compass_longitude_16_edited-1200x719.jpg)



O meu Compass 2022, deu esse defeito o custo foi de +- 18 mil. Na reportagem diz que até 2019 dá esse problema, e a sttellantis diz que corrigiu os mais novos. Não entendi nada.
Meu Compass deu esse problema de câmbio entrou água gastei 18 mil nem terminei de pagar o câmbio queimou a junta do cabeçote duas vezes até hoje tá na oficina. Meu deus que bomba
Mais novos é de 2020 em diante amigo!
2019 para baixo é fumo!
A partir de 2020 foi resolvido, é isso, os carros mais novos já não apresentam a falha
apresentam falha sim, o meu é um longitude 2022 com 25mil km , está parado na concessionária faz 10 dias e deve ficar mais uns 30 dias lá, câmbio com problema crônico , a fábrica vai fazer o reparo
Meu Compass é 2018 já instalei o mesmo radiador de eleo usado na versão diesel. Investi $ 3.000 resolvido.
Muito boa a reportagem pois é bastante convincente e esclarecedora porém, fiquei curioso em saber se hoje o renegate está livre desse problema e se o consumo do mesmo melhorou?
Não é Renegate ,se pronunciar Renegate.
Não é Renegate ,se pronunciar Renegay.
Melhorou, agora só consome óleo junto com a gasolina, igual a uma roçadeira dois tempos.
Ótima reportagem, esses alertas são importantes para evitar futuras dores de cabeça.
Faltou falar dos carros da Toyota que vinham TODOS com os airbags FATAIS…
Isso já foi resolvido com recall
Não e Toyota o problema dos airbag fatais e do Honda Civic
Os da Honda tbm, porém todos tiveram recall e é fácil de consultar se o modelo que vc está interessado fez a troca, é só colocar a placa do carro no site da Honda ou Toyota na parte de Recall e ali aparece a informação.
Jetta e Passat nao tiveram combio de 7 marchas, o DQ200, somente o Dq250, pois o jetta quando teve motor 1.4 ja usaca câmbio tiptronic.
E os automatizados com embreagem monodisco?
Tive 3 COMPASS tanto a gasolina como o Diesel Fora o consumo ZERO problemas
Sempre tive Ford e nunca tive esses problemas, acho estranho essa sua afirmação. É pago por alguém ??
O problema no câmbio automatizado da Ford, foi amplamente divulgado no meio automobilístico. Eu tinha um Focus Fastback, e em 2018 ainda com km baixa, por volta dos 35000 km, começou a apresentar trancos e barulho no câmbio. Levei na concessionária e falaram que era normal o barulho. Fui a uma concessionária Chevrolet e troquei por um Cruze. Um mês depois recebi por email uma nota de entrada de serviço do Ford Focus na concessionária para manutencao no câmbio. Só saiu de lá um mês depois
Outro carro com problema crônico e de alto risco de acidente é o Tiggo 2 … Depois dos 50 mil km rodados ele começa a desligar do nada, apaga geral e se perde o controle da direção, tive que vender o meu a preço de banana.
Falaram muito e falaram besteira, cuidado com algumas matérias, podem queimar os modelos e isso pode ser fatal. Jetta nunca usou esse câmbio, ao menos aqui no Br, sempre o DSG de 6 marchas, nas versões 2.0 TSI, e na 1.4, câmbio Tiptronic, e no Passat, também o câmbio DSG, câmbio excelente, desde que sejam feitas as manutenções preventivas.
Tenho Renegade e não tive nenhum problema, já rodei 55 mil km e só fiz troca de óleo, acho o carro excelente, estou muito satisfeito, o ano é 2022.
Tenho Compass 2019, limited,diesel, excelente, só elogio até hoje
Muito bom saber sobre esses problemas antes de uma compra de carro.
Fica difícil comprar veículos com problemas citados pela ” AUTO ” tô pensando em adquirir um GOL 1.6 , mas com esse comentário do motor EA111 , qual veículo Gol modelo e ano COMPRAR chego até pensar que é jogada de MARKETING prá valorizar outras MARCAS… tá difícil desse jeito… AUTO
Jeep Compass meu sonho de consumo, mas depois que tomei conhecimento, do problema crônico do trocador de calor fiquei com receio de adquirir o carro, quais as opções que não tem mais este problema 👍🤝