Home » Segredos » Suzuki não desiste do Brasil e pode vender SUV feito em parceria com a Toyota

Segredos

Suzuki não desiste do Brasil e pode vender SUV feito em parceria com a Toyota

Sem nenhum carro importado ao Brasil em 2025, Suzuki lida com estoque remanescente do Jimny, mas há planos de expansão

4 min de leitura

Já faz um bom tempo que a Suzuki sobrevive no Brasil somente com o Jimny Sierra. Em 2022, ela vendeu as últimas unidades do Vitara e do Jimny antigo, enquanto o S-Cross nos deixou um ano antes. Com rumores de que a Suzuki sairia do Brasil, o grupo HPE, que controla a marca junto da Mitsubishi, revelou um futuro mais otimista.

Em entrevista aos nossos parceiros do Motor1, o CEO do grupo HPE, Mauro Correia, revelou que a Suzuki vai vender novos carros no Brasil. Isso vai de acordo com o que o executivo revelou ao Auto+ em novembro do ano passado. Contudo, parece que os planos finalmente vão andar.

Índia ao resgate

Mauro disse que a nova estratégia da Suzuki no Brasil será revelada em breve. Em novembro passado, Mauro havia revelado que “estamos conversando com a matriz sobre novos modelos e várias possibilidades. Mas, o japonês é metódico. Enquanto não estiver tudo 100%, não querem arriscar”, completa o executivo.

Suzuki Jimny Sierra 4Style [Auto+ / João Brigato]
Suzuki Jimny Sierra 4Style [Auto+ / João Brigato]

Ao ser questionado sobre a possibilidade de que esses próximos modelos sejam da linha indiana da Suzuki, Mauro foi positivo: “é uma possibilidade. Estamos vendo todas as opções. Mas tem que ver o que encaixa para o Brasil”, completa. Isso vai de acordo com a especulação do Motor1 de que os escolhidos serão os SUVs indianos da Suzuki.

A grande força da marca japonesa em seus modelos está justamente nos carros de baixo custo feitos na Índia com a Maruti. Por lá, inclusive, ela é líder. Na América Latina, como um todo, modelos indianos da Suzuki são figurinhas carimbadas, enquanto no Brasil, eles nunca foram oferecidos.

SUV cupê da Suzuki…e da Toyota

SUV cupê
Suzuki Fronx [divulgação]

O grande astro da nova fase da Suzuki no Brasil deve ser o Fronx. Trata-se de um SUV subcompacto cupê desenvolvido em parceria com a Toyota. O modelo, que é vendido também como Toyota Taisor, tem porte de Volkswagen Nivus para brigar também com modelos mais conservadores, como Fiat Pulse, VW Tera e Renault Kardian.

Ele conta com opções de motor 1.0 três cilindros turbo ou 1.5 quatro cilindros aspirado, ambos com opção semi-híbrida. É provável que o 1.0 turbo seja o escolhido para o Brasil, visto que virou regra no segmento de SUVs subcompactos. O câmbio é automático de seis marchas no 1.0 turbo e, bizarramente, de quatro marchas no 1.5 aspirado.

A volta do Vitara?

Maruti Suzuki Grand Vitara [divulgação]
Maruti Suzuki Grand Vitara [divulgação]

Outro carro da Suzuki que pode voltar é o Vitara. Recentemente totalmente renovado, ele tem a mesma identidade visual do Fronx, além de também ser equipado com motor 1.5 quatro cilindros aspirado (regular ou semi-híbrido). Nesse caso, só o semi-híbrido tem câmbio automático de seis marchas.

Há também uma interessantíssima versão 1.5 três cilindros aspirada híbrida. Ele usa emprestado o conjunto híbrido do Toyota Yaris Cross que será vendido no Brasil. A carta na manga da Suzuki, é o e-Vitara, um SUV totalmente elétrico com visual bem diferente do que é usado no modelo a combustão.

Suzuki eVitara verde de frente em foto de dianteira no fora de estrada
Suzuki eVitara [Divulgação]

A marca também pode voltar a importar o hatch compacto Swift em versão esportiva ou híbrida. Além disso, caso consiga atualizar o motor 1.5 aspirado do Jimny, o SUV 4×4 pode voltar a ser comercializado regularmente por aqui. Na Índia, inclusive, há uma desejada versão alongada de quatro portas.

Você acredita na sobrevivência da Suzuki no Brasil? Conte nos comentários.


YouTube video

Você também poderá gostar