Home » Curiosidades » GM, Ford e Stellantis são aconselhadas a saírem da China 

Curiosidades

GM, Ford e Stellantis são aconselhadas a saírem da China 

Um dos maiores bancos dos EUA, o Bank of America aconselhou GM, Ford e Stellantis a desistirem do mercado chinês

2 min de leitura

GM, Ford e Dodge/Chrysler (que agora formam a Stellantis) são consideradas como as grandes marcas de Detroit, nos Estados Unidos. E todas elas atuam fortemente no mercado chinês, já que ele é o maior do planeta. No entanto, os grupos automotivos dos Estados Unidos foram aconselhados a saírem da China.

De acordo com o relatório Car Wars do Bank of America, o ideal seria que as três abandonassem a China o mais rápido possível. Um dos analistas da pesquisa, John Murphy, é quem faz essa recomendação.

Segundo Murphy, por mais que o conselho pareça algo surreal, ele considera que a forte concorrência das marcas chinesas vai acabar prejudicando as montadoras americanas. Por isso, ele entende que GM, Ford e Stellantis deveriam abrir mão do maior mercado mundial de automóveis, que vende mais de 20 milhões de carros por ano.

Ford Mondeo Sport
[Ford Mondeo Sport/Divulgação]

GM, Ford e Stellantis fora da China

Embora pareça algo absurdo, o pensamento do analista faz um certo sentido. Nos últimos anos, o crescimento de BYD, GWM e outras marcas, deixou a situação mais acirrada. Tanto que a participação da GM despencou na China. Em 2015, ela tinha 15% do mercado, caindo para 8,6% em 2023.

Para Murphy, os grupos americanos deveriam focar seus esforços em reduzir os custos de produção de seus carros elétricos, além de se concentrarem em modelos mais básicos a combustão. Ao menos por enquanto, o pedido de Murphy não será atendido, já que GM, Ford e Stellantis vão seguir investindo na China.

Leapmotor T03 [divulgação]
Leapmotor T03 [divulgação]

Acha que as marcas americanas deveriam sair da China? Deixe nos comentários a sua opinião.



YouTube video

5 comentários em “GM, Ford e Stellantis são aconselhadas a saírem da China ”

  1. Ricardo Dutra

    E também tem a questão de passar tecnologia! A China está usando a estratégia que a Samsung LG E outra sul-coreanas usaram por muito tempo! Pega produtos já consolidados no mercado desmonta, copiam e faz melhorias… Foi assim que fizeram com os carros da tesla e hoje eles dominam esse mercado.

  2. Victor Hugo Pinheiro Cunha

    Já saíram do Japão porque não conseguem competir com carros japoneses… É só ladeira abaixo mesmo…

  3. Distribuidor de Verdades

    Agora é tarde pra isso.

  4. Distribuidor de Verdades

    Que bom. Vem aí uma nova era mundial.

  5. marco

    Nunca entraram no Japão, nem montadora americana, nem chinesa e muito menos qualquer uma europeia….o Japão é ultra protecionista com as montadoras locais e JAMAIS vai permitir montadora alguma ganhar muito mercado por lá, ao contrário do que os USA fez, deixando as japonesas e européias fazerem o que vem entenderem em terra própria. Me diz uma montadora ocidental que tem fábrica no Japão, pra falar essa besteira tua ???? Agora, engraçado é esse " aconselhador" só falar pras montadoras.americanas a saírem de lá, pq TODAS as outras ocidentais perdem e MUITO mercado lá. Te informa mais antes de vir com discurso anti-americano.

Os comentários estão encerrado.