Já faz 15 anos que houve a separação entre a marca Dodge e a linha de caminhonetes Ram. Hoje como duas fabricantes independentes, mas pertencentes ao grupo Stellantis, Ram e Dodge atuam em mercados completamente separados e com estratégias globais diferentes. Por exemplo, só a marca de caminhonetes vende carros no Brasil. Mas por que tanta gente ainda insiste em chamar as picapes de Dodge Ram?
2010 foi o último ano da Dodge Ram
A década passada foi extremamente tortuosa para o lado norte-americano da Stellantis. Em crise financeira a ponto de pedir falência, o grupo Chrysler teve parte de suas ações adquirida pela Fiat em 2009. O plano era formar o grupo FCA. Na época, antes mesmo da criação da FCA, Sergio Marchionne foi apontado como CEO do grupo Chrysler. A criação, de fato, do grupo Fiat Chrysler Automobiles veio só em 2014.
Com tudo acertado, era a hora de reestruturar as marcas agora pensando em uma atuação além de EUA. A Jeep era a mais importante e única verdadeiramente global. A Chrysler vendia carros mais sofisticados, mas estava começando a cair. Já o volume forte vinha de carros simples da Dodge, especialmente das caminhonetes Ram.
![Dodge Ram 1500 2003 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/07/dodge_ram_1500_slt_regular_cab_1-1200x720.jpeg)
Como surgiu a Ram?
Lançada em 1980, a Dodge Ram se tornou rapidamente o carro mais importante da Dodge. Mas, em vendas, ainda estava longe de Ford F-150 e Chevrolet Silverado. Em 2010, Sergio Marchionne determinou a separação da Dodge da linha de caminhonetes Ram. A ideia também era transformar a Ram em uma marca de veículos comerciais para atuar em vários mercados.
Segundo o grupo na época, a ideia era transformar a Ram em “uma marca real de caminhonetes, não mais uma marca que pessoas compraram picapes pela imagem ou estilo”. Enquanto isso, a Dodge deixaria de ser o lado barato do grupo Chrysler para focar n oque ela sabe fazer bem: muscle-cars e veículos de performance bem americanos.

De um carro para uma marca
Em 2010 a última Dodge Ram foi produzida, mas prontamente substituída pela Ram 1500. O logotipo do bode, até então usado pela Dodge, passou a ser a marca registrada das caminhonetes. Até porque, a palavra ram em inglês significa carneiro. E justamente esse animal é o que aparece na dianteira das picapes. Por isso faz mais sentido na Ram do que na Dodge.
Como houve também um foco para veículos comerciais, a linha de modelos passou a ser constituída não somente pelas caminhonetes 1500, 2500 e 3500, mas também por vans. A Dodge Caravan ganhou uma versão furgão, sendo vendida como C/V Tradesman. Ela foi acompanhada da linha de comerciais Fiat vendidos nos EUA como Ram.

O primeiro carro Fiat que virou Ram foi a Ducato, que chegou lá como Ram ProMaster em 2014. Um ano depois, o Fiat Doblò passou a rodar nos EUA como Ram ProMaster City. Além disso, em alguns mercados da América Latina, a Ram substituiu a Fiat na venda de Fiorino, Strada e Tor. Com a troca de logo, o nome mudou, respectivamente, para ProMaster Rapid, 700 e 1000.
Até mesmo a Fiat Titano e a Peugeot Landtrek ganharam uma variante Ram antes da Dakota. que é vendida como 1200 em alguns mercados. Ou seja, a Ram se tornou a marca de caminhonetes e de veículos comerciais do grupo Stellantis, vendendo veículos não somente originais, mas também carros da Fiat e da Peugeot.

Por que muita gente ainda fala Dodge Ram?
Mas, ainda há razão para tanta gente chamar a Ram 1500 e suas irmãs de Dodge Ram? Sim. Por mais quejá tenham se passado 15 anos que não existe mais esse modelo, no Brasil tivemos a caminhonete com o nome original sendo comercializada de 1995 a 2009. E existe também o fato de que o brasileiro é apegado a nomes.
Além disso, o fato de que a Ram usa o mesmo logotipo que um dia foi da Dodge, faz com que muitas pessoas ainda achem que a marca do bode é a Dodge. Entretanto, vale lembrar que a Dodge não vende mais nenhum carro no Brasil desde 2018, quando o Journey deixou de ser ofertado por aqui.

Você ainda fala Dodge Ram ou já mudou para o nome usado há 14 anos? Conte nos comentários.



Mais recentemente houve outra mudança no grupo hoje Stellantis, mas na época da PSA.
A Citroën separou a DS e lhe deu uma divisão própria.
Ainda tem muita gente que chama os carros da DS como Citroën DS.
Chamo de Dodge Ram e vou continuar chamando até me der na telha… po… esse nome RAM no BR não pega sozinho… slk tem imponência nenhuma. Parece que tu fala o nome do animal (Rã)… kkkk Dodge Ram eh mt mais bonito…
Concordo!
Dodge Ram forever…
Sem esquecer daquele hino "Vem nimim Dodge Ram!"… E Dodge é Dodge, até quando muda de nome.
Até hoje eu paro na bomba e falo: "Completa com Alcool, por favor?"
Boa matéria. Errado foi só usar bode (caprino) como sinônimo de carneiro (ovino).
quiseram mudar o nome do Uno pra Mille e não pegou,do Corsa sedan pra Classic e também não pegou,quem conhece a Dodge nunca vai chamar de Ram é Dodge RAM e ponto.
Pra mim é RAM e ponto, e também não é "bodona", o animal da logo das picapes é um carneiro selvagem.
Vem ni mim Doge Ram , Focker 280 mulherada louca eu quero ouvir cada vez mais.
Sabemos disso, que Ram é uma marca. Entretanto eu gosto de chamar de Dodge Ram ,mas isso é pelo Dodge!!! Geralmente somos Dodjeiros raiz ,Dodge é sinônimo de V8 ,força e potência. Remete aos anos 70 dos muscle cars,como os Chargers e Chellengers.
Irei morrer dizendo Dodge Ram. Tenho uma Dodge Ram Classic 2023. Abração.
Conheço a história da RAM, já foi um modelo, que agora é uma marca, gosto muito da Rampage SRT , mas ainda não é pro meu bolso