O ano de 2022 será marcado por duas tristes despedidas de carros populares extremamente icônicos. Ford Fiesta e Volkswagen Gol terão nesse ano seu último de vida. Só que o caso da Ford é ainda mais emblemático: a morte do Fiesta marca o fim do trio de maior importância que a marca já teve no Brasil.
Apesar de ter vendido modelos de gigantesca importância global como Modelo T, Maverick (o muscle-car, não a picape) e Ranger, o trio Ka, Fiesta e EcoSport foi o responsável por uma gigantesca virada da Ford no Brasil. Com os três, ela se solidificou nas posições mais altas do ranking dos mais vendidos por anos e até redefiniu categorias.
Quem nunca teve uma história com um Ka, Fiesta ou EcoSport? Esse mesmo que vos escreve teve como primeiro carro um Fiesta. Só que agora, a morte do último desse trio de ouro da Ford é a cereja do bolo de uma melancólica e forte decadência da marca do oval azul, que agora tenta se ressignificar no Brasil com modelos importados e mais refinados, enquanto na Europa vira a chave para os elétricos.
![Ford Fiesta [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/10/ford_fiesta_st-line_5-door_54_edited-750x450.jpg)
Filhos de Fiesta
É emblemático o Fiesta ter sido o último dos três modelos a morrer, ainda que no Brasil tenha sido o contrário. Nascido em 1976, o compacto só chegou ao nosso mercado na terceira geração, ainda importado da Espanha. Ganhou produção nacional em 1995, ainda em São Bernardo do Campo, na quarta geração (conhecido como tristonho).
![Ford Ka [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/10/ford_ka_658_edited-750x450.jpg)



Kinect
Ka, Fiesta e EcoSport sempre foram intimamente ligados, mas isso se tornou de fato forte na sétima geração do Fiesta, terceira do Ka e segunda do EcoSport. Lançado em 2008 na Europa e só em 2011 nas Américas, o New Fiesta trazia visual bem mais ousado, nova plataforma e pegada mais premium.
![Ford New Fiesta [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/04/ford_fiesta_sel_61_edited-750x450.jpg)
![Ford Ka [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/10/ford_ka_br-spec_2_edited-750x450.jpg)

Um por um
Quando a Ford apresentou a oitava geração do Fiesta na Europa, ela já não estava bem no Brasil. Ameaçava falência, fechar fábricas ou reduzir a gama. Até tentou dar um novo tapa no visual do New Fiesta, mas as vendas não animaram. Tanto que ele saiu de linha rapidamente assim que a fábrica de São Bernardo foi fechada em 2019.
![Ford Fiesta ST Line [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/02/ford_fiesta_st-line_5-door_600_edited-750x449.jpg)
O Brasil havia sido o berço do desenvolvimento de Ka e EcoSport, com as fábricas brasileiras fechadas, restava apenas a produção internacional para sustentar. A Europa já havia desistido de vender o Ka, mantendo o modelo em produção apenas para abastecer a Índia. Só que a Ford também não estava bem por lá.
![Ford EcoSport e Ka [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/01/ford_ka_ford_ecosport_edited-750x450.jpg)
Por fim, o Fiesta está a caminho da morte. A Ford anunciou que junho de 2023 será seu último mês de vida. Tanto que a marca já divulgou um vídeo de despedida bastante emocionante, anunciando a morte do compacto aos 47 anos de vida. Ele hoje é feito somente na Alemanha, na planta de Cologne e será substituído pelo Puma elétrico, feito sobre a mesma plataforma.
>>Os 5 carros de luxo mais baratos do Brasil
>>Ford vai matar o Fiesta de vez em 2023
>>Ford Ranger ganha versão estilo baja, com base na Raptor


