Lançada em 2021, a Peugeot Landtrek passa por sua primeira renovação visual. Mas, espera um momento, essa não é a Fiat Titano? Sim! A caminhonete média da Fiat é, na realidade, um modelo da Peugeot com outro logotipo. Por isso, pode se animar com a principal mudança, o motor 2.2 turbo diesel da Ram Rampage será usado na Fiat Titano.
Para se alinhar com a nova identidade visual da Peugeot, a Landtrek 2025 traz o novo escudo da marca francesa na grade frontal. O nome Landtrek vem escrito na parte plástica superior, enquanto o interior da grade tem visual novo. Lembrando que a peça é a única coisa que muda da Landtrek para a Titano.
Na traseira, a Peugeot Landtrek adotou o nome da marca francesa escrito em letras enormes acompanhado de seu batismo logo abaixo. Já a cabine traz uma nova central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de logotipo da Peugeot alterado. O painel de instrumentos segue analógico com uma tela de 7 polegadas para o computador de bordo.
Novo motor da Fiat Titano é o da Ram Rampage
A grande novidade, no entanto, fica por conta do motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel. O conjunto, feito pela Fiat, conta com 200 cv e 48,8 kgfm de torque e estreou no Brasil através da Ram Rampage. Ele será usado também no Jeep Commander e na Fiat Toro, enquanto o Jeep Compass deixará de ter versão diesel.
Na Fiat Titano, o novo motor substitui o 2.2 HDi de origem Peugeot. Atualmente, a caminhonete média da Fiat entrega 180 cv e 40,8 kgfm de torque. Ou seja, com o novo coração, mas que tem a mesma litragem, a Stellantis conseguiu um fôlego de 20 cv e 8 kgfm de torque a mais.
Em relação à Ram Rampage, a Fiat Titano terá uma transmissão automática com uma marcha a menos (oito na média contra nove na caminhonete intermediária). Ela também será oferecida com caixa manual de seis marchas, algo nunca planejado para a Rampage. Vale lembrar que o câmbio automático atual da Titano tem seis marchas.
Quando chega a Fiat Titano com novo motor?
A mudança de motorização na Fiat Titano deve ocorrer já na linha 2026. Por enquanto, ela segue sendo fabricada no Uruguai, mas é esperada a transferência de sua linha de montagem para a Argentina. Além dela, a Peugeot Landtrek e a Ram 1200 também serão feitas por lá.
Além disso, o projeto KP1, código pelo qual o trio de caminhonetes atende, teve seu desenvolvimento todo transferido para a engenharia brasileira. É esperado que Titano, Landtrek e 1200 recebam melhorias de suspensão e direção nos próximos anos. Especialmente porque esses pontos são extremamente criticados nas caminhonetes.
Você acha que, com o novo motor, a Fiat Titano vai vender mais? Conte nos comentários.