Ao vivo
Home » Curiosidades » Conheça 5 carros esquecidos que você nem lembra que ainda são vendidos no Brasil

Curiosidades

Conhece algum?

Conheça 5 carros esquecidos que você nem lembra que ainda são vendidos no Brasil

Mesmo com vendas discretas e pouca divulgação, alguns modelos continuam nas concessionárias, e você talvez nem saiba disso

6 min de leitura

Com tantos lançamentos, reestilizações, modelos à venda e a guerra das montadoras por espaço entre os SUVs, é natural que alguns carros fiquem esquecidos no mercado. Eles não aparecem em comerciais de TV, quase nunca são vistos nas ruas e raramente aparecem nos rankings de vendas. Mas sim, ainda estão no catálogo oficial das marcas e podem ser comprados normalmente nas concessionárias.

Nesta lista, o Auto+ separou cinco modelos que seguem à venda no Brasil mesmo com pouca ou nenhuma visibilidade. Eles vivem no modo fantasma e muitos consumidores nem se dão conta de que continuam disponíveis. Vamos aos sobreviventes.

BYD Yuan Pro

BYD Yuan Pro - Carro chinês vale a pena?
BYD Yuan Pro [Auto+ / Rafael Dea]

O BYD Yuan Pro é um bom exemplo de carro que quase ninguém lembra que existe no Brasil. Lançado discretamente em setembro de 2024, o SUV elétrico chinês vendeu apenas 751 unidades naquele ano, o que até foi um número razoável considerando a estreia tardia. 

Mas em 2025, suas vendas despencaram, com menos de 200 unidades emplacadas até abril. A exceção foi maio, quando a BYD aplicou um desconto agressivo de R$ 23 mil, baixando o preço de R$ 182.800 para R$ 159.800 e o Yuan Pro finalmente apareceu nas tabelas com 556 unidades vendidas no mês. 

Ele é o SUV elétrico mais barato do país, com motor de 177 cv e 29,5 kgfm e uma autonomia urbana de até 350 km. A sua barreira é que quem tem R$ 160 mil na conta muitas vezes prefere apostar em um SUV a combustão, e aí o Yuan Pro acaba ficando de lado, além de não oferecer bons pacotes de equipamentos pelo seu preço. 

Fiat 500e

Fiat 500 elétrico [divulgação]
Fiat 500 elétrico [divulgação]

O Fiat 500e ainda aparece no site da marca, mas é daqueles carros que você dificilmente vê rodando por aí. Compacto, carismático e 100% elétrico, o modelo teve um pico de vendas em 2022 com 201 unidades, mas despencou nos anos seguintes. Apesar disso, ele segue à venda por R$ 214.990, valor que espanta boa parte do público que hoje, por esse preço, costuma preferir SUVs. 

Para piorar, a planta de Mirafiori, em Turim, onde o 500e é produzido, chegou a paralisar no começo de 2024 por baixa demanda na Europa. Tudo isso ajuda a explicar por que o simpático 500 elétrico virou um daqueles carros esquecidos nas lojas do Brasil. A marca planeja lançar em 2026 o modelo híbrido chamado de 500 Torino para tentar alavancar às vendas. 

O Fiat 500e conta com uma bateria de 42 kWh e autonomia de apenas 227 km, o que já limita bastante seu uso fora da cidade. Seu motor entrega 118 cv e 22,4 kgfm de torque. 

Honda CR-V 

Honda CR-V Advanced Hybrid
[Honda CR-V Advanced Hybrid / Rafael Dea]

O Honda CR-V já foi um dos SUVs mais desejados do Brasil, mas hoje fica bem aquém daquilo que era comercializado. Lançado por aqui em 1994, ele ganhou força com a segunda geração e virou referência mesmo com a terceira geração, em 2006. Em 2013, a quarta geração manteve o fôlego, chegando ao auge em 2014 com 8.460 unidades vendidas. Só que, depois da chegada da quinta geração em 2019, o modelo começou a perder espaço. 

Mesmo com a nova geração lançada em abril de 2024 com a inédita versão híbrida plug-in, somou só 2.462 unidades no ano. O grande problema é o preço de R$ 352.900, valor que faz muitas pessoas migrarem para SUVs de marcas premium ou até híbridos mais modernos e baratos. 

Além disso, ele perdeu protagonismo dentro da própria Honda, que hoje tem HR-V, ZR-V e em breve deve ter o novo WR-V, modelos mais acessíveis e atuais. Antes o CR-V era o único SUV da marca, agora virou um coadjuvante que pouca gente lembra que ainda existe.

JAC E-JS1

JAC E-JS1 [Auto+ / João Brigato]
JAC E-JS1 [Auto+ / João Brigato]

O JAC E-JS1 é um dos carros elétricos mais esquecidos do Brasil, mesmo estando à venda desde 2021. Em 2024, foram emplacadas apenas 1.228 unidades. O desempenho ruim não é à toa, além de ser menos lembrado que seus rivais, o E-JS1 custa atualmente R$ 126.900, ou seja, mais caro que o Dolphin Mini (R$ 118.800 a R$ 122.800), que oferece mais tecnologia, desempenho e autonomia.

Mesmo se posicionando como opção de entrada entre os elétricos, o JAC peca em detalhes importantes. Só para se ter base, o E-JS1  não tem nem limpador e lavador de vidro traseiro, item básico em qualquer hatch acima dos R$ 100 mil. A autonomia é limitada, com cerca de 160 (Inmetro), o tempo de recarga é um problema e principalmente o carregamento só pode ser feito com carregador chinês . Resultado: pouca gente lembra que ele ainda é vendido por aqui

Kia Stonic

Kia Stonic prata parado em um estacionamento com um muro laranja com graffiti
Kia Stonic [Auto+ / João Brigato]

Você sabia que a Kia possui um carro 1.0 turbo? Sabia ainda que ele é considerado híbrido-leve? O Kia Stonic é bem esquecido no mercado, mas foi o primeiro carro 1.0 a adotar o sistema híbrido-leve e também o primeiro SUV compacto considerado híbrido. O SUV chegou ao Brasil em 2022, mas nunca emplacou bem — em 2024 foram somente 643 unidades vendidas, não passou de 20 emplacamentos nos meses deste ano.

Parte disso se explica pelo posicionamento confuso da Kia, já que o Stonic é menor que rivais diretos como Hyundai Creta e Nissan Kicks, mas tem preço elevado, partindo de R$ 154.990, e entrega pouco em espaço interno e nem sistema ADAS e motor flex possui.

Ele também sofre com a concorrência de SUVs maiores e mais conhecidos na mesma faixa de preço. Outro ponto que pesa é a presença tímida da Kia no Brasil, com baixa rede de concessionárias e pouca divulgação. 

E você, tinha conhecimento de algum desses carros? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

1 comentário em “Conheça 5 carros esquecidos que você nem lembra que ainda são vendidos no Brasil”

  1. Edmon

    Correções: o CRV atual foi lançado em 2023 no Brasil, é uma geração nova (e não um facelift) e não é plug-in. O Stonic tem sim ADAS a partir da linha 2025…
    Todo dia vocês postam matérias com informações erradas.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar