Ao vivo
Home » Curiosidades » Ford Raptor: 15 anos de força e desempenho no Off-Road

Curiosidades

Ford Raptor: 15 anos de força e desempenho no Off-Road

Criada pela Ford Performance, a linha Raptor surgiu na F-150 e, ao longo dos anos, expandiu para a Ranger e o SUV Bronco

3 min de leitura

A linha Ford Raptor, inspirada nos veículos de corrida no deserto, celebra 15 anos de sucesso, evolução e conquistas. Criada pela Ford Performance, a Raptor surgiu com a parruda F-150 e, ao longo dos anos, expandiu sua linha para incluir a Ranger Raptor e o Bronco Raptor, oferecendo potência e tecnologia para os apaixonados por off-road.

A criação da Raptor começou com um objetivo simples: desenvolver uma caminhonete capaz de enfrentar qualquer terreno, sem abrir mão da diversão. O diretor global da Ford Performance, Mark Rushbrook, lembra do entusiasmo em torno da novidade: “Quando a notícia vazou, ficou claro que havia um grande interesse por um veículo de corrida de fábrica para o deserto. E o nome Raptor acabou se tornando definitivo.

Lançada em 2010, a F-150 Raptor marcou o início de uma nova era. Em 2019, a Ranger Raptor foi introduzida, seguida pelo Bronco Raptor em 2021. Apesar do foco em motores potentes e designs agressivos, o grande diferencial da linha está na suspensão desenvolvida para enfrentar terrenos difíceis com conforto.

A Ford investiu no fabricante Fox, líder em performance off-road, para criar amortecedores capazes de oferecer uma condução suave e controlada. A primeira geração da F-150 Raptor contou com amortecedores passivos bypass de 2,5 polegadas.

Em 2017, a segunda geração (foto abaixo) trouxe amortecedores de 3 polegadas com tecnologia Live Valve, que ajusta automaticamente a suspensão para absorver impactos de maneira mais eficiente. A terceira geração, em 2024, eleva o padrão com amortecedores Live Valve duplos, adaptando-se em tempo real a diferentes condições de terreno e condução.

Ford F-150 Raptor 2017 [Foto: Divulgação]

No Rally Dakar 2025, a Raptor T1+ estreou e conquistou um terceiro lugar, reforçando o compromisso da linha com durabilidade e desempenho extremo.

Com 15 anos de história, a Ford Raptor segue sendo uma referência em performance off-road, combinando potência, inovação e resistência. Seja na cidade, no deserto ou em competições, a Raptor continua conquistando fãs e solidificando seu legado.

Ford Raptor T1+ de frente andando na pista
Ford Raptor T1+ [Foto: Divulgação]

No Brasil, a Ranger Raptor usa um motor 3.0 V6 biturbo GTDI de brutos 397 cv para acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. A caminhonete está à venda com o preço inicial de R$ 475.000.

Se todos os modelos da linha Raptor fossem comercializados no Brasil, qual você escolheria? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar