Territory + 2

Ford Territory 7 lugares para brigar com o Jeep Commander existe

Vendido na China como Ford Equator, o Territory de sete lugares poderia ser uma arma da marca americana contra o Jeep Commander

Ford Territory
Ford Equator [divulgação]

O segmento de SUVs médios de sete lugares está fervendo no Brasil. Liderado pelo Jeep Commander e seguido pelo CAOA Chery Tiggo 8, o nicho receberá novos modelos em breve. Mas quem tem um pronto e está dormindo no ponto de lançar é a Ford. Lançado em 2021, o Equator é nada mais é que Ford Territory de sete lugares.

Lançado em 2021, o Ford Equator é fruto do projeto desenvolvido entre a marca norte-americana e a chinesa JMC. A ideia era oferecer um SUV de porte avantajado, com sete lugares e interior refinado para atuar acima do Everest, o SUV da Ranger. Meses depois do lançamento, surgiu o Equator Sport, vulgo Ford Territory para nós brasileiros.

O Equator de sete lugares tem 14 cm a mais de entre-eixos em relação ao Territory, resultando em um comprimento 27 cm maior que o do SUV vendido no Brasil. A altura é a mesma, mas o modelo de sete lugares é 5 cm mais largo. Como resultado temos 4,90 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,75 m de altura e entre-eixos de 2,86 m.

Ford Equator [divulgação]
Ford Equator [divulgação]

Commander da Ford

Comparando ao Jeep Commander, o Ford Equator é bem maior. São 14 cm a mais que o rival da Jeep, 8 cm extras na largura, 5 cm adicionados na altura, além do entre-eixos 7 cm mais longo. O Equator é tão grande que ele é só 21 cm mais curto que uma Maverick e consegue ser 11 cm maior que um Toyota SW4, que é considerado um SUV grande.

Visualmente, o Equator se diferencia do Territory em alguns detalhes. Os faróis são divididos no mesmo padrão, mas as lentes superiores são menores, enquanto a grade frontal é bem maior e mais quadrada. O bloco luminoso principal é mais retangular e mais baixo. Na lateral, percebe-se menos volume nas portas e linhas mais retas.

Ford Equator [divulgação]
Ford Equator [divulgação]

Já na traseira, o Equator tem vidro traseiro bem reto, como no Jeep Commander. Já as lanternas interligadas lembram as do CAOA Chery Tiggo 8. O para-choque tem detalhes em cinza e preto, além de saídas falsas de escapamento. A tampa do porta-malas tem abertura elétrica em todas as versões.

Sem Powershift

Debaixo do capô, ele não usa o mesmo motor 1.5 quatro cilindros turbo do Territory. O Equator Sport é equipado com um motor 2.0 quatro cilindros turbo de 224 cv pareado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem com seis marchas. O motor não é de origem Ford, assim como o câmbio não é o Powershift. 

Desde que foi lançado em 2021, o Ford Equator vendeu cerca de 30 mil unidades na China. Seu ápice foi em 2021 com 15.590 unidades emplacadas, depois caiu para 8.663 unidades e, no ano passado, vendeu apenas 6.566 unidades. O volume de vendas é cerca de 1/3 do que o Territory emplaca na China por mês.

Gostaria que a Ford vendesse o Equator, vulgo Territory de 7 lugares, no Brasil? Conte nos comentários.


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