O setor automotivo brasileiro é bastante diverso. Existem diversas fabricantes diferentes, tanto tradicionais quanto novas. Aliás, vamos conhecer nessa lista quais montadoras oferecem apenas um carro atualmente no Brasil. Teremos indicadas que acabaram de chegar, uma que faz sua reestreia e até veteranas. Inclusive, teremos uma empresa que é bastante conhecida por atuar em outro segmento além dos modelos de passeio.
Traremos detalhes dos seus veículos e outras informações interessantes sobre sua trajetória. Então, aperte os cintos e prepare-se para adquirir mais conhecimento.
Geely

A Geely acaba de fazer sua reestreia em solo brasileiro. Ela tentou entrar no mercado automotivo nacional anos atrás, mas não conseguiu ter sucesso. E agora ela regressa com a ajuda da Renault e focará em modelos eletrificados. Aliás, quem reabriu a porteira foi o SUV médio EX5. Ele é 100% elétrico, tem visual futurista e será oferecido em duas versões, a Pro e a Max.
Ambos possuem 218 cv, bateria de ferro, lítio e fosfato com 60,22 kWh de capacidade. A autonomia varia de 349 km até 413 km, dependendo da versão escolhida. Tanto o EX5 Pro quanto o Max trazem diversos itens de série, mas apenas o Max conta com itens ADAS de condução semiautônoma. Ele tem preços que variam de R$ 205.800 e chegam em R$ 225.800. A marca os oferece com bônus e logo mais trará mais modelos.
Foton

Uma das montadoras que atua no Brasil com apenas um carro de passeio é a Foton. Só que, você já deve ter ouvido falar que ela também tem ampla linha de caminhões. Depois de conquistar certa parcela do público brasileiro, ela quis aumentar seus lucros e trazer novidade. Foi nesse meio tempo que ela anunciou a chegada das caminhonetes médias Tunland V7 e V9.
Elas querem atazanar o segmento de picapes médias composto por Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e companhia. Se destacam pelo porte encorpado, já que possuem 5,61 m de comprimento e a capacidade de reboque é de 3.500 kg. Ambas possuem motor semi-híbrido 2.0 turbo diesel de 175 cv. Elas se diferem no visual. Seus preços variam entre R$ 279.990 e R$ 299.990, estando entre as mais acessíveis da categoria.
Subaru

Não parece, mas a Subaru segue viva no Brasil. Ela ainda possui algumas poucas concessionárias abertas e comercializa unidades do SUV Forester. Japonesa, ela tem forte influência lá fora e possui diversos modelos no imaginário do público, como é o caso do sedan Impreza. Ele é muito lembrado por ter participado de filmes como Velozes e Furiosos. Seu visual chama atenção pela imponência.
Hoje, a marca segue bem despercebida pelos brasileiros. O Forester ao menos já conta com motor 2.0 turbo de 150 cv. Tem injeção direta e sistema semi-híbrido, que o ajuda a emitir menos gases poluentes e ter melhores números de consumo de combustível. Bem equipado, ele tem tração AWD, sistema de som Harman Kardon, teto solar, central multimídia e mais itens. Só que, é oferecido por mais de R$ 253 mil.
Suzuki
![Suzuki Jimny Sierra 4Style [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Suzuki-Jimny-Sierra-4Style-18-1200x720.jpg)
A Suzuki tem alta participação nos mercados internacionais, mas no Brasil é lembrada por oferecer apenas um carro em seu portfólio atual. Ela já ofereceu o hatch Swift e o SUV Vitara por anos. Agora, vive apenas das vendas do jipinho off-road Jimny Sierra. Ele se destaca pelo visual quadrado e vocação aventureira. Ainda nesse sentido, ele é o único carro 0km vendido no Brasil que conta com câmbio automático de quatro marchas.
Seu motor é sempre 1.5 aspirado de 108 cv. O problema é que este propulsor não atende as normas do programa Proconve L8. Por isso, a fabricante já estuda algumas saídas para se manter viva perante os brasileiros. Uma opção é ela trazer o SUV elétrico e-Vitara ou até mesmo o SUV subcompacto Fronx, que é feito em parceria com a Toyota. Seu modelo mais em conta é o Jimny Sierra 4You Allgrip 1.5 manual, tabelado em R$ 155.990.
Omoda e Jaecoo

Por fim, as duas últimas montadoras que vendem apenas um carro no Brasil são as parceiras chinesas. Elas chegaram há pouco tempo e cada uma oferece um SUV distinto. A Omoda vende apenas o SUV elétrico 5. Ele chama atenção pelo desenho futurista e estilo cupê. Tem 204 cv, autonomia pelo Inmetro de 345 km, 4,42 m de comprimento e custa R$ 209.990. Ela trará mais novidades ainda este ano.
Já a Jaecoo chegou com o SUV 7. Ele tem sistema híbrido plug-in, composto pelo motor 1.5 turbo de 135 cv e mais um elétrico que pode ser carregado em tomada de 204 cv. Juntos, rendem 339 cv. A autonomia elétrica é de 79 km e a combinada fica nos arredores de 1.200 km. Seus preços variam de R$ 229.990 e chegam em R$ 249.990. Mais para frente, seu portfólio será aumentado com os modelos 5 e 8.
Você já viu algum dos carros dessas montadoras nas ruas do Brasil? Conte nos comentários



A Subaru Forester não tem mais motor TURBO desde 2018.
A motorização dela é um 2.0 aspirado de 150cv com sistema híbrido leve ( E-BOXER)
Espero que em algum dia os japoneses da Subaru abram o olho e tirem da CAOA a representação