Cromado não!

Stellantis declara guerra ao cromado por problemas de saúde

Marcas da Stellantis como Ram, Jeep e Fiat já começaram a diminuir o uso de cromados em seus carros, que pode causar até câncer

Fiat Toro Volcano diesel [Auto+ / João Brigato]
Fiat Toro Volcano diesel [Auto+ / João Brigato]

O que parecia ser uma escolha estética, tem relação direta com a saúde. A Stellantis declarou uma guerra aos cromados e vai diminuir fortemente o uso do material espelhado em seus próximos lançamentos. A ideia é desacostumar o consumidor a esse tipo de material onipresente nos carros, os tirando desde Ram e Jeep, até Peugeot e Fiat.

Segundo reportagem da CNN, a Stellantis está “comprometida a remover o cromado de todos os seus novos carros”. O chefe global de design do grupo, Ralph Gilles, inclusive afirmou que, como Stellantis, “precisamos fazê-las [as pessoas] deixarem de amar o cromado”. Por isso, a remoção desse material nos carros será feita aos poucos.

Questão de saúde

Mas por que tanta repulsa ao cromado por parte da Stellantis? Seria economia de custos ou apenas um escolha estética? Nem um, nem outro. A realidade é que o material espelhado usado usado atualmente nos carros se dá por conta do uso de Cromo Hexavalente, um composto extremamente tóxico e até cancerígeno.

RAM 1500 Limited [divulgação]

Esse Cromo Hexavalente, segundo a California Air Resources Board, é 500 vezes mais tóxico que os gases emitidos pelo diesel. Não significa que seu carro seja uma arma biológica ambulante. O problema está no processo de fabricação que expõe os trabalhadores a seríssimos riscos somente por conta de um friso cromado.

A solução

E como a Stellantis vai resolver a questão de contraste tão importante que o cromado causa? “Estamos usando tons de bronze, prata e grafite onde o cromado costumava estar para causar esse contraste”, antecipa Gilles. Isso pode ser visto em modelos como o Jeep Commander brasileiro, que usa material acetinado no lugar dos cromados na grade frontal.

Jeep Commander Overland diesel [Leo Alves / Auto+]
Jeep Commander Overland diesel [Leo Alves / Auto+]

Além disso, nos últimos tempos, pacotes que substituem os cromados por elementos preto piano tem se tornado populares. A Stellantis, inclusive, percebeu que muitos consumidores fazem isso como um tipo de personalização em seus carros. Só que, repare bem, a maioria dos carros do grupo oferece alguma versão ou pacote que escurece os cromados.

Há também a possibilidade de usar luzes no lugar dos cromados. A Volkswagen tem feito isso em modelos como o ID.4, que tem uma barra luminosa no lugar do filete cromado da grade frontal. O Jeep Wagoneer S também vai nessa tocada com a grade iluminada. Ou seja, a luz pode ser o novo cromo.

Jeep Wagoneer S [divulgação]
Jeep Wagoneer S [divulgação]

Você gosta de detalhes cromados ou está do lado da Stellantis? Conte nos comentários.