Ao vivo
Home » Curiosidades » Como a Toyota ficará sem o Yaris no Brasil?

Curiosidades

Como a Toyota ficará sem o Yaris no Brasil?

Em breve, o Yaris sedã vai sair de linha, deixando apenas o hatch para tapar um buraco temporário dentro da Toyota

3 min de leitura

Uma bomba caiu no mundo automotivo nesta semana. A Toyota vai descontinuar o Yaris Sedã no Brasil antes do hatch. A ideia inicial da marca japonesa era que a linha Yaris como um todo sairia de linha quando o SUV Yaris Cross chegasse. Mas como fica a linha atual da Toyota com o fim do modelo?

Atualmente o carro mais barato da Toyota no Brasil é o Yaris Hatch XL, que parte de R$ 97.990. O modelo tem ainda as versões XS de R$ 110.290 e XLS de R$ 123.950. O próximo andar é composto pelo Yaris Sedã, que está com os dias contados. Ele tem as mesmas três versões do hatch, mas custa R$ 99.920, XS de R$ 113.790 e XLS de R$ 126.690.

Com o sedã compacto fora de linha, o sedã mais barato da Toyota passa a ser o Corolla GLi de R$ 148.990. O sedã médio ainda é vendido nas versões XEi de R$ 158.590, Altis Premium de R$ 182.990, GR-Sport de R$ 181.590 e as variantes híbridas Altis por R$ 187.790 e Altis Premium a R$ 198.890. Temos ainda o GR Corolla, mas sem preço no site da marca.

Toyota Yaris Sedã e Yaris [divulgação]

Quem é o sucessor?

Na atual gama de SUVs, a Toyota tem o Corolla Cross XRE de R$ 178.590 como seu modelo de entada. Vale ressaltar que a versão XR é vendida somente para venda direta, não aparecendo no site da marca. O preço para ter um SUV da Toyota vai diminuir em 2025 com a chegada do Yaris Cross. 

Ele será posicionado no segmento de entrada, provavelmente partindo de R$ 150 mil. Produzido atualmente somente no sudeste asiático, o Toyota Yaris Cross usa plataforma DNGA e é uma variante de baixo custo, mas totalmente diferente do modelo que usa o mesmo nome e é vendido na Europa. 

Toyota Yaris Cross [reprodução]
Toyota Yaris Cross [reprodução]

Aqui no Brasil ele contará com motor 1.5 três cilindros novo, além de um sistema híbrido partindo desse conjunto 1.5 que é já oferecido na Europa no Yaris Cross de alto custo. O visual é bem próximo ao do Corolla Cross, enquanto o porte é menor. São 4,30 m de comprimento, 11 cm a menos que o irmão maior e 3 cm a menos que um Hyundai Creta.

SUVs da Toyota…e uma caminhonete

Na gama Corolla Cross, ainda há versões XRX de R$ 191.790, de GR-Sport de R$ 197.790, XRV Hybrid de R$ 202.690 e XRX Hybrid por R$ 202.690. Depois do Corolla Cross, a linha de SUVs da Toyota fica bem cara. Temos o RAV4 nas versões SX HEV de R$ 349.290 e XSE PHEV saindo por R$ 399.990.

Toyota Corolla Cross XRX [Auto+ / João Brigato]

Quem prefere diesel, tem o SW4 nas versões SRX Platinum 5 Lugares por R$ 179.990 ou R$ 386.290 se optar por sete lugares. A versão Diamond custa R$ 433.490, enquanto o SW4 GR-Sport é vendido pela Toyota por R$ 447.590.

Por fim, temos a caminhonete Hilux vendida com opção Chassi Cabine por R$ 219.090 ou Cabine Simples a R$ 226.790. Com cabine dupla, a gama começa na STD Power Pack de R$ 242.590, sobe a R$ 272.190 na SR, encarece para R$ 290.190 na SRV, depois evolui para R$ 335.300 na SRX Plus e finaliza em R$ 371.3980 na GR-Sport. 

Toyota Hilux SRX Plus [divulgação]
Toyota Hilux SRX Plus [divulgação]

Como você acha que a Toyota sobreviverá no Brasil sem o Yaris Sedã? Conte nos comentários.



YouTube video

2 comentários em “Como a Toyota ficará sem o Yaris no Brasil?”

  1. Bosco_

    Meu deus, em menos de 5 anos a Toyota fora do Japão só vai vender SUV

  2. Luis Antonio

    Vai sobreviver do mesmo jeito que já sobrevive. Esse Yaris sedã não tem um volume de vendas expressivo na montadora. A meu ver a Toyota fez o certo em tirar apenas o sedã (que vende menos que o Hatch) para dar lugar ao SUV de entrada.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar